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O primeiro SUV da história das montadoras

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Quais foram os utilitários esportivos que marcaram a estreia das marcas no segmento mais popular do mercado atualmente

Por Fernando Miragaya

O primeiro sutiã a gente nunca esquece. Essa frase marcou a publicidade dos anos 1980 e quem tem mais de 40 anos volta e meia brinca com o jargão para citar algo memorável em suas vidas. Da mesma forma que o primeiro SUV está marcado na história de cada montadora.

Hoje, praticamente todas as maiores fabricantes do mundo têm ao menos um carro desta carroceria mais desejada do mercado automotivo. Mas você sabe como esta categoria começou em cada marca? Conheça os primeiros SUVs da história de algumas montadoras.

BMW: X5

O primeiro SUV da história da montadora alemã é um dos mais recentes e nasceu às vésperas do novo milênio. Em 1999, a BMW começou a vender o X5, utilitário esportivo de luxo posicionado para bater de frente com o então Mercedes ML.

Com tração integral e o requinte que se espera de um BMW, o X5 não só foi o primeiro SUV da montadora, como também o ponto de partida para uma linha ampla de utilitários e crossovers. Nos anos seguintes a marca lançou modelos menores, como X1 e X3, sob a denominação marqueteira de SAV – Sport Activity Vehicle. 

Também teve modelos maiores, como o X7 e ainda serviu de base para o X6, um dos primeiros SUVs cupês da história entre as montadoras de luxo. Esta tendência ainda foi seguida por modelos como X2 e X4. Mais recentemente, a gama de utilitários esportivos ganhou suas variantes elétricas iX.

Fiat: Freemont

A FCA – Fiat Chrysler Automóveis foi formada no fim dos anos 2010 na esteira da crise global de 2008. Basicamente uma compra da americana pela empresa europeia, a fusão tinha como objetivo trocar expertise e tecnologias em projetos e plataformas conjuntos e reduzir custos.

Foi assim que surgiu o primeiro SUV da montadora italiana. Nem Pulse, muito menos Fastback. Quem abriu os trabalhos da Fiat na categoria de utilitários esportivos foi o Freemont, lançado em 2011.

Tudo bem que não não era um projeto original da marca. Clone do Journey e produzido também no México, foi um SUV médio para ser uma opção mais barata ao Dodge tanto nos EUA, como no Brasil, onde vendeu bem devido ao custo benefício e à oferta de 7 lugares.

Peugeot: 4007

A PSA Peugeot Citroën era useira e vezeira em fazer parcerias na construção de novos modelos. Foi assim com os primeiros SUVs da montadora, que foram derivações da segunda geração do Mitsubishi Outlander.

No caso, o Peugeot 4007 foi lançado em 2007. Produzido no Japão, as únicas diferenças para o Mit e para o clone da Citroën estavam na grade e no emblema do volante. Em 2013, foi substituído pelo 4008, já baseado no ASX. Nenhuma das gerações fez sucesso. Hoje a marca é mais feliz com 2008, 3008 e 5008.

Citroën: C-Crosser

O C-Crosser foi o primeiro SUV da montadora francesa na mesma lógica do 4007. Feito no Japão sobre a base do Outlander, o Citroen só trocava os emblemas e a grade para ser vendido na Europa e em mercados específicos. 

Em 2013, com a mudança da parceria para a plataforma do ASX, mudou de geração e de nome: C4 Aircross. Assim como o 4007 e 4008, os SUVs foram um fracasso de vendas e foram encerrados em 2017. 

Nesta época, a Citroën já tinha desenvolvido o C4 Cactus.

Hoje, tem diferentes modelos de utilitários esportivos, como C3 Aircross, C5X e o próprio C4, que deixou de ser um hatch para se tornar um crossover médio.

Toyota: Land Cruiser

O primeiro SUV da história da montadora japonesa e um dos mais longevos. O Land Cruiser nasceu como BJ, em 1951, e era mais um jipão 4×4 do que propriamente um sport utility vehicle. No Brasil, a produção do modelo em sua geração J20 começou em 1962, em São Bernardo do Campo (SP), a primeira fábrica da Toyota fora do Japão.

Por aqui, ficou conhecido como o inquebrável Bandeirante, que foi fabricado – depois na geração J40 – até 2001. No resto do mundo, porém, o Land Cruiser se modernizou, mas continuou em linha em gerações mais antigas em alguns mercados específicos. 

A fase mais popular, a J70, apresentada 1984, passou por algumas reestilizações e, ainda hoje, é produzida na Colômbia, Venezuela e Portugal e vendida em outras regiões, como África do Sul e Austrália. Recentemente, também voltou a ser feita e comercializada no Japão.

A geração mais recente, a J300, foi lançada em 2022 no Oriente Médio. Mas o futuro da linha é elétrico. Em 2023, a montadora japonesa mostrou o Land Cruiser SE Concept que servirá de base para o seu primeiro SUV movido totalmente a bateria.

