Listamos os modelos que têm os menores preços no mercado brasileiro. E um alerta: só quatro deles custam abaixo dos R$ 60 mil

Por Fernando Miragaya

Observe como as coisas mudaram de pouco mais de um ano para cá. A pandemia nos força a jogar álcool em casca de ovo, a Fórmula 1 é transmitida pela Band – e a Copa América pelo SBT -, o Thiago Leifert apresenta o Domingão do Faustão e Fiat, Jeep e Peugeot fazem parte do mesmo grupo automotivo. Os preços dos carros se animaram e acompanharam essas reviravoltas universais.

Basta ver os aumentos frequentes nas tabelas das marcas automotivas no Brasil nos últimos meses. A falta de carros devido às paralisações nas produções, aliada ao dólar alto e ao aumento do valor do aço, fazem os veículos atingirem cifras inacreditáveis. Não são raros os casos de SUVs e sedãs compactos que já encostam ou ultrapassam a casa dos R$ 100 mil.

Os modelos de entrada não escaparam dos reajustes, obviamente. Mas nessa base do mercado, porém, qualquer aumento é mais sensível para o consumidor e, por isso mesmo, eles costumam (na verdade, precisam) ser mais tímidos ou diluídos para não afugentar a clientela.

Por esta razão, listamos os 11 carros mais baratos do Brasil neste momento. São todos hatches e sedãs compactos de entrada, mas avisamos logo que só têm dois que custam abaixo dos R$ 50 mil – e mais outros dois que não passam dos R$ 60 mil.

VEJA TAMBÉM:

Consideramos os preços que constam nos sites das marcas – exceto estados de São Paulo e Paraíba – e elencamos no ranking apenas a versão mais barata de cada modelo. Os valores foram apurados no dia 22 de junho. Então, pode ser que em julho isso aqui já mude…

1 – Renault Kwid

  • R$ 45.090 – Zen 1.0

O SUV compacto da marca francesa está entre os carros mais baratos do Brasil empatado com o Mobi. Mas leva a melhor pelo nosso critério de desempate, que são os equipamentos. E os airbags laterais dianteiros fazem uma grande diferença para o carrinho produzido em São José dos Pinhais (PR).

O Renault Kwid foi lançado há quatro anos justamente para ser a porta de entrada do fabricante no Brasil e tentar sempre o posto de modelo mais em conta do país. A versão em questão é pelada, mesmo. Sequer tem ar, travas elétricas ou direção assistida. E se quiser um, corra. A Zen custava R$ 800 a menos no início de junho. E, em maio, saía por R$ 42.690.

2 – Fiat Mobi

  • R$ 45.090 – Easy 1.0

Se essa lista tivesse sido feita no início de junho de 2021, o Mobi seria o carro mais barato do Brasil. Mas a Fiat mexeu na tabela, e o modelo passou de R$ 43.990 para R$ 45.090, empatando com o Kwid Zen. Perde o lugar mais alto do pódio por oferecer só os airbags frontais exigidos por lei.

Assim como seu principal concorrente, é para quem não tem apegos materiais. Considere, então, banco rebatível, calotas nas rodas e comando interno dos espelhos retrovisores como os itens de série mais importantes da versão Easy. Nem conte com ar e direção hidráulica como opcionais.

Carros mais baratos: 3 – Fiat Uno

  • R$ 59.190 – Attractive 1.0

O Uno está com os dias contados no mercado brasleiro e nunca fez tanto jus ao nome. Hoje, é vendido nesta única versão Attractive por (ainda) menos de R$ 60 mil. Mas o último reajuste foi de 5%, o que representou um acréscimo de R$ 3 mil ao preço de tabela do Uno no período de um mês.

O hatch compacto traz alguma dignidade. Ar-condicionado, direção com assistência hidráulica e vidros dianteiros e travas elétricos fazem parte da lista de equipamentos desta configuração solitária. O motor é o velho 1.0 Fire de quatro cilindros – não sobrou nem o Firefly para contar história…

4 – Hyundai HB20

  • R$ 59.290 – Sense

Dos carros mais baratos do Brasil, talvez o HB20 seja o primeiro da lista que traz uma plataforma mais moderna. Esta segunda geração foi lançada em 2019, com desenho controverso, porém manteve o bom e eficiente motor três-cilindros 1.0, que empresta um desempenho até surpreendente ao hatch.

O Hyundai HB20 Sense se segura abaixo dos R$ 60 mil e ainda acrescenta ao currículo um título importante: é o carro mais barato do Brasil a ter de série controles de estabilidade e de tração, além de assistente à partida em rampas. A configuração oferece, ainda, airbags laterais, ar, direção elétrica, som com Bluetooth, computador de bordo, vidros dianteiros e travas elétricos.

