renault_oroch_1

Marlos Ney Vidal
Enviado Especial

De São Paulo – O Salão do Automóvel de São Paulo reserva boas atrações para os fãs automotivos. Mas, com certeza o conceito Oroch da Renault merece uma atenção especial. Afinal, o modelo entrega as linhas da futura picape Duster que terá cabine dupla como o Autos Segredos antecipou em setembro. A curiosidade em cima do modelo era tanta que até o Chefe Designer da Fiat, Paulo Nakamura, sacou seu celular e tirou várias fotos do modelo francês. A curiosidade de Nakamura sobre o modelo da marca francesa é por conta da picape que a Fiat desenvolve para o mercado nacional e que será concorrente direto da Oroch. Porém, a Oroch deverá ostentar a primazia de chegar ao mercado nacional em 2015.

renault_oroch_5

Não tivemos a confirmação se o nome da futura picape Renault será mesmo Oroch. Apuramos que os protótipos já são montados em São José dos Pinhais desde de setembro. O modelo da mostra inclusive não deverá mudar muito que chegará às ruas. Construído a partir da plataforma do Duster a picape terá capacidade para cinco ocupantes.

Segundo a Renault o conceito foi criado pelo Renault Design América Latina (RDAL), localizado em São Paulo. Pintado na cor branco acetinado, o conceito ainda conta com um toque personalizado de laranja, e está caracterizado com visual aventureiro. A dianteira da Oroch conta com alguns elementos do D-Cross Concept, uma reedição do Duster no Salão de São Paulo de 2012. Tanto na dianteira como na traseira, os amplos para-lamas dão robustez e força ao veículo.

Os racks de teto são perfeitamente integrados ao design do veículo e protegem o teto panorâmico de vidro, que proporciona grande luminosidade. O santantônio, equipamento característico das picapes, foi especialmente estudado para o transporte de pranchas de kitesurf, permitindo preservar o espaço para a carga na caçamba. O dispositivo oferece proteção ideal para levar equipamentos esportivos.

Mesmo sem revelar as medidas da Oroch a Renault adianta que ela tem bom espaço interno. A maior altura do solo, as rodas (255×60 R18) e os protetores laterais segundo a Renault deixam a picape pronta para qualquer aventura.

renault_oroch_4

O painel de instrumentos é equipado com uma tela multimídia que permite ver, em tempo real, as imagens capturadas pelas duas câmeras instaladas na traseira da cabine dupla, na parte externa do veículo. As câmeras são controladas por um comando rotativo, que fica ao lado do passageiro, no console central.

Os assentos usam a nova tecnologia “Cover Carving Technology”, utilizada nos novos Logan e Sandero, que é uma camada adicional de espuma que permite utilização intensiva, acabamento de melhor qualidade e design exclusivo.

renault_fluence_2015_2

Novo Fluence 2015

O sedã da Renault passa por sua primeira reestilização e seu lançamento está marcado para a primeira quinzena novembro com as vendas começando logo em seguida. As mudanças ficam por conta do novo para-choque dianteiro que abriga a iluminação diurna com LEDs, além disso o sedã ganhou novas rodas de liga leve e a inédita cor preta ametista e o novo quadro de instrumentos.

A mecânica não teve alterações e o Fluence 2015 mantém o motor motor 2.0 16V Hi-Flex (143 cv com etanol), câmbio automático CVT X-Tronic, além de todo o pacote de segurança com ESP (controle de estabilidade), ABS com EBD e até seis airbags.

renault_fluence_2015

O Fluence 2015 conta a central multimídia R-Link, com GPS integrado e a novidade do reconhecimento de voz.

renault_sandero_stepway_2015

Sandero Stepway

Apesar de já estar à vendas nas revendas da marca o Novo Sandero Stepway está sendo lançado no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Na dianteira, o para-choque exclusivo desta versão transmite força pelos detalhes em preto e na parte inferior com o acabamento em tom prata. Os faróis com máscara negra e os faróis de neblina também fazem parte do visual aventureiro.

Nas laterais, os contornos dos para-lamas dianteiros e traseiros, ligados pela saia lateral também em preto, passam a sensação de robustez. A versão tem novas rodas de 16 polegadas.

Já a traseira, além do para-choque com parte inferior em preto e acabamento em prata, se destacam as lanternas com máscara negra e os refletores no para-choque, que dão mais força ao visual. As barras do teto com o acabamento em duas tonalidades conferem um toque de sofisticação.

O Sandero Stepway chega com o motor 1.6 8V Hi-Power e opção de câmbio manual  ou automatizado EASY’R, ambos de cinco marchas. Esse motor gera 106 cv quando abastecido com etanol e 98 cv com gasolina. O torque máximo é 15,5 kgfm com etanol e 14,5 kgfm com gasolina.

renault_sandero_stepway_2015_1

EXCLUSIVE Outra novidade da linha 2015 é a série limitada Exclusive do Logan, com acabamento mais refinado e que também faz a sua estreia no Anhembi. O Logan Exclusive traz de série ar-condicionado automático, Media NAV 1.2, rodas de liga leve 15 polegadas, piloto automático, câmera de ré (com imagem na tela do Media NAV 1.2), bancos em couro e vidro elétrico do motorista “one touch”.

O público também pode conferir o funcionamento do câmbio automatizado EASY’R, recém-lançado no Logan e Sandero, que economiza cerca de 20% de combustível na comparação com o câmbio automático convencional (com conversor de torque).

renault_megane_rs_1

Megane RS

Desde 2013 a Renault ensaia a chegada do esportivo Megane R.S. O modelo foi desenvolvido pela Renault Sport e é equipado com o motor 2.0 16V turbo de 265 cv, que é acoplado com o câmbio manual de seis marchas e diferencial de deslocamento limitado, lhe confere elevado desempenho e esportividade.

O modelo é o atual detentor do recorde de volta mais rápida para carros de rua com tração dianteira no famoso circuito de Nürburgring, na Alemanha.

renault_megane_rs

O interior do Megane R.S. traz detalhes e acessórios exclusivos, como bancos esportivos Recaro, rodas de liga leve com aros de 19 polegadas de diâmetro, pneus especiais que suportam alta velocidade e freios dimensionados Brembo.

renault_kwld_concept

Kwid Concept

A marca também expõe vários modelos conceitos com o o Kwid  Concept  que tem portas que remetem às asas de um besouro. O modelo conta com um drone que está acoplado ao carro. Esta é a primeira vez que um droneP é associado a um veículo, podendo enviar imagem em tempo real aos ocupantes através de uma câmera de alta definição acoplada à sua estrutura. Assim, pode mostrar a situação do trânsito, tirar fotos de paisagem ou detectar obstáculos pelo caminho.

O quadro de instrumentos e o volante do Kwid ficam no centro da cabine, e o motorista dirige sentado entre os passageiros da frente. A troca de marchas é feita por um botão localizado no painel.

renault_kwld_concept_1

Com design externo divertido e dinâmico, o Kwid Concept foi concebido para as necessidades dos jovens clientes que são ainda mais antenados em tecnologia. É o primeiro carro-conceito concebido pelas equipes de estilo da marca em vários países, liderado pelo Brasil, com a missão de explorar novos mercados fora da Europa.

[photomosaic]
Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos