Síndrome do volante descascando que assombrou a Fiat no começo dos anos 2000, surge novamente. Desta vez nos modelos Gol, Voyage, Saveiro, Polo, Virtus, up!, Fox, Jetta e Golf da VW

A Volkswagen está orientando a sua rede de concessionários para efetuar a troca do volante dos modelos Gol, Voyage, Saveiro, Polo, Virtus, up!, Fox, Jetta e Golf (nacional e importado) por conta das peças estarem descascando ou perdendo a camada de pintura.

Para orientar a rede, a marca criou até um manual ilustrado para exemplificar as falhas nos volantes com e sem o revestimento de couro. 

Nos exemplos do manual criado pela VW, há volantes revestidos em couro que estão bem degastados. Nos volantes sem revestimento, a pintura está danificada como se tivesse sido “esfolada”.

Se a reclamação do cliente for compatível com a orientação, a peça é trocada sem custo. A substituição só é realizada nos casos em que o proprietário fizer a reclamação.

Volante trocado sem questionamento

Dono de um Volkswagen Polo MSI 17/18, o dentista Frederico Lima não teve problemas para substituir o volante do seu carro em garantia. Com apenas seis meses de uso, notou que o volante do seu carro estava descascando.

Ele fez fotos do volante danificado e as enviou para a revenda que fez o pedido e em 30 dias, a peça foi substituída. Lima relata que o novo volante é mais liso e fino que a peça defeituosa.

Troca só depois de reclamar com a fábrica

Porém, apesar da orientação, o biólogo Leonardo Uroz não teve a mesma sorte de Frederico Lima. Na primeira tentativa, no fim de 2019, um concessionário de Minas Gerais recusou a troca do volante descascando de seu Volkswagen Polo 200 TSI Comfortline 18/18 com apenas 29 mil quilômetros.

Ao fazer a inspeção visual do volante do carro do biólogo, o consultor disse que nada poderia ser feito porque a causa seria ácido úrico. “O curioso é que um diagnóstico assim, só poderia ser dado depois de testes para se verificar a existência de ácido úrico e não dar o veredicto após uma simples inspeção visual”, diz o biólogo.

Ciente de que a Volkswagen estava efetuando substituição da peça, ele entrou em contato com a marca enviando fotos e relatando a negativa da revenda. Em menos de dez dias, ele teve a resposta positiva.

O volante do Polo Comfortline do estudante foi substituído no dia 28 de fevereiro. Assim como Frederico Lima, o estudante notou que o material de revestimento do volante é outro. Ele relata que o material é mais confortável ao toque que o do antigo volante.

Antigos também apresentam falha

A falha também  aparece em modelos mais antigos como a Volkswagen Saveiro 2012 do comerciante José Carlos Estevez. Na foto enviada para a nossa reportagem é visível que toda a pintura do volante se soltou e a peça está descascada como os exemplos no manual da Volkswagen que indicam sua substituição.

Reclame Aqui

No site Reclame Aqui, em um caso registrado em 27 de fevereiro de 2018, o dono Golf Highline 2013/2014 afirmava que o volante estava descascando e o couro estava cheio de danos. Alguns meses depois da reclamação ele teve a peça trocada.

No mesmo site, o dono de um Golf GTI publicou uma reclamação no dia 30 de setembro de 2019 relatando que o volante também estava descascando. De acordo com o relato, o atendente negou a troca dizendo que era mau uso. Nesse caso, menos de um mês depois o problema foi resolvido.

Outra reclamação postada no Reclame Aqui é de um dono de um Gol 2015/2015 cujo volante apresentou sinais de desgaste com apenas 41 mil quilômetros rodados. Assim como os casos acima, a peça foi substituída depois da reclamação.

Há ainda relatos de proprietários de Fox e SpaceFox que apresentaram o mesmo problema. Mas nem todos os casos são atendidos, mesmo após a reclamação ser registrada no Reclame Aqui. No dia 11 de fevereiro de 2020, o dono de um Golf 2018 teve a troca do volante negada mesmo com o veículo na garantia. A marca alegou agentes externos para não efetuar a substituição.

Facebook

Em um dos grupos do Polo no Facebook, há diversos relatos de donos com o mesmo problema. Um dos casos é de um dono do novo Polo que teve o volante substituído por conta do desgaste do couro com apenas seis meses de uso e 37 mil quilômetro rodados.

Na mesma página, o dono de uma Saveiro afirma que teve o mesmo problema e o volante foi trocado sem custo.

Entretanto, apesar da troca da peça, alguns proprietários dos modelos VW reclamam que o defeito no volante retorna na peça substituída.

O que diz a Volkswagen?

Consultada, a Volkswagen diz em nota ao Autos Segredos que não tem registro de problemas com acabamento de volante dos modelos citados. “Os modelos up!, Gol, Voyage, Saveiro, Fox, Polo, Virtus, Golf e Jetta são testados e homologados durante o período de desenvolvimento, atendendo os mais rígidos padrões de Qualidade do Grupo Volkswagen. O volante é um item de manuseio frequente e pode sofrer danos na superfície, especialmente quando o motorista utiliza elementos de metal, como anéis, além de produtos de limpeza e determinados tipos de creme nas mãos”, afirma a nota da marca alemã.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.