Vendido em opções de cinco e sete lugares, monovolume teve número de versões reduzidas na mudança visual
O Chevrolet Spin chega à linha 2025 com sua segunda mudança visual e a mais profunda desde que chegou ao mercado em 2012. Mantendo a mesma plataforma GSV, o monovolume evolui em segurança, tecnologia e no visual. As mudanças são bem positivas, mas o Spin 2025 segue com o motor 1.8 SPE/4 e basicamente é o mesmo Spin que seus clientes já estão acostumados a dirigir.
O motor conta com novo gerenciamento eletrônico que permite economia de combustível em até 11%. Ele entrega 111 cv de potência a 5.200 rpm e 17,7 kgfm de torque a 2.800 rpm quando abastecido com etanol. Com gasolina, a potência é de 106 cv a 5.200 rpm e o torque fica em 16,8 kgfm a 2.800 rpm.
VEJA TAMBÉM:
Andando, o Chevrolet Spin 2025 pouco mudou em relação às linhas anteriores. O motor 1.8 não oferece um desempenho extraordinário, mas o bom torque de 17,7 kgfm com etanol a 2.600 rpm e 16,8 kgfm a 2.800 rpm com gasolina deixa o modelo ágil em arrancadas e retomadas de velocidade.
Em rotações mais altas, o motor lembra ao condutor que há somente 111 cv de potência disponível. O motor não tem elasticidade, mas quando o carro está embalado ele vai bem, para uma condução normal de uso.
Andamos no Spin 2025 com câmbio automático de seis marchas que tem bom casamento e oferece trocas de marchas no tempo certo. Mas ao pisar mais fundo no pedal, a rotação do motor sobe e a falta de isolamento acústico fica evidente. O motor 1.8 SPE/4 tem funcionamento ruidoso.
Consumo Chevrolet Spin 2025
A média de consumo aferida pelo Inmetro do Chevrolet Spin 2025 automático é de 7,4 km/l na cidade e 9,3 km/l rodando na estrada com etanol no tanque. Com gasolina, a média fica em 10,5 km/l em ciclo urbano e 13,4 km/l em ciclo rodoviário.
Já com câmbio manual, o Chevrolet Spin faz média urbana de 7,7 km/l e rodoviária de 8,6 km/l com etanol. Com gasolina, a média na cidade fica em 11 km/l e na estrada é de 12,4 km/l.
No posto de comando, o Chevrolet Spin tem todos os comandos ao alcance das mãos e dos olhos, mas apesar de toda a evolução, a coluna de direção segue apenas com regulagem em altura.
Apesar da nova densidade das espumas dos bancos, não houve mudanças perceptíveis. Os assentos dianteiros seguem não apoiando as pernas e o encosto fica devendo e em curvas, mesmo em baixas velocidades, não segura o corpo dos ocupantes a contento.
A suspensão do Spin 2025 tem calibragem mais firme, assim em pisos irregulares ela não consegue filtrar também as imperfeições do solo, prejudicando o conforto.
O Chevrolet Spin 2025 tem a carroceria alta e mesmo com o aumento do vão livre em relação ao solo, ele segue com boa estabilidade. Em curvas de alta, a suspensão consegue conter a rolagem da carroceria.
A direção elétrica do Chevrolet Spin 2025 mantém a boa calibragem, sendo leve em manobras e firme em velocidades mais altas.
Mudanças são positivas
Se na mecânica, o Chevrolet Spin 2025 não teve mudanças perceptíveis, no visual, a nova dianteira deixou o modelo com aspecto mais moderno, conseguindo disfarçar a idade do modelo.
O capô mais alto, a nova grade e os faróis em LED em todas as versões deixam o Spin com visual agradável.
De lado, o Chevrolet Spin Premier 2025 tem rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus de medidas 205/60 R16.
Todas as versões recebem molduras nos para-lamas para ficarem com visual aventureiro. Na traseira, o Spin 2025 recebeu lanternas com luzes de LED, nova tampa porta-malas e novo para-choque.
Por dentro, a mudança, de fato, é considerável. O Chevrolet Spin 2025 recebeu novo painel com linhas mais atuais. Os materiais não são luxuosos e os plásticos são rígidos, mas os encaixes são bons.
O Spin 2025 é o primeiro modelo da linha nacional da Chevrolet a receber o quadro de instrumentos 100% digital com tela de 8 polegadas, a tela oferece boa visualização, mas a marca vacila ao não oferecer as informações do computador de bordo na versão LT.
A central multimídia do Spin 2025 também é a maior da linha nacional com 11”. Ela é bem intuitiva e oferece espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay.
Nas versões LTZ e Premier, o Chevrolet Spin 2025 tem de série ar-condicionado digital. A mais cara também oferece carregador por indução.
Mas mesmo nas versões automáticas, o Chevrolet Spin 2025 não oferece apoio de braço, o item é oferecido como acessório nas lojas da marca.
Para quem vai na segunda fileira, o Chevrolet Spin oferece bom espaço para as pernas, cabeça e também para os ombros. Mas o assento central tem uma saliência que incomoda.
A grande sacada é a segunda fileira corrediça que permite aumentar a capacidade do porta-malas nas versões de cinco lugares ou aumentar o espaço para as pernas dos passageiros da terceira fileira.
Aliás, os dois bancos extras são para crianças, adultos somente em viagens de curtição.
Além da tecnologia, o Chevrolet Spin 2025 evolui em segurança e todas as versões são equipadas de série com seis airbags. A lista se completa com os compulsórios freios ABS com EBD, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil, alerta de frenagem de emergência, entre outros itens.
A versão topo de gama oferece itens de tecnologia ADAS como alerta de colisão frontal, alerta de saída de faixa, alerta de ponto cego e alerta de distância do carro que segue à frente. Se você está de olho no Spin 2025 na versão LTZ, vale a pena investir os R$ 6 mil a mais na Premier por conta dos importantes itens de segurança.
Preços do Chevrolet Spin 2025
- LT Manual – R$ 119.990
- LT Automático – R$ 126.990
- LTZ Automático – R$ 137.990
- Premier Automático – R$ 144.990
Números do Chevrolet Spin
O Chevrolet Spin tem 4,42 metros de comprimento, 1,95 m de largura, 1,69 m de altura e 2,62 m de distância de entre-eixos.
Na versão de cinco lugares, o Chevrolet Spin tem porta-malas com capacidade para 756 litros e na opção de cinco lugares, a capacidade é de 162 litros.
A distância livre em relação ao solo é de 17,3 centímetros nas versões LT e 17 cm nas opções LTZ e Premier. Nas versões LT, o ângulo de ataque é de 16,3° e o de saída é de 24,4°. Já para as opções LTZ e Premier, o ângulo de entrada é de 16,6° e o de saída fica em 24,4°.
Cores
Todas as versões do novo Chevrolet Spin 2025 são vendida nas cores Azul Boreal, Preto Ouro Negro, Cinza Rush, Branco Summit, Prata Shark e Verde Safari.