Primeira volta: Peugeot e-2008 GT é SUV elétrico de R$ 260 mil

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Peugeot e-2008 é crossover para subir o salto na eletrificação da marca, modelo fica acima do 208 na gama EV do fabricante e se destaca pelo conforto no rodar

Por Fernando Miragaya

A Peugeot subiu um degrau na eletrificação da sua linha no Brasil. A marca apresenta o e-2008, a configuração zero combustão do crossover compacto que custa R$ 259.990 em versão única GT importada da França. O modelo usa o mesmo conjunto do e-208, mas se posiciona acima do hatch e chama a atenção pelo comportamento que privilegia o conforto na cidade.

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Isso fica evidente no breve e curto contato que tivemos com o carro no trânsito pesado de São Paulo. Os 136 cv de potência e 26,5 kgfm de torque máximo entregam aquela performance a qual estamos acostumados em elétricos: respostas imediatas ao pedal do acelerador (segundo a marca, são 9,9 segundos para o 0 a 100 km/h).

Mas no e-2008 isso ocorre de forma mais suave. Percebe-se a força instantânea do conjunto, porém as acelerações e retomadas não parecem brutas como no e-208. Mesmo no modo Sport, que deixa o carro com respostas mais espertas, o crossover tem uma pegada levemente mais discreta.

Há também o modo Eco, que prioriza a economia do conjunto de baterias com capacidade de 50 kwh. É neste modo em que o carro roda mais manso e no qual a Peugeot promete autonomia de 345 km (base padrão europeu WLTP).

Curiosamente, esse conjunto da dupla elétrica e-208 e e-2008 acaba de mudar lá fora, ganhou mais 20 cv de potência, manteve o torque, mas o alcance chega agora perto dos 400 km. Pois é, não tem jeito: esses primeiros lotes de 2008 elétrico vão vir com potência e autonomia menores, já que esse motor elétrico aprimorado só desembarca aqui em meados de 2023.

De qualquer forma, as baterias do 2008 elétrico podem ter até 80% de sua capacidade em aparelhos super rápidos por 35 minutos. Ou serem completamente carregadas em estações domiciliares do tipo Wallbox em aproximadamente seis horas.

Uma das novidades com o e-2008 é que esses carregadores podem ser não só comprados, como alugados – os valores não foram informados. Além disso, como parte de sua estratégia de eletrificação, o SUV elétrico também passará a ser oferecido no Flua!, o programa de carro por assinatura do Grupo Stellantis, do qual a Peugeot faz parte.

O carro tem planos de 12, 24 e 36 meses (neste mais longo, ao custo de R$ 5.999 por mês). Também pode ser locado por curtos espaços de tempo – como um fim de semana. Tudo como forma de o cliente experimentar o dia a dia com um veículo elétrico.

Vida a bordo aconchegante

A bordo do e-2208 esse cotidiano tende a ser tranquilo. Além da boa autonomia e do desempenho que fica no meio termo entre esportividade e conforto, o crossover zero combustão recebe bem o motorista e passageiro.

O condutor já se dá bem no conceito de i-Cockpit, com o volante de ótima pegada e ao estilo manche destacado do painel. A posição de dirigir é mais alta, mas não chega a ser exagerada como em outros SUVs. Além disso, o quadro de instrumentos eletrônico 3D é sempre um espetáculo à parte.

Uma das novidades neste 2008 elétrico é o novo seletor de câmbio e-Toggle, que traz uma tecla para acionamento de marchas. Nele também está o modo “B”, que otimiza as desacelerações e funciona como um poderoso freio motor para regenerar as baterias. Você tira o pé do acelerador e o carro basicamente pára nesta função também conhecida como One Pedal.

O acabamento contribui para uma percepção de ambiente aconchegante. Os materiais que imitam acabamento de fibra de carbono e os detalhes em aço escovado e alumínio emprestam uma sensação de requinte. 

O espaço é condizente com o segmento, mas o ganho para pernas dos passageiros no banco traseiro em relação ao 208 é significativo, beneficiado pelos 2,60 m de entre-eixos. Assim como o porta-malas de bons 434 litros, bem maior que o de modelos como Honda HR-V e no mesmo patamar que o do Nissan Kicks.

