Para quem apostou que o antigo Peugeot 208 produzido em Porto Real (RJ) convivesse com a nova geração fabricada na Argentina, perdeu suas fichas. O Autos Segredos apurou que a PSA encerrou a produção do hatch que chegou ao Brasil, em 2013.
Fornecedores da PSA entraram as últimas peças para a produção da últimas unidades na primeira semana de março. Como ainda há estoques nas revendas e pátios da fábrica, o 208 atual ainda figura no site oficial da marca.
Lançado em 2013, o 208 em seu primeiro ano de vendas vendeu 20.729 unidades. 2014 foi o melhor período do hatch no mercado quando foram emplacadas 23.520 modelos. Confira quantas unidades foram vendidas por ano desde seu lançamento:
Já no acumulado dos três primeiros meses de 2020, o atual 208 registrou apenas 619 modelos emplacados.
Quando chegou ao mercado, o 208 era equipado com motor 1.5 8V Flex ligado ao câmbio manual de cinco velocidades nas versões de entrada. As superiores faziam uso do motor 1.6 16V também ligado ao câmbio manual de cinco velocidades e ao automático de 4 marchas.
A única reestilização visual do 208 no Brasil foi apresentada em abril de 2016 já como linha 2017. Além do novo para-choque dianteiro, o hatch recebeu o motor 1.2 de três cilindros Pure Tech ligado ao câmbio manual de cinco velocidades.
O motor 1.6 continuou a ser ofertado ligado aos câmbios manual de cinco velocidades e o automático de quatro marchas.
Na linha reestilizada, o 208 ganhou a versão Sport com motor 1.6 e câmbio manual e também a esportiva GT com motor 1.6 THP ligada a transmissão manual de seis velocidades.
Apesar da reestilização de 2016, o 208 só ganhou a transmissão automática ligada ao motor 1.6 16V aspirado no fim de 2017, já como linha 2018.
A linha atual do Peugeot 208 é oferta nas versões Active, Active Pack e Allure sempre com motor 1.2 PureTech e câmbio manual de cinco velocidades. A topo de linha é a Griffe com motor 1.6 16V e câmbio automático de seis velocidades.