Dá trabalho, mas (ainda) é possível garimpar alguns carros nesta faixa de preço para uso no dia a dia

Poe Fernando Miragaya

Você leu recentemente aqui no Autos Segredos uma lista com bons carros até R$ 20 mil. Mas se naquela lista buscamos modelos maiores e completos a um preço razoável, agora a missão foi buscar automóveis para o uso diário, geralmente compactos. Até porque a régua de R$ 15 mil deixou a tarefa mais difícil – ainda mais com os preços dos usados aumentando a galope.

O desafio foi grande e a missão hercúlea. E acredite: até garimpamos alguns carros maiores. Só que não teve jeito. O exemplar mais novo tem uma década de uso. E como sempre ressaltamos, é importante ver atentamente o estado do veículo e levantar todo o seu histórico – de manutenção e também de documentos. É isso que vai indicar se o carro é bom ou não. 

Bom salientar que são preços médios de modelos por ano e versão baseados em pesquisas feitas nos principais sites de compra e venda de veículos do país, como Webmotors, Mobiauto e OLX. E que, obviamente, há modelos em diferentes estados de conservação. Confira bons carros até R$ 15 mi

Bons carros até R$ 15 mil: Ford Ka

  • Anos: 2005 a 2007
  • Motores: 1.0 de 65 cv
  • Preços: de R$ 12 mil a R$ 14 mil
  • Legal: acerto dinâmico, posição de dirigir e consumo
  • Ruim: espaço interno
  • Atenção: embreagem e suspensão 

O primeiro Ka vendido no Brasil foi lançado em 1997 e causou sentimentos extremos, especialmente pelo desenho e dimensões. Em 2003, o subcompacto passou por uma profunda remodelação e é nesta fase que o Ford se enquadra entre as nossas dicas de carros até R$ 15 mil.

Um dos grandes trunfos desta era do Ka é o motor Zetec Rocam. Apesar de 1.0 com comando simples (por corrente), os 65 cv garantem uma disposição interessante para o carrinho na cidade. Além disso, tem fama de econômico.

Peugeot 206 

  • Anos: 2004 a 2006
  • Motores: 1.4 de 75 cv ou 82/80 cv e 1.6 16V de 113/110 cv
  • Preços: de R$ 10 mil a R$ 15 mil
  • Legal: acabamento, desempenho e conforto
  • Ruim: acerto da suspensão
  • Atenção: elétrica e barulhos na direção

O Peugeot 206 foi meio que um marco para o mercado brasileiro de compactos, pois chegou em 1999 com desenho arrojado e nível de acabamento superior em relação à média da categoria. Logo fez sucesso e passou a ser produzido no estado do Rio de Janeiro a partir de 2001.

Sugerimos as versões a partir de 2004, já com o 1.4 – inicialmente a gasolina e com 75 cv – no lugar do 1.0 de origem Renault. Depois, passou a ser flex e teve a potência aumentada. Mas o melhor desempenho é com o 1.6 16V, que era argentino, mas depois começou a ser produzido no Brasil em 2003.

Renault Scénic 

  • Anos: 2002 a 2004
  • Motores: 1.6 16V de 110 cv ou 2.0 16V de 138 cv
  • Preços: de R$ 11 mil a R$ 15 mil
  • Legal: conforto, espaço interno e desempenho
  • Ruim: posição de dirigir
  • Atenção: coxins do motor e suspensão

A minivan compacta foi o primeiro carro produzido pela Renault em São José dos Pinhais (PR). Lançada em 1999, logo inaugurou um segmento de monovolumes brasileiros, seguido dois anos depois por Citroën Xsara Picasso e Chevrolet Zafira. Com a extinção dessas carrocerias, resta recorrer ao passado e à Scénic para conseguir um carro familiar “raiz”.

O modelo carrega todas as funcionalidades típicas das minivans. Espaço interno muito bem aproveitado para acomodar cinco passageiros com folgas e nível de conforto e de equipamentos – para a época – bem satisfatório. O conforto no rodar é outro aspecto positivo, porém a posição mais ereta de dirigir da Renault Scénic causa estranheza.

Só não espere um desempenho com emoção. Tanto o 1.6 quanto o 2.0 garantem um dia a dia com arrancadas suficientes para a cidade e boa desenvoltura na estrada. É possível ainda achar alguns exemplares do motor maior com câmbio automático de quatro marchas, mas confira se o proprietário fez a manutenção da caixa e respeitou os prazos de troca do fluido. 