Sem medo de buracos

O conforto tem reforço no rodar pela cidade. O carro não faz barulho, ok, mas a bordo do elétrico não se ouve ruídos de vento ou dos pneus 215/55 com aros de 18 polegadas. Além disso, a altura de 17,4 cm do solo não se reflete em uma cabine desengonçada na hora de passar por pisos irregulares.

Em rampas íngremes não há nem risco de o carro raspar a frente. E nos buracos mais selvagens da capital paulista, daqueles que em qualquer carro francês você já espera a batida seca, a suspensão do 2008 elétrico filtra numa boa (com o trajeto 100% urbano do test drive promovido pela Peugeot, não tivemos oportunidade de ver como se comporta o SUV dinamicamente em curvas ou retas em velocidades maiores).

Na parte de equipamentos, o carro vem com o sempre aguardado pacote ADAS de itens de auxílio à condução. Tem controle de cruzeiro adaptativo com detecção de colisão e frenagem autônoma de emergência, sensor de ponto cego ativo em conjunto com o assistente de permanência em faixa, alerta de fadiga e de desatenção, leitor de placas, farol alto automático e câmera 180 graus.

Tem ainda a central multimídia com tela de 10 polegadas, que peca nos detalhes. Para um carro elétrico que quer ser vitrine de tecnologia, não permite conexão com Android Auto ou Apple CarPlay sem fio. Deve também o rebatimento elétrico dos retrovisores e mesmo um carregador por indução, já que falamos de um carro de R$ 260 mil.

Em compensação, também vem com o que se espera de um SUV nesta faixa de preço. Seis airbags, retrovisor eletrocrômico, sensores de estacionamento na frente e atrás, desembaçador dos espelhos externos, chave presencial com partida do motor por botão, GPS com informações no painel de instrumentos, teto solar e bancos de couro estão entre os itens de série.

Na parte de pós-venda, chama a atenção a cobertura do plano de manutenção. As revisões até 100 mil km estão incluídas no preço do e-2008. Além disso, a marca diz que vai aumentar os e-centers – pontos de serviços especializados para elétricos – dos 11 atuais para 36 até o fim de 2023.

Design magnético?

Por fora, o e-2008 também faz sua graça – e que graça! A Peugeot, inclusive, o chama de eletromagnético, com o magnético para justificar o design, que atrairia invariavelmente as pessoas. E podemos admitir que isso não é só “marquetês” da marca.

Esta variante elétrica já traz a remodelação implementada no 2008 europeu e que bebe na fonte do 3008 e do próprio 208. Estão lá as novas diretrizes de design da Peugeot, como a grade tridimensional – com os nichos pontilhados na cor do veículo -, faróis com três seções verticais de luzes e os auxiliares simulando um dente de sabre – ou a garra de um leão.

O teto e as colunas são pintados de preto brilhante, assim como as capas dos retrovisores. Nas laterais, rodas diamantadas aro 18” e um detalhe que chama a atenção na porta traseira: a lataria esculpida que revela uma espécie de “V”. Na traseira, lanternas de LEDs com as três seções verticais.

Aí você vai perguntar se o 2008 flex a combustão produzido em Porto Real (RJ) vai adotar esse design. A Peugeot deu a entender que… nenhuma chance. O e-2008 vem para se destacar no posicionamento da linha mesmo, e o desenho diferente faz parte deste raciocínio.

Híbrido flex e mais elétricos e eletrificados

Mas, se serve de consolo, a Peugeot já deu a dica de que o 2008 produzido no Brasil está a caminho da eletrificação. A marca estuda aplicar o conceito de híbrido flex em seu crossover nacional e também no argentino 208, algo possível e relativamente “prático” graças à plataforma modular CMP – onde é feito também o novo Citroën C3.

Além disso, a fabricante prometeu ter sempre uma opção elétrica para cada segmento onde atua no Brasil nos próximos anos. Tudo bem que isso implica basicamente em poucas categorias atualmente, além dos comerciais leves e da futura picape Landtrek.

Dentro destes planos, a Peugeot prometeu mais dois eletrificados para o mercado brasileiro no segundo semestre de 2023. Um deles é o 3008 híbrido plug-in. Na lógica de subir degrau por degrau na eletrificação, o outro poderia ser também  médio, como a versão elétrica do 408.

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