Sistema substitui o Locker que estreou na linha Adventure em 2008. Novo bloqueio de diferencial recebeu o nome de E-Locker e trabalha junto com o controle de tração

Uma das novidades mecânicas da nova Strada 2021 será o sistema de bloqueio eletrônico de diferencial que atua junto com o controle de tração, o TC+, cujo nome comercial será E-Locker. O sistema entra em ação em situações leve de off-road de forma automática ou acionando a tecla TC+ que na picape fica acima da central multimídia. O E-Locker atua em velocidades até 65 km/h.

O TC+ é um função que permite que o modelo tenha um controle de tração mais agressivo em situações leves de off road. Por exemplo, se a roda direita estiver com uma velocidade maior que a esquerda, nessas situações o bloqueio eletrônico de freará a roda que está escorregando e direcionará mais torque (força) pelo diferencial para a roda que estiver com maior tração para que o veículo saia dessa situação.

Função é sempre automática

A função TC+ tem funcionamento sempre automático, porém para entrar em atuação ele terá que ler a diferença de rotação, o que leva frações de segundos para entrar em ação. Mas caso o condutor perceba que a situação de escorregamento da roda acontecerá, ele pode acionar a tecla TC+. Deste modo, o sistema já fica pré-ativado e assim não há leitura, uma vez que ele já foi informado que a situação de uma das rodas patinar acontecerá ele freará de imediato a roda que estiver girando em falso.

Ao atingir a velocidade de 65 km/l, o TC+ é desativado automaticamente.

ABS Off-road

A nova Strada também estreia o ABS Off-Road que é um calibração para melhorar o comportamento de frenagem quando o ABS entre em ação em pisos deformáveis (areia, terra, brita ou neve). Com a função off-road, a roda é travada por alguns instantes formando pequenos montes do material que está adiante da roda para melhorar a aderência dos pneus e assim contribuir para que se passe com segurança nesses tipos de piso.

A principal vantagem do ABS Off-Road é que ele diminui a distância de frenagem nos pisos onde a aderência é menor.

LEIA TAMBÉM

Assim como o bloqueio eletrônico do diferencial, o ABS Off-Road é acionado pela tecla TC+. Ao ser acionado até 65 km/h ele atua com o controle de tração desligado e junto com o TC+ (bloqueio do diferencial). Já em velocidades superiores, o ABS Off-Road atua com o controle de tração, mas nessas condições, o TC+ é desligado.

De série

O TC+ será item de série desde a versão de entrada Working da nova Fiat Strada 2021.

Siga nossas redes sociais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.