Volkswagen Santana 

  • Anos: 1997 a 2000
  • Motores: 1.8 de 100,5 cv ou 2.0 de 110 cv
  • Preços: de R$ 11 mil a R$ 14 mil
  • Legal: desempenho, conforto e acerto da suspensão
  • Ruim: acabamento interno
  • Atenção: rachaduras no painel corta-fogo e infiltração

Pensou que não ia ter um sedã mais classudo e espaçoso entre os bons carros até R$ 15 mil? O ídolo dos taxistas se destaca entre os veículos usados com seu comportamento dinâmico com DNA alemão e a sempre elogiada mecânica Volkswagen. Ainda mais que esta safra a partir de 1997 do Santana usa o cultuado AP (1800 ou 2000) já com injeção eletrônica.

Esta segunda geração do Volkswagen Santana se manteve no mercado até 2005. E como a linha teve mais de 570 mil unidades vendidas ao longo da história, não é nenhum drama encontrar peças para o Santanão. Só fique ligado em partes do acabamentos da cabine, especialmente do teto – que costumava se soltar com facilidade.

Bons carros até R$ 15 mil: Fiat Uno 

  • Anos: 2004 a 2005
  • Motores: 1.0 de 66/65 cv
  • Preços: de R$ 9 mil a R$ 13 mil
  • Legal: posição de dirigir, custo de manutenção e espaço
  • Ruim: comportamento dinâmico
  • Atenção: câmbio e pontos de ferrugem

Um dos grandes sucessos da indústria automotiva brasileira, o primeiro Uno foi uma revolução para o segmento de compactos. Espaçoso, com ampla área envidraçada, ergonomia funcional e robustez, a botinha ortopédica logo caiu nas graças do mercado. Mas coube às versões MIlle agregar ainda mais à história do hatch.

Na onda dos motores 1.0 beneficiados por IPI mais barato, o Uno Mille virou quase um Fusca nos anos 1990 e 2000. Graças ao baixo custo de manutenção, preços mais baratos que os do Gol e motor econômico, perdurou no mercado por quase 30 anos e obviamente tem safras que despontam como bons carros até R$ 15 mil. 

No caso, os modelos entre 2004 e 2005, já reestilizados e com o motor 1.0 Fireflex de 66/65 cv. Graças ao baixo peso do carro, garantem uma performance bastante interessante para o uso urbano e com baixo consumo de combustível.

Chevrolet Meriva

  • Anos: 2004 a 2005
  • Motores: 1.8 de 109/105 cv
  • Preços: de R$ 13 mil a R$ 15 mil
  • Legal: espaço interno, dirigibilidade e custo de manutenção
  • Ruim: isolamento acústico
  • Atenção: ar-condicionado e acabamento plástico solto

E tem mais uma minivan entre os bons carros até R$ 15 mil. Lançada em 2002, a Meriva foi um sucesso e alternativa para quem queria um carro familiar, mas não estava afim de uma Zafira grandalhona. O aspecto bolha da carroceria garante espaço suficiente e a modularidade dos bancos torna o monovolume um dos automóveis mais funcionais do mercado.

Não surpreende que também fez a cabeça de muitos taxistas na época. Como era leve, o motor 1.8 garante saídas de semáforo espertas e desempenho em subidas sem dramas, mesmo com 109 cv – a potência só foi elevada para 114/112 cv a partir da linha 2006. O conjunto só não é econômico.

Bons carros até R$ 15 mil: Fiat Siena

  • Anos: 2002 a 2003
  • Motores: 1.0 de 65 cv ou 1.3 16V de 80 cv
  • Preços: de R$ 9 mil a R$ 14 mil
  • Legal: custo de manutenção, porta-malas e dirigibilidade
  • Ruim: desempenho
  • Atenção: suspensão e ar-condicionado

O sedã já surge nesta lista em uma safra pós-primeira remodelação. Os modelos mais fáceis de achar são os com motor 1.0 Fire, cujo desempenho é bastante fraco, principalmente para subir ladeiras. Em compensação, tem-se um sedã gostoso de dirigir e com um bom porta-malas

Além disso, o Siena é famoso por sua robustez e mecânica. O acerto de suspensão desta família Palio é que incomoda, mole demais. Com perseverança, é possível encontrar as versões com o 1.3 16V. Porém, o desempenho é melhor mesmo em altas rotações. E o motor multiválvulas tem fama de mais problemático…

