Modelos compactos têm bastante anos de uso, mas são opções realmente barata para quem precisa de mobilidade
Por Fernando Miragaya
O papo de carro popular ganha força, mas você já está preparado para ler verdades, né? O automóvel mais acessível, com sorte e esforços do governo e da indústria, vai custar por volta dos R$ 55 mil. O que ainda vai demandar paciência do consumidor, já que o veículo em questão deve vir bem pelado.
Mesmo assim, R$ 55 mil não é um carro tão popular assim. Nem R$ 50 mil, quiçá R$ 60 mil. Ainda mais em tempos de juros ainda altos e acesso restrito ao crédito. Para quem não faz questão de modelos muito novos e muito equipados, e quer um veículo barato e tranquilo de manter, o mercado de usados está cheio de opções.
Com foco no bolso e em economia, separamos carros populares de verdade, com preços até R$ 15 mil. São automóveis com bastante tempo de estrada e geralmente bem rodados, mas, como já dito aqui em outras reportagens: fique atento ao estado de conservação e ao histórico de manutenção – quilometragem, por si só, não quer dizer nada.
Os carros populares e preços foram levantados nos principais sites de compra e venda de veículos do país na segunda metade de maio de 2023. Na lista só tem modelos compactos, mas, além da maioria de hatches, há espaço para um sedãs e até uma station-wagon.
1 – Ford Ka 2010, opção de carro popular
Esta segunda geração do Ka passou a ser homologada para cinco passageiros no Brasil, porém tem só duas portas e é apertado. Apesar de ser um carro popular “mil”, o Zetec Rocam de 72/69 cv entrega força suficiente para mover os poucos mais de 900 kg do hatch, especialmente na cidade.
Entre os equipamentos comuns do Ford Ka 1.0 2010 estão vidros e travas elétricos, alarme, desembaçador do vidro traseiro e som.
2- Chevrolet Celta 2008
Outro hatch duas portas que pode ser chamado de um verdadeiro carro popular. Já com a reestilização de meia-vida, o Celta na versão Life desta época só usava o conhecido motor 1.0 Família I de 70 cv com qualquer um dos combustíveis. Tem rodar áspero, mas competente para um veículo de 840 kg.
Feito sobre a base do primeiro Chevrolet Corsa (de 1994), o Celta tinha na versão de entrada Life a mais vendida. É fácil achar exemplares com vidros e travas elétricos, alarme, rádio/CD player e desembaçador traseiro.
3 – Volkswagen Gol 2007
O chamado VW Gol G4 – na verdade, a segunda geração com a segunda reestilização – é uma boa dica de carro popular. Carrega a robustez inerente da linha e dos modelos da marca alemã, além do motor EA111 de 71/68 cv simples de mexer e fácil de achar peças.
A configuração City se enquadra em nossa régua de R$ 15 mil e é até generosa se comparada a outros modelos. Várias unidades à venda têm ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, alarme e som.
4 – Peugeot 206 Escapade 2006/07
Quem disse que uma station-wagon não pode ser um carro popular até R$ 15 mil? A 206 SW tinha na variante Escapade sua opção aventureira com aquela receita de bolo tradicional: pneus de uso misto, suspensão reforçada e design mais invocado com molduras pela carroceria, rodas de liga-leve e imitação de peito de aço.
E aqui fugimos da mesmice dos motores 1.0. A Peugeot 206 Escapade leva o motor 1.6 16V de 113/110 cv. Na parte de equipamentos, ar, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, entre outros.
5 – Fiat Palio Fire 2008
O Palio Fire foi lançado em 2002 para ser a versão mais acessível da linha, sempre com um desenho defasado em relação ao restante da gama. No caso deste modelo 2008, ele adotou o design da “terceira fase” do hatch, uma das mais bonitas, enquanto as demais configurações estavam na “geração 4” – aquela com desenho “chinês.
Como era o automóvel de entrada da Fiat, vinha com o básico do básico. Mas procure por carros com o kit Celebration, que incluía comando elétrico dos vidros e travas, além de som e alarme.
6 – Renault Clio 2010
Outra opção de hatch bem básico e que fazia as vezes de porta de entrada da marca no Brasil. Mas o Clio Campus é um modelo confortável no conjunto da obra e carrega um motor até moderno para a época: 1.0 16V, que gera 77/76 cv e se revela bastante econômico.
O Renault Clio também era econômico nos equipamentos. Direção assistida e ar-condicionado não faziam parte de sua realidade. Vidros e travas elétricos, ar quente e desembaçador traseiro eram alguns dos itens de série.
7 – Volkswagen Fox 2005
O hatch altinho se destaca justamente pela posição de dirigir e pela sensação de maior espaço interno devido ao teto elevado. O acerto da suspensão e da carroceria são um pouco mais molengas do que se espera de um Volks, mas o motor é o mesmo valente 1.0 do Gol desta lista, da família EA111.
O Fox na versão City tem direção hidráulica, vidros e travas elétricos e banco do motorista com regulagem de altura. Porém, você encontra até modelos com ABS nos anúncios.
8 – Chevrolet Classic 2008
Passado um tempo após a chegada do Corsa de segunda geração, em 2001, o sedã da fase anterior do compacto se manteve em linha e passou a se chamar Classic. Por anos foi o carro popular da GM no Brasil, às vezes até mais barato que o Celta, que é um hatch.
O motor é o 1.0 de 72/70 cv, mas o Classic atrai pelo porta-malas com quase 400 litros de volume. É fácil encontrar as versões Life com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos e desembaçador traseiro.
9 – Ford Fiesta Street 2006
O Fiesta Street foi o primeiro carro vendido pela internet, isso lá em 2000. A opção mais pé-de-boi do hatch compacto usa o mesmo e esperto motor Zetec Rocam 1.0 de 65 cv de potência. Agradam no modelo a ergonomia e o comportamento dinâmico, mas o acabamento é bastante simples.
Simples também é a lista de equipamentos. De série, recebia apenas vidros e travas elétricos, direção hidráulica e desembaçador e limpador traseiros.
10 – Fiat Uno Mille Economy 2009
Como o próprio sobrenome sugere, esse era o carro mais popular da Fiat no fim dos anos 2000. O bom é que a linha 2009 do Mille Economy ganhou econômetro, novo revestimento dos bancos e do painel e para-choques na cor da carroceria. O motor é o manjado 1.0 Fire, de 66/65 cv.
A marca italiana alardeava que o Mille Economy fazia médias de mais de 15 km/l na cidade com gasolina, e de mais de 11 km/l com etanol. Vale ainda destacar a cabine bem pensada desta primeira geração do Fiat Uno. Contudo, de equipamentos, apenas travas elétricas de destaque.
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