Ao ler o título desta matéria e ver a projeção que a ilustra, a maior parte de nossos leitores pode pensar: “ESSE MARLOS FICOU DOIDO”, mas garanto que não estou. Para os incrédulos, o Projeto X1P dará origem ao Fiat Mobi picape. O modelo será a nova picape compacta da marca italiana destinada ao mercado nacional.

Definição de Layout

Fontes consultadas por nossa reportagem afirmam que o projeto está na fase de definição do Layout. Entretanto, apesar de o desenho final ainda não estar definido, a frente será de Mobi. Confesso que fiquei assustado quando recebi a notícia “Cara, você está sabendo do Mobi picape?” Não, respondo incrédulo. Porém, logo depois que recebi a notícia bombástica comecei a apurar com outras fontes e todas confirmaram a informação de que o Projeto X1P dará origem ao Mobi picape.

Para dar uma ideia de como seria uma picape Mobi, pedimos ao designer João Kleber Amaral para imaginar uma picape do modelo compacto.

Plataforma

Nossa reportagem ainda teve acesso a detalhes do Projeto X1P. Mas, a picape Mobi será construída a partir da plataforma 327, afinal, o “Mobi nada mais é do que um Uno encurtado”, diz uma fonte. As opções de cabine ainda não estão fechadas, mas, opções simples e estendida devem fazer parte do projeto.

Motores

A picape Mobi (Projeto X1P) será equipada com o motor 1.3 Firefly. O motor 1.3 rende 101 cv e 13,7 kgfm (gasolina) e 109 cv e 14,2 kgfm (etanol). Os câmbio serão o manual de cinco velocidades e o automatizado GSR também de cinco posições.

Porém, a opção 1.0 não está descartada. O motor 1.0 FireFly rende potência de 72 cv e torque de 10,4 kgfm (gasolina) e 77 cv e 10,9 kgfm (etanol). Afinal em 2003, a Strada chegou a ser equipada com motor 1.3 Fire de 67 cv de potência e torque de 11,1 kgfm.

Projeção | João Kleber Amaral/Especial para o Autos Segredos