Captur
Fotomontagem sobre imagens de Renault/Divulgação
Apesar da “casca” diferente, Captur e Duster tem muito em comum. Plataforma, motor e câmbio são os mesmos. A diferença entre os dois está no acabamento e no quesito segurança
Captur
Fotomontagem sobre imagens de Renault/Divulgação

Iguais em quase tudo, Captur e Duster brigam basicamente pelo mesmo tipo de cliente no mercado brasileiro. Produzidos pela Renault, eles compartilham plataforma e conjunto mecânico. Lançado em 2011, o Duster tem visual mais robusto, já o Captur lançado em 2017 conta com visual mais atual e descolocado. Apesar da grande similaridade entre eles, R$ 9 mil separam os dois, na versão Expression, o Duster sai por R$ 79.990 e o Captur, na versão Zen custa R$ 88.990. Confira abaixo qual se encaixa no seu bolso e no seu gosto.

Captur
Foto | Renault/Divulgação

Visual

Com visual “quadradão”, o Duster tem mais jeitão de SUV que o Captur, que ostenta visual mais rebuscado, lembrando um crossover. Construídos a partir da mesma plataforma, a marca conseguiu dar ao Captur uma aparência mais atrativa aos olhos. Há que descontar os anos que separam os dois, em 2011, quando o Duster estreou, o único concorrente também apresentava linhas mais retilíneas.

Duster
Foto | Renault/Divulgação

As roda de liga leve de 17” são de série no Captur e contribuem para deixá-lo mais bonito. Já o Duster conta com rodas de aço de 16”.

Como gosto não se discute, os dois se empatam nesse quesito. E, os números de vendas de 2018, indicam isso. O Duster teve 23.579 unidades vendidas e o Captur vendeu 26.504 modelos.

Captur
Foto | Renault/Divulgação

Acabamento

A qualidade dos materiais de acabamento do Captur e do Duster são iguais. Assim como no exterior, o que muda são os desenhos de forros de porta e painel. O Duster tem linhas mais simples e que já acusam o tempo de idade, enquanto o Captur tem desenho mais moderno. Ao entrar no Duster e considera o preço, o acabamento interno agrada. Já o interior do Captur pelo preço cobrado merecia materiais emborrachados. Apesar de serem páreos nesse quesito, o Captur ganha por seu desenho mais atual.

Duster
Foto | Renault/Divulgação

Conforto

Entre os itens de conforto, Captur e Duster contam com vidros elétricos nas quatro portas, trava elétricas, ar-condicionado e direção eletro-hidráulica. Os dois também são equipados com rádio MP3 (3D Sound by Arkamys) com conexão USB/iPod e AUX e comandos de áudio e celular na coluna de direção. Apesar de contarem basicamente com os mesmos itens de série, o Duster ganha em função pelo preço cobrado, já que pelo valor mais alto que o irmão, o Captur merecia a central multimídia Media NAV de série.

Captur
Foto | Renault/Divulgação

Segurança

No quesito segurança, além dos obrigatórios airbag duplos e freios ABS, na versão Expression, o Duster vem com controle de tração e estabilidade, alarme perimétrico e sistema ISOFIX. Já o Captur Zen conta com todos os itens do Duster e agrega cinto de três pontos para passageiro do assento central, assistente de frenagem de urgência, assistente de partida em rampas e airbags laterais.

Duster
Foto | Renault/Divulgação

Porta-malas

Quem procura um SUV, quer um porta-malas com boa capacidade. Se isso for fator decisivo de comprar, o Duster leva a melhor já que ele conta capacidade para 475 litros, contra 437 litros do Captur.

Duster
Foto | Renault/Divulgação

Motor

Captur e Duster contam com o mesmo conjunto mecânico. Equipados com motor 1.6, eles tem potência de 118 cv quando abastecido com gasolina e 120 cv com etanol no tanque. A transmissão é a automática do tipo CVT. Compartilhando arquitetura e conjunto mecânico, era de se esperar que os dois fossem páreos no quesito rendimento, porém, o Captur é 112 quilos mais pesado que o Duster, o que acaba comprometendo o desempenho.

Captur
Foto | Renault/Divulgação

Conclusão

Considerando todos os quesitos, Captur e Duster são bem parecidos. O Captur leva pequena vantagem pelos itens a mais de segurança. Porém, a diferença de R$ 9 mil que separa Captur e Duster deve ser levada em consideração na decisão da compra. Com a diferença, dá para pagar o seguro total e despesas com emplacamento e IPVA.

Siga nossas redes sociais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.