Bons carros até R$ 15 mil: VW Gol

  • Anos: 2002 a 2004
  • Motores: 1.0 de 65 ou 1.6 de 99/97 cv
  • Preços: de R$ 10 mil a R$ 14 mil
  • Legal: desempenho, custo de manutenção e acerto do câmbio
  • Ruim: posição de dirigir
  • Atenção: bomba d’água e embreagem

O veterano compacto e “pau para toda obra” não poderia ficar de fora dos carros até R$ 15 mil. Na chamada G3 (na verdade, reestilização da segunda geração, de 1994), o compacto mantém a robustez que lhe é peculiar aliado a um desempenho interessante proporcionado especialmente pelas versões com o AP 1600, já flex em alguns modelos 2003.

Mas os exemplares com motor 1.0 também não decepcionam. Ambos os propulsores trabalham com uma caixa manual muito bem escalonada e com engates precisos. Conjuntos mecânicos que ainda se destacam pela fama de manutenção fácil e barata.

Além disso, por ter sido o carro mais vendido do país por décadas, o hatch da Volkswagen ainda goza da facilidade em encontrar peças e também de revenda, com ótima liquidez no mercado de usados. Lembrando que as versões Special desta safra são as com desenho antigo, do Gol Bolinha, e sempre com menos equipamentos e motor “mil”.

Chevrolet Vectra 

  • Anos: 1999 e 2000
  • Motores: 2.0 de 110 cv, 2.2 de 123 cv e 2.2 16V de 138 cv
  • Preços: de R$ 11 mil a R$ 15 mil
  • Legal: desempenho, comportamento dinâmico e conforto
  • Ruim: consumo
  • Atenção: superaquecimento e ruídos na direção

Olha que com R$ 15 mil dá para levar um sedã médio-grande para a garagem. Tudo bem que é um carro de mais de 20 anos de uso, mas é um Vectra de segunda geração, com dirigibilidade impecável e nível de conforto bem elevado. Sem falar no desempenho das três opções de motores.

Tanto o 2.0 como as opções 2.2 garantem arrancadas impressionantes e boa performance em retomadas e giros mais altos. Claro que cobram a conta na hora de abastecer, e o Vectra está longe de ser um automóvel econômico. Destaque ainda para o nível de equipamentos da linha e para a estabilidade na estrada.

Bons carros até R$ 15 mil: Fiat Stilo

  • Anos: 2004 e 2005
  • Motores: 1.8 de 103 cv e 1.8 16V de 122 cv
  • Preços: de R$ 10 mil a R$ 14 mil
  • Legal: dirigibilidade, conforto e desempenho
  • Ruim: escalonamento e engates do câmbio
  • Atenção: embreagem e suspensão

O Stilo foi lançado no Brasil em 2002 em substituição ao Brava e foi outro bom carro da Fiat injustiçado no mercado – a marca italiana sempre teve dificuldades para emplacar seus hatches e sedãs médios. A despeito do desenho que remete mais a um Volkswagen, o carro é bonito, bem equipado e bom de dirigir.

O desempenho é garantido pelos motores da General Motors, 8 ou 16 válvulas. A posição de dirigir agrada e a ergonomia é bem resolvida na cabine. O modelo ainda oferece espaço condizente para um médio da época e rodar suave. A suspensão é que tem fama de problemática, tanto a dianteira como a traseira.

Bônus: Chevrolet Celta

chevrolet celta
Foto | GM/Divulgação
  • Anos: 2009 a 2010
  • Motores: 1.0 de 78 cv
  • Preços: de R$ 13 mil a R$ 15 mil
  • Legal: dirigibilidade, custo de manutenção e consumo
  • Ruim: desempenho
  • Atenção: vazamento de óleo e folgas na direção

Separamos o mais novo da lista como bônus para nossos carros até R$ 15 mil. O Celtinha é outro carro “pau para toda a obra”, que oferece certa robustez acompanhada de baixo custo de manutenção e mecânica relativamente simples. Só não espere um automóvel confortável e com desempenho instigante.

O Chevrolet Celta foi por uma década a opção mais barata da GM no mercado brasileiro e seu foco sempre foi no custo/benefício. Os modelos das linhas 2009 e 2010 já usam o motor 1.0 VHCE, com potência aumentada para 78 cv e tanque de combustível maior, de 54 litros. Seu consumo, a propósito, é bastante moderado. Fique atento que as versões sem ar-condicionado são difíceis de vender.

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