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Audi apresenta conceito com entre-eixos variável

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O Audi Skysphere concept é um roadster elétrico com modos de direção esportiva ou autônoma que, segundo a marca, ilustra o futuro da mobilidade de luxo

A Audi revelou nos Estados Unidos o skysphere concept. De acordo com a marca, o roadster elétrico é o primeiro membro de uma nova família de conceitos que “ilustra sua visão para o segmento de luxo do futuro, em que o interior se torna um espaço interativo e o veículo uma plataforma para experiências cativantes”.

O Audi skysphere concept é capaz de aumentar ou diminuir o entre-eixos conforme o modo de condução. Na experiência considerada esportiva, a distância é de 4,94 metros. Já no modo autônomo, chamado pelo fabricante de Grand Tour, o entre-eixos passa a ser de 5,19 metros.

Neste segundo modo, volante e pedais ficam ocultos e a sensação de espaço no carro conceito abre novas possibilidades, enquanto o Audi skysphere concept mantém automaticamente um olho na estrada e no tráfego com seu sistema de sensores de forma a levar os ocupantes com segurança ao seu destino.

O entre-eixos variável permite que o comprimento externo do skysphere concept seja aumentado em 250 mm. Além disso, a altura em relação ao solo pode ser ajustada em 10 milímetros para melhorar o conforto e a dinâmica de condução.

Visual do Audi skysphere concept

O roadster Horch 853, serviu de inspiração para o visual do Audi skysphere concept. O luxuoso conversível de cerca de 5,20 m de comprimento ganhou o Concours d’Elegance em Pebble Beach em 2009.
 
Com seus arcos de rodas alargados, típicos da marca, o skysphere enfatiza um desenho de carro para pista. A grade dianteira Singleframe enfatiza o emblema da marca — iluminado e tridimensionalmente projetado com as quatro argolas. Tanto Singleframe quanto as superfícies laterais são projetadas com elementos de LED brancos, utilizados como movimento de boas-vindas ao abrir ou fechar o veículo.

Audi skysphere concept
Foto | Audi/Divulgação

A traseira foi desenvolvida em um túnel de vento e combina elementos de speedster e um shooting brake, com grandes superfícies de vidro em um design tradicional simplificado. Duas malas de viagens especialmente desenhadas para o Audi skysphere encontram espaço sob o vidro na parte de trás. O espaço também é dominado por uma superfície de LED, controlado digitalmente e que se estende em toda a largura do veículo.

LEDs vermelhos estão espalhados na superfície traseira e criam iluminação dinâmica e efeitos de sombra quando as unidades são ligadas e desligadas. Ao alterar a distância entre-eixos e, portanto, o modo de operação de Grand Touring para o esportivo, a assinatura também muda e envia uma indicação clara do ponto de luz alterado do conceito Audi skysphere, particularmente na área em torno da grade dianteira.

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Interior

O skysphere concept é projetado para a condução autônoma de nível 4. Como resultado, os elementos de controle, como o volante e os pedais, podem se deslocar em uma posição invisível.
 
Os assentos são revestidos por tecido de microfibra. Há ainda no interior acabamento em madeira de eucalipto e couro sintético.

Quando usado no modo operado pelo motorista, o habitáculo se transforma em um cockpit com, diz a Audi, “ergonomia perfeita”. Juntamente com o chassi e a carroceria, o painel de instrumentos e o painel no console central também se movem para a parte traseira. O motorista encontra todos os controles, incluindo o volante e os pedais, na posição que melhor o atende.

Audi skysphere concept
Foto | Audi/Divulgação

A central multimídia pode ser usada para exibir conteúdo da internet, videoconferências ou filmes. Pequenos painéis de toque nas portas são usados para operar o ar-condicionado. Alto-falantes estão escondidos atrás dos painéis da porta e na parede interior traseira para produzir som surround. A forma dos encostos de cabeça impede a turbulência e também o ruído do vento.

Motorização

O Audi skysphere concept é empurrado por motor elétrico posicionado no eixo traseiro que entrega energia às rodas. Ele gera 465 quilowatts de potência (o equivalente a 632 cv) e 76,4 kgfm de torque. O roadster que, pesa cerca de 1.800 kg, vai de 0 a 100 km/h em 4 segundos.
 
Os módulos da bateria da Audi skysphere ficam posicionados atrás da cabine e entre os assentos, no túnel central. A capacidade da bateria não foi revelada, mas, segundo o fabricante, supera 80 kWh. A autonomia é de mais de 500 km de acordo com o padrão WLTP.

Audi skysphere concept
Foto | Audi/Divulgação

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