Nissan: Patrol

Pode até parecer um Jeep Willys, mas o primeiro SUV da montadora japonesa Nissan foi o Patrol, de 1951.O que pode gerar uma polêmica, já que é um veículo 4×4 bastante robusto e que nada lembra o modelo atual, cinco gerações depois.

Esse primeiro Patrol, conhecido também como 4W60, chegou a ser montado no Brasil em 1955. Uma unidade rara, inclusive, ganhou merecida guarida no memorial que a Nissan inaugurou recentemente em sua fábrica de Resende (RJ).

O Patrol atual é realmente um SUV no conceito contemporâneo da categoria, ao misturar robustez e conforto. Chamado de Armada nos EUA, ainda dá uma cria de luxo, o Infiniti QX80. E convive com diferentes outros SUVs da marca, como Rogue/X-Trail, Pathfinder, X terra, Qashqai, Juke, Kicks, entre outros.

Mercedes: Classe G

Esse vai dar polêmica. Afinal, o primeiro SUV na história da Mercedes-Benz data de 1972 e foi criado para ser um veículo militar. Falamos da fase 1 do Classe G (W460 e W461) desenvolvido pela montadora alemã em parceria com a Steyr-Daimler-Puch, atual Magna Steyr. 

Mas só em 1989 que o Classe G ganhou versões civis (W463). Com o tempo, virou referência de jipe valente e de luxo, com três gerações e direito a servir como Papamóvel e a ter versões esportivas feitas pela AMG, a divisão esportiva da Mercedes.

Tem gente, porém, que defende que o primeiro SUV da montadora alemã foi o Classe M. A primeira fábrica da Mercedes fora da Alemanha foi construída nos EUA justamente para produzir o modelo, que deu o ar da graça na forma do carro-conceito AAVision (All Activity), no Salao de Detroit de 1996.

O lançamento da primeira geração do ML (W163) ocorreu no ano seguinte. Foi até apontado como sucessor do Classe G, mas ambos tinham posicionamentos bem distintos. Apesar da base de longarinas, o Classe M tinha suspensões independentes e uma preocupação maior com o conforto.

Passou a usar monobloco já na segunda geração e recentemente virou GLE, obedecendo a nomenclatura de SUVs da montadora: GLA, GLB, GLC e GLS.

Volkswagen: Touareg

Na virada do século a Volks estava preocupada em refinar a imagem da marca. E se valeu do grande grupo automotivo o qual lidera para construir o primeiro SUV da montadora. O Touareg lançado em 2002 usava a arquitetura PL71 do Porsche Cayenne – que também serviu aos Audi Q7 daquele começo dos anos 2000.

O Touareg só não era o modelo mais caro da Volks porque tinha o Phaeton, uma tentativa mal sucedida da marca de ter um sedã de luxo no nível de BMW e Mercedes. O Touareg foi mais feliz, teve outras gerações e inspirou a marca a ir descendo o degrau em sua gama de SUVs.

Hoje a Volks também tem modelos como Tiguan, T-Cross, Taos e Nivus – que têm nomes diferentes na Europa.

Renault: Duster

O primeiro SUV da história da Renault, na verdade, é também o da Dacia, a montadora romena que faz parte do grupo francês. O modelo original aproveitou a plataforma da dupla Logan e Sandero e foi apresentado globalmente no Salão de Genebra de 2009.

No Brasil, o lançamento ocorreu em 2011 e colocou o Duster como primeiro SUV rival de fato do EcoSport. Com porte de médio e preço de compacto, só não fez mais sucesso por causa do desenho datado e do acabamento bastante simples. Hoje está em sua segunda geração, mas tem de conviver com rivais bem mais modernos e atraentes.

Honda: CR-V

Sigla para Compact Recreational Vehicle, o CR-V foi o primeiro SUV da história da montadora japonesa no conceito da palavra. E logo se tornou um sucesso. Estreou em 1995 e na segunda metade da década de 1990 foi o mais vendido da categoria nos EUA.

A partir dos anos 2000, a Honda experimentaria variações no segmento, como o enorme Pilot de 7 lugares. Mais recentemente, modelos menores como o HR-V e até o WR-V passaram a compor o portfólio de SUVs da montadora.

Mas o CR-V está aí firme e forte. Em 2022, o primeiro SUV da montadora chegou à sexta geração e, claro, com direito a configurações híbridas.

Bônus Ford: EcoSport

Esse é para causar mesmo. Mas, calma. Falamos do primeiro SUV genuinamente urbano da história da montadora e do mundo. Projetado no Brasil e lançado em 2003, o EcoSport mostrou que o futuro do setor automotivo seria de utilitários para a cidade.

Era tão urbano que sua versão com tração 4×4 foi lançada por pressão da matriz, e jamais passou de 2% nas vendas. Isso dentro de uma linha que foi líder isolada do segmento de SUVs compactos até 2014.

Infelizmente, a Ford matou o pioneiro no Brasil ao encerrar suas atividades industriais por aqui em 2021. O Eco ainda durou na Europa até 2022. Mas o que nunca faltou à montadora foram SUVs em sua história: Bronco, Explorer, Expedition, Edge, Territory…

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