Matérias especiais
| em 4 meses ago

As 10 picapes mais baratas do Brasil em 2024

Compartilhar

Listamos as 10 opções de picapes mais baratas do Brasil em 2024, em um intervalo de preço que vai de R$98 mil a R$244 mil

Confira quais são as dez opções de picapes 0 km mais acessíveis para compra no primeiro mês do ano. Listamos e detalhamos cada um deles considerando apenas as versões de acesso dos modelos em comercialização no Brasil.

Entre picapes feitas sob chassi e monobloco, o ranking conta com modelos importados e de produção nacional, com diferentes tipos de tração, motorização e câmbio. Veja abaixo as especificações de cada uma.

10º – Nissan Frontier: R$ 244.450

A picape média feita sob chassi da Nissan surge com o preço mais alto da lista. A Frontier em sua versão de acesso S tem tração 4×4 com câmbio manual de seis marchas.

  • Versão: S 4×4
  • Motorização: Turbo Diesel 2.3 de 160 cv e 41 kgfm de torque
  • Câmbio: Manual de 6 marchas
  • Capacidade de Carga: 1.043 kg

9º – Ford Ranger: R$ 234.990

A representante da Ford entre as média sob chassi é a mais nova entre as concorrentes. A Ranger XLS tem preço atrativo no segmento por já contar com cabine dupla e um visual mais moderno, com pouco aspecto de versões básicas. O câmbio automático é outro diferencial, mas a tração é apenas 4×2 nesta versão.

  • Versão: XLS 4×2
  • Motorização: Turbo Diesel 2.0 de 170 cv e 39,3 kgfm de torque
  • Câmbio: Automático de 6 marchas
  • Capacidade de Carga: 1.037 kg

8º – Chevrolet S10: R$ 232.710

A veterana caminhonete norte-americana em breve será atualizada

e ganhará dianteira inspirada na Colorado estadunidense. Por enquanto ainda sem mudanças, sua versão de entrada ocupa a oitava posição entre as picapes mais baratas de 2024. Com cabine simples nesta opção, a média também é feita sob chassi.

  • Versão: LS CS 4X4
  • Motorização: Turbo Diesel 2.8 de 200 cv e 44,9 kgfm de torque
  • Câmbio: Manual de 6 marchas
  • Capacidade de Carga: 1.220 kg

7º – Toyota Hilux: R$226.790

A líder entre as picapes média também é a mais barata entre elas. A Toyota Hilux na versão de entrada é cabine simples, tem tração 4×4, câmbio manual e é a última da lista feita sob chassi.

  • Versão: CS 4×4
  • Motorização: Turbo Diesel 2.8 de 170 cv e 42,8 kgfm de torque
  • Câmbio: Manual de 6 marchas
  • Capacidade de Carga: 1.010 kg

6º – Ford Maverick: R$ 224.890

A segunda representante da Ford no segmento é a primeira monobloco listada no ranking das picapes mais baratas de 2024. Na sexta posição, a Maverick também abre a porteira para os motores a gasolina com o seu potente 2.0 turbo. O modelo norte-americano não aceita etanol no tanque.

  • Versão: Lariat FX4 4×4
  • Motorização: Turbo a Gasolina 2.0 de 253 cv e 38,7 kgfm de torque
  • Câmbio: Automático de 8 marchas
  • Capacidade de Carga: 617 kg

5º – Fiat Toro: R$ 152.990

Em seguida surge a principal concorrente da Maverick no segmento das monobloco médias compactas. Líder isolada da categoria, a Fiat Toro é a primeira picape flex do ranking. Em sua versão de entrada a italiana já tem motorização turbo e câmbio automático de seis velocidades.

  • Versão: Endurance 4×2
  • Motorização: Turboflex 1.3 de 185 cv e 27,5 kgfm de torque (E) e 180 cv e 27,5 kgfm (G)
  • Câmbio: Automático de 6 marchas
  • Capacidade de Carga: 670 kg

4º – Chevrolet Montana: R$ 124.260

A picape da Chevrolet passou por uma reformulação geral e ganhou quatro portas para se posicionar entre os clientes da Fiat Toro que procuravam um produto semelhante por menor preço. Assim, a nova Montana beliscou o pódio entre as picapes mais baratas do Brasil com sua versão de entrada, sem nomeclatura, e câmbio manual.

  • Versão: 1.2
  • Motorização: Turboflex 1.2 de 133 cv e 21,4 kgfm de torque (E) e 132 cv e 19,4 kgfm (G)
  • Câmbio: Manual de 6 marchas
  • Capacidade de Carga: 637 kg

3º – Renault Oroch: R$ 114.990

A Oroch foi lançada antes mesmo da Fiat Toro como uma versão picape do SUV compacto Duster. O projeto romeno-brasileiro foi pioneiro, mas nunca conseguiu assustar a concorrente italiana que veio logo depois nas vendas. Abrindo o pódio das picapes mais acessíveis, a Renault Oroch também vê suas vendas serem menores que a novata da Chevrolet citada acima. Apesar de ter um eficiente motor turbo na opção topo de linha, a versão de entrada é a primeira com propulsor aspirado do ranking.

  • Versão: PRO
  • Motorização: Aspirada 1.6 de 120 cv e 16,2 kgfm de torque (E) e 118 cv e 16,2 kgfm (G)
  • Câmbio: Manual de 6 marchas
  • Capacidade de Carga: 650 kg

2º – Fiat Strada: R$ 101.990

O veículo mais vendido do Brasil a três anos seguidos tem uma caçamba. A Fiat Strada, em sua segunda geração, garante o segundo lugar entre as picapes mais baratas do Brasil em 2024. Ainda que recentemente tenha ganhando um facelift e o esperado motor turboflex, a versão inicial da líder em vendas que figura a lista conta com motor 1.3 aspirado e o design que conhecemos desde sua renovação em 2020. Sua capacidade de carga é a maior da categoria.

  • Versão: Endurance
  • Motorização: Aspirada 1.3 de 107 cv e 13,7 kgfm de torque (E) e 98 cv e 13,2 kgfm (G)
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Capacidade de Carga: 720 kg

1º – Volkswagen Saveiro: R$ 98.670

A veterana picape do Gol foi renovada no último ano, mas só ganhou leves retoques para se manter em linha com a linguagem de design da Volkswagen. Na mesma geração há 15 anos, a Saveiro tenta compensar a grande defasagem de powertrain e itens de tecnologia e segurança aplicando o menor preço entre as concorrentes. Sendo assim, a representante da VW no segmento de entrada é a picape mais barata do Brasil e única abaixo dos R$ 100 mil.

  • Versão: Robust
  • Motorização: Aspirada 1.6 de 104 cv e 15,6 kgfm de torque (E) e 101 cv e 15,4 kgfm (G)
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Capacidade de Carga: 664 kg

Foto principal | Volkswagen/Divulgação

Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?

Confira o nosso teste com a picape Fiat Toro em sua versão topo de linha Ultra 2024:

Junio Paiva

Junio Paiva é estudante do oitavo período de jornalismo na PUC Minas. Além do Portal Autos Segredos, ele atua como estagiário na CDM - Cooperação Para o Desenvolvimento e Morada Humana. Paiva também já estagiou na Vallourec Soluções Tubulares do Brasil S. A. e Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.