Confira dez modelos da Ford que marcaram época na história da marca no Brasil

Por Marcelo Jabulas

Depois de 101 anos de atividades, a Ford decidiu deixar de fabricar carros no Brasil. Ao longo dos anos, a norte-americana produziu caminhões, picapes, peruas, utilitários e compactos. Selecionamos 10 modelos que marcaram a trajetória da marca no país.

Galaxie

O Galaxie chegou em 1967 como modelo de luxo da marca do Oval Azul. Imenso, o “Galaxão” tinha nada menos que 5,33 m de comprimento.

Para dar conta de seu imenso corpanzil, a Ford instalou uma unidade V8 272 (4.5), que entregava torque mais que suficiente para seus quase 1.800 quilos.

Durante sua tragetória, que durou até 1983, o sedã passou por atualização em que seus faróis duplos verticais ganharam posição horizontal. O carro ficou mais classudo, mas perdeu a agressividade da versão original.

Corcel

O Corcel chegou ao mercado em 1968, como uma opção para concorrer num segmento de compactos que ainda engatinhava por aqui e tinha o Fusca como principal representante. Seu desenho tinha inspiração no Mustang cupê e até seu nome fazia referência ao pony car norte-americano.

Com motores de 1.3 e 1.4 cedidos pela Renault, o Corcel tinha transmissão manual de quatro marchas. A geração ficou em linha até 1977, quando a Ford colocou no mercado o Corcel II, que era bem maior e concorria com Volkswagen Passat e Dodge Polara.

Carros da Ford: Maverick

O Maverick foi o grande esportivo da marca com fabricação nacional, sem nunca ter um sucessor à altura. Com opções cupê e sedã, o Maverick chegou ao mercado em 1973 e ficou em linha até 1979.

Nessa época ele disputava mercado do Dodge Charger e Chevrolet Opala. O ponto alto do esportivo foi sua versão GT, equipada com V8 302 (5.0), que tinha muita potência na bancada (199 cv), mas quando montado, caia para 135 cv.

Pampa

Até hoje a Pampa é sinônimo de robustez. A picape leve chegou ao mercado em 1982, derivada do Corcel II.

Equipada com o mesmo motor 1.6 do sedã, a picape tinha como trunfo sua suspensão com feixe de molas, que lhe garantia despejar 620 quilos de carga na caçamba.

A demanda pelo utilitário foi tamanha, que mesmo depois de encerrar a produção da Belina e do Corcel, a Pampa ficou em linha, sendo aposentada em 1997, para a chegada da Courier, que nunca conseguiu repetir seu sucesso.

Belina II

A Belina chegou ao mercado em 1970, logo após o lançamento do Corcel. Mas a geração de maior longevidade foi a segunda, que ficou em linha entre 1978 e 1991.

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A perua era popular por seu amplo espaço interno, que rivalizava com a Chevrolet Caravan. No entanto, seu motor 1.6 era bem aquém das unidades 2.5 e 4.1 da perua Chevrolet.

F-1000

A picape Full Size da Ford chegou ao mercado em 1979, como sucessora da F-100. Ela fico em linha por 19 anos e teve como grande rival as Chevrolets D-10 e D-20.

Durante toda sua trajetória, a F-1000 sempre foi vendida com cabine simples. Mas em meados dos anos 1980, o Brasil viveu a febre das conversões para cabine dupla, que transformava a picape operária em carros de luxo.

Essas conversões surgiram com opções para o consumidor que buscava mais sofisticação, associado à força da motorização diesel. Mas muitas dessas conversões eram verdadeiras gambiarras, com soldas malfeitas, uso de fibra ou plástico para recobrir a segunda fileira.

As picapes cabinadas perderam seu charme com a abertura das importações. Período em que as primeiras médias desembarcaram por aqui, com seus projetos bem mais modernos.

Carros da Ford: Escort

Com o lançamento do Corcel II, a Ford ficou sem um compacto para concorrer num segmento em ascensão. A Volkswagen tinha lançado o Gol, a GM tinha colocado na praça o Chevette Hatch e Fiat tinha trazido o revolucionário Uno.

A solução foi trazer para o Brasil a terceira geração do Escort, em 1983. O compacto tinha acabado de ser atualizado na Europa e trazia estilo do Mustang “Fox Body”

O Escort ficou em linha até 2004 e teve três gerações. A versão mais famosa foi a XR-3, que rivalizava com Gol GTS, Uno 1.5R e Kadett GS. Sem dúvidas, um dos carros da Ford mais

Fiesta

Com a abertura das importações em 1990, as fabricantes nacionais (Chevrolet, Fiat, Ford e VW) foram pegas de surpresa com a chegada de carros de pequeno porte como o Suzuki Swift.

Na Fiat, o Uno ainda cumpria o papel. A GM tratou de buscar na Opel o Corsa, enquanto a VW modernizou o Gol. Para a Ford a solução foi importar o espanhol Fiesta, 1995.

Fabricado na planta de Valência, o Fiestinha tinha desenho simpático, mas pecava por seu motor Endura, que não era muito quisto, por aqui.

Em 1997 ele passou a ser fabricado no Brasil, já na quarta geração. Em 2002 a Ford lança a quinta geração, que deu início às operações da unidade de Camaçari (BA).

Essa geração ficou em linha até 2014, quando foi substituída de vez pela sexta geração, que foi fabricada até 2019.

Carros da Ford: Ka

O Ka é um dos carros mais emblemáticos da Ford. Lançado em 1997, ele trazia o conceito New Edge de design. Suas formas diminutas foram pensadas para as cidades europeias, mas caiu com uma luva no Brasil.

Equipado com motor 1.0, o carrinho era esperto e econômico. Além de caber em qualquer lugar, com seus 3,62 m de comprimento. Ele ficou em linha até 2008, quando chegou a segunda geração, derivada do Fiesta.

Na verdade, essa geração era um remendo do Fiesta de terceira geração fabricado em São Bernardo do Campo (SP), cujo carrinho aproveitava boa parte do irmão maior. Ao mesmo tempo, na Europa, nascia uma geração moderna que compartilhava plataforma com o Fiat 500.

Em 2014, a Ford lançou a terceira geração do Ka, que ganhou carroceria quatro portas e se tornou o principal produto da marca no Brasil, até ser encerrada no dia 11 de janeiro de 2021.

EcoSport

O EcoSport pode ser considerado como um dos carros mais importantes da Ford por aqui. Lançado em 2003, o jipinho estreava o segmento de SUV compacto.

Com estilo inspirado no Land Rover Freelander, o Eco caiu nas graças do público e reinou absoluto até a chegada do Renault Duster, em 2011.

A segunda geração do SUV chegou em 2012, com desenho moderno, o que fez com que o carrinho atravessasse o Atlântico e ganhasse o mercado europeu e posteriormente o norte-americano.

Por aqui, o EcoSport não conseguiu manter sua soberania, principalmente após 2015, quando chegaram os Jeep Renegade e Honda HR-V. O Eco, assim como Ka, também teve sua produção encerrada no dia 11 de janeiro.

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