A terceira geração do Fiat Uno será construída a partir da plataforma MP1 já usada em Betim pelo Fiat Argo. Ainda não há muitos detalhes do projeto, mas, o hatch terá dimensões para se manter abaixo do Argo e acima do Mobi. No quesito visual, o hatch seguirá a nova identidade visual da marca, presente nos últimos lançamentos (Argo e Mobi). Faróis espichados e grande entrada de ar estarão presentes na dianteira do novo Fiat Uno.
Com as novas exigências em relação a segurança, a nova geração do Fiat Uno marcará também a chegada de uma nova geração de aços, mais leves e mais resistentes. Os novos metais serão usados tanto na arquitetura quanto nas chapas de capô, portas e teto. Em acidentes, os impactos são absorvidos pelas novas chapas. O aço também deixará o hatch mais leve melhorando o consumo de combustível.
Desde que publicamos as primeiras informações sobre os motores GSE, depois rebatizados para Firefly, já afirmávamos que eles teriam variação turbo. A nova geração do Fiat Uno marcará a chegada do motor 1.0 12 v de três cilindros turbo. O motor 1.0 turbo terá injeção direta de combustível e potência na casa dos 115 cv. Além dele, o Uno contará com os atuais 1.0 e 1.3 Firefly aspirados.
O desenvolvimento da nova geração do Fiat Uno, justifica os investimentos na melhoria do atual modelo. Com a introdução de novos motores e direção elétrica, o hatch ganhou fôlego para seguir em frente até a chegada da nova geração. Diferentemente, do que o ocorreu com o Palio que teve sua morte decretada com apenas duas gerações.
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos (Imagem meramente ilustrativa)