InícioMarcasCitroënCitroën celebra 55 anos do Méhari 

Citroën celebra 55 anos do Méhari 

- publicidade -
- publicidade -

Modelo francês teve 144.953 unidades produzidas entre 1968 e 1987 na fábrica da marca em Forest, na Bélgica

A Citroën celebra 55 anos do lançamento do Méhari que foi apresentado em 16 de maio de 1968. O modelo tinha carroceria de plástico acrilonitrila butadieno estireno (ABS) e contava com motores de 28 a 32 cv de potência. 

O Méhari foi projetado por Roland de La Poype e era produzido a partir da arquitetura do Citroën Dyane 6.

Em seu lançamento, seu nome era Dyane 6 Méhari. O modelo foi fabricado entre 1968 e 1987 totalizando 144.953 unidades produzidas, incluindo as 1.213 do Méhari 4×4.

VEJA TAMBÉM:

O Méhari foi produzido, em sua maior parte, na fábrica da Citroën em Forest, na Bélgica, mas também em outras sete fábricas na França, Espanha e Portugal.

De acordo com a Citroën, o nome Méhari vem do nome dado aos dromedários no norte da África e no Saara. Esses animais são conhecidos por sua habilidade, sua resistência, sua sobriedade e sua capacidade de transportar mercadorias e passageiros por longas distâncias. 

O Méhari com seu teto removível não aparentava ser adequado para todas as estações. No entanto, graças a uma cobertura específica para as épocas mais geladas, o carro é completamente vedado, tornando-o adequado para uso durante o ano todo.

Modular, o Citroën Méhari permitia transformar parte de seu assoalho em um encosto, o que permite adicionar dois assentos na parte traseira e, assim, acomodar até quatro passageiros. Ele pode ser usado em uma ampla gama de situações, transportando cargas de diferentes volumes junto com passageiros.

A carroceria do Méhari é composta de apenas 11 peças facilmente reparáveis e a higienização pode ser feita por meio de uma simples lavagem com água, tanto por dentro quanto por fora. Isso torna o carro fácil de manter e acessível para seus clientes.

Durante seus quase 20 anos de produção, o Méhari teve apenas três versões diferentes, incluindo duas edições limitadas.

Em 1983, foram lançadas duas edições especiais. Primeiro, o Méhari Plage, com seu visual lúdico e um chamativo tom amarelo, que foi vendido na Espanha e em Portugal. E, em abril de 1983, o Méhari Azur foi lançado nos mercados francês, italiano e português e limitado a apenas 700 unidades. Em 1979, a Citroën introduziu uma nova variante com a versão 4×4, que oferecia uma liberdade quase inigualável até hoje.

O Méhari foi um veículo de interesse especial para órgãos públicos, como a polícia, alfândega, aeroportos e muitos outros, mas também para lojistas, artesãos e milhares de clientes particulares. Ele também teve uma longa carreira no exército francês, que encomendou um total de 11.457 Méhari entre 1972 e 1987.

O Citroën Méhari 4×4 também teve sua atuação no suporte a emergências. Em 1980, dez unidades do modelo foram fretadas para prestar assistência médica ao longo do percurso do Rally Paris-Dakar em 1980. No cinema, foi um dos destaques do filme Le Gendarme de Saint Tropez, de 1964.

Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?

C4 Cactus 2024 terá novidades para conviver com novo C3 Aircross:

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -