chevrolet_spin_activ_2015_3

Marlos Ney Vidal
Enviado Especial

De São Paulo – A Chevrolet fez muito barulho em seu estande na abertura do Salão de São Paulo. Entretanto, as novidades da marca não foram tão grandes. De novidades para as ruas do Brasil a marca mostrou somente o Cruze 2015 que passou por pequena reestilização e a Spin Activ com visual aventureiro. Além dos dois, a marca mostrou alguns carros conceituais baseados em modelos de produção e os esportivos Camaro Z/28 e o lendário Corvette.

chevrolet_cruze_sport6_2015_1

Chevrolet Cruze 2015

Para dar uma sobrevida ao Cruze antes da chegada da nova geração que será fabricada na Argentina em 2016 a Chevrolet reestilizou o atual. As mudanças se concentram nos para-choques. Tanto o sedã quanto hatch chegarão ao mercado juntos e continuarão a ser equipados com o motor Ecotec 1.8 Flex de 144 cv e extensa lista de equipamentos de segurança e conforto. A transmissão foi evoluída e o motor ganhou nova calibração para ficar mais econômico.

Com a mudança visual o médio ganhou o DRL (luzes de rodagem diurna), localizado sobre os faróis de neblina, agora do tipo canhão, de maior alcance. O conjunto ótico inferior junto com o para-choque e a grade redesenhada marcam as mudanças na carroceria do Cruze, que ganha também acabamento interior premium em couro bicolor e costura pespontada na versão LTZ.

 chevrolet_cruze_sport6_2015

Essa versão incorpora ainda o sistema de acionamento do motor por controle remoto, conveniente para usuários que querem refrigerar a cabine antes de entrar no veículo, por exemplo.

Já os controles eletrônicos de tração e de estabilidade (ESP) continuam sendo equipamentos de série desde as versões de entrada.

Spin Activ

chevrolet_spin_activ_2015_2

A Spin aventureira foi antecipada pelo Autos Segredos em 2013 e agora finalmente apareceu oficialmente. A Spin Activ marca a volta do fabricante no segmento dos veículos de visual aventureiro.  As vendas começam no fim de novembro.

 Esteticamente a versão Activ conta com elementos decorativos na carroceria, acabamento interno exclusivo e pelo estepe na tampa traseira. Os faróis contam com moldura preta, lanternas escurecidas, apliques nos para-lamas, para-choques retrabalhados, saias laterais com detalhes em prata e adesivos decorativos estão entre os outros diferencias do carro.

chevrolet_spin_activ_2015_1

De série a Activ conta com como ar-condicionado, direção hidráulica, travamento das portas por controle remoto e rack de teto entre outros equipamentos. O motor é o EconoFlex 1.8 de 108 cv que trabalha em conjunto com duas as opções de transmissão: manual ou automática, de seis marchas.

 chevrolet_spin_activ_2015

As rodas são de 16 polegadas e os pneus são para o uso misto (asfalto e pisos de baixa aderência, como terra batida).

A versão está disponível somente para cinco ocupantes e o porta-malas tem capacidade para 710 litros de bagagem no porta-malas, sem somar o compartimento extra no assoalho do porta-malas.

Internamente, a cor predominante é preta, diferenciando-se do marrom presente nas demais versões-, o painel traz detalhes em prata e os bancos receberam revestimento próprio.

As cores disponíveis são a sólida branco vintage e as metálicas azul macaw, cinza aztec, prata switchblade e preto carbono.

chevrolet_s10_high_country

S10 High Country

A picape S10 que recentemente ganhou novo motor 2.5 Ecotec na linha 2015 apareceu na mostra na versão conceitual High Country que é famosa em modelos Chevrolet nos Estados Unidos. De acordo com a marca a equipe de designers da marca no Brasil resolveu aplicar o conceito à S10 nacional apenas como exercício criativo.

Diferentemente das versões comerciais a High Country recebeu faróis com visual em cromo escurecido, rodas de 18 polegadas com acabamento único, frisos cromados na base dos vidros das portas além de um exclusivo e robusto Santo Antonio, especialmente projetado para integrar à caçamba. A peça acompanha uma nova capota marítima.

O interior do conceito é baseado no da Trailblazer 2015 que tem forração do couro em dois tons, com o Brownstone predominante e costura pespontada. Os acabamentos do painel também são em preto brilhante, agregando mais sofisticação à cabine.

chevrolet_onix_track_day_1

Onix Track Day

Outro modelo que recebeu tratamento conceitual foi Onix. Batizado de Track Day o modelo ganhou modificações na suspensão, motor, freios e sistema de exaustão foram completamente modificados em relação ao modelo de fábrica.

