Fabricante afirma que encostar no meio-fio ao estacionar o carro, mesmo que seja de leve, pode afetar a estrutura do pneu

A Goodyear explica como alguns hábitos inadequados dos consumidores que podem ser evitados podem melhorar a durabilidade dos pneus. Um deles é muito comum entre os condutores que é o de estacionar o carro apoiando o pneu no meio-fio. Geralmente, o “recurso” é usado em vagas de 45 graus.

Apesar de comum, essa “técnica” de estacionar com os pneus encostados no meio fio pode ocasionar uma fissura na estrutura da malha interna de aço dos pneus afirma o piloto de teste do Campo de Provas da Goodyear, Felipe Zacarias. O mesmo pode ocorrer quando o veículo sobrepassa por uma calçada, pois o impacto é ainda maior.

De acordo com Zacarias, as rupturas na malha interna por utilização incorreta podem ser percebidas de três maneiras. A primeira ocorre quando o motorista calibra o pneu pela manhã e no dia seguinte a pressão já baixou novamente, esvaziou. O técnico explica que isso ocorre porque a estrutura de aço já não está mais tão eficiente por causa das trincas, ao ponto de segurar a pressão recomendada do pneu.

Outra indicativo de danos ao pneu pode ser percebido pelas vibrações em rodovias, onde a velocidade média é de 80 km/h. Mesmo com o balanceamento em dia, a rachadura na manta de aço não oferece uma condição de rodar suave, fazendo com que ocorra uma trepidação semelhante a que é percebida quando os pneus não estão balanceados. Isso ainda pode levar a outras complicações mecânicas ao veículo diz Zacarias.

Segundo Zacarias, a pior situação é a perda de um pneu por excesso de descuido. O piloto diz que o dano ao pneu acaba sendo tão grande que pode provocar uma bolha na lateral do pneu que pode vir a se romper e estourar.

Lasca

O piloto também alerta que o hábito de esbarrar no meio-fio pode causar a retirada de uma “lasca” da lateral do pneu.

 “As avarias ocorridas nos ombros dos pneus são impossíveis de reparar. Não é recomendável tentar reparar as laterais dos pneus. Ou seja, quando fura ou rasga, não existe a possibilidade de recuperação”, reforça Zacarias. Já quando prensado ou apoiado no meio-fio, o talão é pressionado e gera perda de pressão, deixando o ar escapar, além de contribuir para uma deformação lateral.

No uso

O piloto de testes da Goodyear ainda orienta sobre a importância de se evitar pancadas abruptas no pneu, pois a carcaça sofre e acaba transmitindo as avarias. Ele lembra que os pneus são feitos para oferecer rodar silencioso, segurança e aguentar o peso máximo de acordo com a indicação do veículo. Mas os pneus de passeio não são feitos para sofrer impactos. Por isso, Zacarias recomenda que se evite obstáculos, tampas de bueiro, meios-fios e buracos.

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