Carros mais baratos: 5 – Chevrolet Joy

  • R$ 60.360 – Black 1.0

A partir daqui, não tem mais volta e todos os carros mais baratos do Brasil vão passar dos R$ 60 mil. O primeiro a romper essa barreira é a primeira geração do Chevrolet Onix, hoje chamada Joy e em versão única, sempre com motor 1.0 quatro cilindros e câmbio manual de seis marchas. Entre os equipamentos, ar, direção elétrica, alarme, computador de bordo, vidros dianteiros e travas elétricos, regulagem de altura do farol e chave tipo canivete.

É outro modelo que sobrevive no mercado por aparelhos. Só ganhou sobrevida justamente porque o novo Onix está com a produção paralisada em Gravataí (RS) há cerca de três meses por falta de semicondutores.

6 – Fiat Grand Siena

  • R$ 60.990 – Attractive 1.0

O sedã compacto feito em Betim (MG) foi outro Fiat a perder posição. E não uma, mas duas na lista de carros mais baratos do país. No começo de junho, o Fiat Grand Siena Attractive 1.0 custava R$ 58.590, mas com o aumento de 4% ficou mais caro que HB20 e Joy de uma vez só.

Equipado com o mesmo 1.0 Fire de Mobi e Uno, o sedã tem no porta-malas de 520 litros um dos seus grandes trunfos. É equipado com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, luzes de leitura na cabine, computador de bordo e desembaçador traseiro.

Carros mais baratos: 7 – VW Gol

  • R$ 61.160 – 1.0

O rei dos emplacamentos de veículos por mais de 25 anos não poderia deixar de ser um dos 11 carros mais baratos do Brasil. Com mais de 12 anos de estrada, esta geração se segura nos R$ 61.160 com o também velho motor EA211 1.0 de três cilindros. O câmbio de cinco marchas agrada com seus engates precisos.

A opção mais barata do compacto da Volks, contudo, tem lista de itens de série bastante tímida – até mesmo para essa faixa de preço. Inclui ar, direção hidráulica, suporte para celular, chave tipo canivete e vidros dianteiros e travas elétricos.

8 – Volkswagen Fox

  • R$ 62.340 – Connect 1.6

O único modelo entre os 11 carros mais baratos do país a não ter o previsível motor 1.0 é o Fox. Não que ele use um conjunto moderno. Trata-se do conhecidíssimo 1.6 8V com câmbio manual de cinco marchas. Combina com a idade do projeto, já que o hatch altinho é o carro mais velho do país em produção numa mesma geração: foi lançado em 2002.

A seu favor, além do 1.6 mais potente que a maioria dos rivais desta lista, a percepção de maior espaço interno. Ar, direção elétrica, sensor de ré, vidros e travas elétricos, chave tipo canivete com telecomando das portas, volante com ajustes de altura e profundidade, som com tela sensível ao toque e rodas de liga leve aro 15” tornam o Fox um modelo com ótimo custo/benefício.

Carros mais baratos: 9 – Nissan V-Drive

  • R$ 64.490 – 1.0 MT

O veterano sedã é a geração antiga do Versa e continua firme e forte em produção em Resende (RJ). Tem espaço interno que proporciona folgas para pernas e joelhos de até cinco ocupantes adultos, sem problemas. O porta-malas também chama a atenção, com seus 460 litros.

O Nissan V-Drive manteve o motor 1.0 tricilíndrico e a versão mais em conta usa câmbio manual. Sai de fábrica com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, computador de bordo e travas elétricas com comando remoto na chave. O custo de revisão do sedã também é dos mais baratos do mercado.

10 – Chevrolet Joy Plus

  • R$ 64.790 – Black 1.0

O antigo Prisma tomou o posto de décimo carro mais barato do Brasil aos 45 do segundo tempo, após o reajuste sofrido pela linha Onix. Assim como o Joy, o terceiro sedã de nosso ranking também segue com o veterano motor 1.0 quatro cilindros. A parte de equipamentos se espelha na do hatch, mas o Joy Plus oferece um porta-malas de 500 litros.

11 – Chevrolet Onix

  • R$ 64.990 – 1.0 MT

Apesar de estar sumido das revendas, o líder de mercado dos últimos cinco anos consegue aparecer entre os 11 carros mais baratos do país. Com a produção paralisada na unidade gaúcha da General Motors, tem sido raro encontrar o hatch à venda, mas ele custa R$ 64.900 em sua opção inicial, com motor 1.0 três-cilindros aspirado e caixa manual de seis marchas.

Além da plataforma e mecânica modernas, o Onix agrada pelo recheio. São seis airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, ar-condicionado, direção elétrica, som com Bluetooth, computador de bordo, chave tipo canivete e vidros e travas elétricos.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.