O propulsor é o Ecotec 1.8 Flex do Cruze 2015, que somado ao novo escapamento 100% em aço inox, filtro de ar de alto fluxo e uma recalibração na injeção eletrônica fazem a potência ultrapassar os 150 cv.

As rodas são de 17 polegadas de tala larga calçadas com pneus 215/45R17 de compostos mais macios, que contribuem para uma maior aderência e segurança em curvas.

No visual externo o Onix Track Day tem aerofólio traseiro e os novos spoilers frontais contribuem para uma melhor aerodinâmica, além de contrastarem com a reluzente pintura amarela da carroceria, que recebeu ainda teto escuro e grafismos exclusivos.

chevrolet_onix_track_day

O interior traz bancos tipo concha, volante ”flat base” revestidos com materiais nobres, cintos de segurança de 4 pontas além de detalhes de acabamento exclusivos.

O Onix ainda recebeu o pacote Effect em forma de conceito. O modelo compartilha o visual esportivo já usados em outros compactos da marca no Brasil. A versão especial conta com rodas de 15 polegadas escuras, pelo pacote aerodinâmico que inclui saias e spoilers e pelos faróis e lanternas com detalhes “smoked”.

 Internamente o acabamento em preto brilhante cobrem o teto, a coluna B, a capa dos retrovisores externos e a moldura da grade frontal. A assinatura visual segue com adesivos no capô, nas laterais e na tampa traseira; tudo isso para contrastar com a pintura branca da carroceria. O protótipo ainda tem volante multifuncional “flat base”, acabamentos exclusivos em vermelho acetinado, carpetes com novo bordado e painel de instrumentos com grafismo alusivo à série.

 O motor é o mesmo do Onix LTZ 1.4 manual, que desenvolve 106 cavalos.

Cobalt

A marca também mostrou seu potencial na linha de acessórios com a customização de um Cobalt. O sedã compartilha as rodas de 16 polegadas do novo Spin Activ, porém, com um novo acabamento. Traz também a grade do radiador com moldura em dark chrome com detalhe em preto brilhante, assim como a base das janelas laterais.

Lanternas escurecidas, barra do parachoque traseiro igualmente em dark chrome e adesivos de coluna em preto high gloss sobre a exclusiva pintura “Glory Red” completam o visual.

Na parte interna, o conceito ganhou painel, portas e carpete na cor “Jet Black”. Para acompanhar, os bancos receberam um revestimento em couro escuro com costuras e bordados em cinza claro, dando um toque especial de requinte e sofisticação ao conjunto.

Esportivos

chevrolet_corvette_1

O lendário Corvette C7 está no Salão, porém, não há ainda confirmação de futura comercialização. O modelo equipado com motor 6.2 V8 de 466 cv e câmbio de oito marchas é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 3,8s.

 De acordo com a Chevrolet o novo Corvette Stingray representa o equilíbrio perfeito entre tecnologia, design e desempenho.

O interior conta com fibra de carbono, alumínio e partes em couro costuradas à mão; duas novas opções de assentos de competição – cada uma com uma estrutura leve de magnésio. O esportivo tem central multimídia dupla de oito polegadas totalmente configurável com opção de sistema Valet Mode com Performance Data Recorder, que grava tudo o que acontece com o veículo em áudio e vídeo, incluindo dados de telemetria.

Tecnológico o modelo oferece ao motorista um seletor de modo de direção com cinco posições, que ajustam os parâmetros do carro desde o modo Eco, que privilegia o consumo de combustível, até o modo Track, que transforma o superesportivo num carro de corrida.

chevrolet_camaro_z28_1

O Camaro Z/28 é equipado com o motor 7.0 V8 aspirado e montado a mão que rende 512 cavalos de potência e 66,5 kgfm de torque. A transmissão é manual, de seis velocidades. Para ter um desempenho melhor que o modelo “normal” a versão é 135 kg mais leve que o modelo original. Para isto, ganhou rodas em materiais nobres e vidro traseiro mais fino.

Por dentro, o Z/28 também traz acabamento exclusivo, incluindo volante de base reta e bancos tipo concha da marca Recaro com ajustes manuais. Esse sistema é mais leve e prático, próprio para aplicações esportivas.

[photomosaic]
Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos