Como parte das comemorações da fábrica Anchieta, Volkswagen reúne seus clássicos e abre as portas da Ala 5 onde ficam suas relíquias e também protótipos que não ganharam as ruas como o By
A fábrica Anchieta da Volkswagen localizada, em São Bernardo do Campo (SP), comemora 60 anos de atividade. Como parte das celebrações, a marca abriu as portas da Ala 5 onde estão guardadas suas preciosidades que contam um pouco da história da marca no Brasil. Entre os clássicos estão o Fusca, Kombi, Apollo, Pointer, Brasilia e até mesmo protótipos que não foram lançados como o compacto By e o veículo militar VEMP.
Primeira fora da Alemanha
Segundo a Volkswagen, a Fábrica Anchieta foi a primeira unidade fabril da marca instalada fora da Alemanha. Construída em 1956, a unidade começou suas operações em 1957 e sua inauguração ocorreu em novembro de 1959. Por abrigar as áreas de Estamparia, Armação, Pintura, Montagem Final, Centro de Pesquisa, Planejamento e Desenvolvimento de Novos Produtos a Anchieta é considerada um complexo industrial completo.
Primogênito
O primeiro modelo produzido na fábrica Anchieta foi a Kombi que teve sua fabricação iniciada em 2 de setembro de 1957. No começo, 50% dos componentes do modelo era nacionais, já em 1961 a nacionalização chegou a 61%. A Kombi foi produzida sem interrupção até dezembro de 2013.
Fusca
Apesar de ter história do Fusca mais antiga que a Kombi, já que o modelo começou a ser montado em 1953, em um galpão no bairro do Ipiranga. Sua fabricação na Anchieta começou em 1959 e se estendeu até 1986.
No governo de Itamar Franco, o Fusca teve sua produção retomada em 1993 e durou até 1996. O modelo acabou ficando conhecido como Fusca Itamar. No Brasil, o Fusca registrou a marca de mais de 3,1 milhões de unidades vendidas.
Irmãos do Fusca
A Volkswagen também reservou espaço para os irmãos do Fusca e lá na Ala 5 estão guardados o 1600 TL, 1600 (Zé do Caixão), Brasilia e Variant II.
Volkswagen SP1
No acervo um raro SP1 1971 mostra toda a sua beleza. Diferente do SP2 que era equipado com motor 1.7, o SP1 tinha propulsor 1.6. Desenhados por Marcio Piancastelli, ambos foram apresentados em 1972 sendo produzidos até 1976.
O SP1 da coleção da VW passou por diversos departamentos na fábrica Anchieta e depois de anos guardado foi encontrado, recuperado e integrado a bela coleção de clássicos da marca.
VEMP
Entre as raridades da marca está o Veículo Militar Protótipo ou simplesmente VEMP que foi desenvolvido para participar de uma licitação do Exército Brasileiro na década de 1970.
O VEMP é um modelo construído com carroceria sobre chassi sendo equipado com motor 1.6 ar. Para facilitar a manutenção, o modelo tinha linhas reta e era construído em aço.
O protótipo tem tração traseira e caixas de redução nas rodas. A tração dianteira pode ser acionada sob demanda por uma pequena alavanca ao lado da de câmbio.
Projeto By
Para fazer frente ao Fiat Uno, a marca desenvolveu o Projeto By que seria um novo modelo de entrada da marca no país. Da coluna “B” em diante, o By herdava dianteira e portas do Gol. O que mudava era a traseira exclusiva e de menor dimensão que o Gol.
Segundo a Volkswagen, um dos motivos de seu cancelamento foi o tamanho frontal desproporcional em função do uso do motor 1.6 AP.
Autolatina
Alguns modelos da fase Autolatina da marca na parceria entre Ford e Volkswagen estão no acervo. Os representantes são o Pointer GTI e o Apollo.
Demais modelos
No acervo da Volkswagen ainda estão presentes outros modelos que passaram pelas linhas de produção da marca como o Passat, Santana, Polo, entre outros modelos.
Saiba mais:
Confira nossa volta com o Fiat 147 movido a álcool.
Galeria
Confira abaixo fotos dos clássicos que fazem parte do acervo da Volkswagen: