Construído a partir da plataforma do Ford Ka, o EcoSport 2018 mantém a mesma carroceria do modelo lançado em 2012. O modelo 2018 ganhou apenas uma nova dianteira com faróis, capô e para-choque redesenhados. A traseira permanece sem alterações.
O ar de modernidade do Ford EcoSport 2018 fica por conta do interior remodelado. O painel construído com materiais sensíveis ao toque, não é novidade na categoria, já que o Jeep Renegade tem desde seu lançamento.
Segundo a Ford, o novo painel destaca a área de controles e a tela do sistema fica em posição destacada no centro do painel. O quadro de instrumentos tem iluminação Ice Blue. O volante também foi redesenhado e ganhou revestimento em couro. Até mesmo os bancos do veterano SUV foram substituídos.
O Ford EcoSport 2018 será comercializado em três versões: 1.5 SE e 1.5 FreeStyle, ambas com a opção de transmissão manual ou automática, e a 2.0 Titanium automática.
Em termos de preço, o veterano Ford EcoSport 2018 na versão de entrada SE é mais caro que o Nissan Kicks (R$ 70.500) e o Jeep Renegade (R$ 72.990). O valor empata com a opção de entrada do Hyundai Creta (R$ 73.990). O EcoSport 2018 só é mais barato que o renault Captur (R$ 78.900) e que o Honda HR-V (R$ 80.900).
A versão SE vem equipada sete airbags, controle de estabilidade e tração, multimídia SYNC 3 com tela de 6,5”, sensor de pressão dos pneus, sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga leve de 15”.
Já a opção intermediária FreeStyle agrega SYNC 3 com tela de 8”, câmera de ré, ar-condicionado automático e digital, faróis com luzes diurnas de LED, tela multifuncional de 4,2”, bancos revestidos em tecido e couro e rodas de liga leve de 16”.
A topo de linha Titanium conta com todos os itens da FreeStyle e acrescenta teto solar elétrico, sensor de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, acesso inteligente capacitivo, sistema de partida sem chave, faróis de xênon, Sony Premium com 9 alto-falantes, bancos de couro e rodas de liga leve de 17”.
O modelo recebeu o novo motor 1.5 TiVCT Flex de três cilindros como nossa reportagem antecipou em abril de 2015. O propulsor tem potência de 130 cv a 6.500 rpm e 15,6 kgfm de torque a 4.500 rpm quando abastecido com gasolina. Com etanol, a potência pula para 137 cv a 6.500 rpm e 16,1 kgfm de torque a 4.500 rpm. O motor 1.5 pode trabalhar em conjunto com um câmbio manual de cinco velocidades ou uma transmissão automática de seis velocidades.
Fotos | Ford/Divulgação