É pena que o segmento esteja tão abandonado por aqui, pois as peruas unem o melhor dos dois mundos: oferecem dirigibilidade e aerodinâmica de sedã, devido ao centro de gravidade menos elevado que nos monovolumes e nos SUVs, com um interior muito versátil, graças ao porta-malas amplo com grande vão de abertura e à possibilidade de rebater totalmente o banco traseiro e retirar o bagagito.
A seguir, listamos as cinco peruas que estão estreando em Genebra. Três delas (Golf Variant, Civic Tourer e Logan MCV) são derivadas de modelos que já fazem parte do mercado nacional ou que ao menos já têm desembarque confirmado, o que poderia viabilizar a comercialização por aqui. Porém, infelizmente não há previsão sobre a chegada ao Brasil, embora sempre exista a possibilidade de algum fabricante reavaliar a possibilidade de trazê-las, dadas as facilidades técnicas para fazê-lo. Confira as stations que estarão em breve nas ruas europeias, mas que talvez nunca atravessem o Atlântico:
A novidade é equipada com um motor 1.2 litro aspirado, cuja potência é de 75 cv , e um 0.9 turboalimentado de 90 cv. Há também um propulsor 1.5 a diesel, de 90 cv. Apesar a aura de carro de entrada, a MCV traz vários equipamentos de segurança, como é de praxe na Europa, como controle eletrônico de estabilidade e múltiplos airbags. As vendas serão iniciadas logo após o salão.
Com linhas arrojadas na carroceria, a Civic Tourer traz interior mais amplo, principalmente para as cabeças dos passageiros de trás. O porta-malas também promete mais espaço, embora a capacidade não tenha sido revelada. Sob o capô, a perua traz um motor 1.6 a diesel, capaz de render 120 cv de potência e 30,6 kgfm de torque.
A Variant será comercializada com motores 1.2 e 1.4 turbo, com diferentes potências, que variam de 85 cv até 140 cv. A gama também inclui propulsores 1.6 e 2.0 a diesel, que vão de 105 cv até 150 cv. Há várias opções de câmbio, que vão de manuais de cinco ou seis velocidades, passa pelo automático de seis até chegar ao automatizado de dupla embreagem DSG, também com seis marchas. Algumas versões ainda são equipadas com tração integral. Entre as peruas citadas aqui, a da Volkswagen é provavelmente a que tem mais chances de ser vendida no Brasil . Afinal, a antiga geração já está entre nós há alguns anos, com o nome Jetta, e a marca alemã já anunciou a produção da versão hatch do Golf VII no México. Porém, há de se destacar, ainda não á indício algum sobre os planos do fabricante…
A Octavia Combi acomoda 610 litros em seu porta-malas. Com o banco raseiro rebatido, a capacidade salta para 1.750 litros, segundo o fabricante. Assim como a prima Golf Variant, a perua da Skoda oferece diversas configurações de motores a gasolina e a diesel, além de tração integral em algumas versões. A comercialização terá início logo depois do salão suíço.
A perua, ainda em forma de conceito, traz assoalho traseiro plano e motores 1.2 de três cilindros e 1.6 de quatro, ambos turboalimentados, sendo que o de maior cilindrada também terá configuração aspirada. As duas opções de câmbio, manual ou automatizado de dupla embreagem, têm seis marchas. A marca ainda não esboçou qualquer movimento em direção ao país e seus planos para a América constituem uma incógnita. Porém, alguns fabricantes chineses, inclusive a Chery, foram atraídos pelo aquecimento do mercado interno e outros deverão vir futuramente, o que aumenta as possibilidades da Qoros se animar a cruzar o planeta…
Fotos | United Pictures, Dacia/Divulgação, Qoros/Divulgação e Honda/Divulgação