Confesso que quando vi o conceito LRX, que foi exposto no Salão de Detroit de 2009, suspeitei do novo utilitário esportivo que a Land Rover estava desenvolvendo. Mas o conceito se tornou realidade sem grandes modificações e o resultado é o Range Rover Evoque, modelo que será lançado em todo o mundo em novembro, mas está em exposição no Rio de Janeiro.

A mesma exposição esteve em São Paulo na última semana. Ela visa divulgar o modelo e suas tendências, o que é realmente é muito complexo para um carro da Land Rover. Descendente de carros que nasceram na lama, o Evoque combina o luxo, potência e a perspicácia na lama que caracterizam um Range Rover a uma carroceria compacta, leve e moderna. “Poucas vezes na história recente da indústria automobilística viu-se um veículo com tanto apelo para o design como quando foi anunciado o Range Rover Evoque. Se o modelo possui uma proposta diferente, de viés urbano, moderno e tecnológico, a estratégia que norteia seu lançamento mundial não poderia ser diferente”, comentou o presidente da Jaguar Land Rover América Latina e Caribe, Flavio Padovan, durante o lançamento do evento.Difícil é definir um concorrente. O Range Rover Evoque tem 4,37 metros de comprimento e 1,97 metros de largura, assim ele é ligeiramente mais curto e ao mesmo tempo mais largo que o Freelander 2. No entanto, é 10 cm mais baixo na versão 4 portas, ou 13 cm (!), em relação ao 2 portas. Dimensões que o deixariam próximo do Volkswagen Tiguan, BMW X1, Audi Q3 e Volvo XC60. O detalhe é que o refinamento não é o mesmo.Mas quando se abre alguma porta e você ve o interior você volta a respirar. Há espaço suficiente para 5 adultos, que viajarão cercados de um primoroso acabamento e se tiverem menos de 1,90m, sem raspar a cabeça no teto (que a partir da versão Prestige pode ser panorâmico). Algo semelhante ao que se encontra em sedãs medios. Para o entretenimento há  três telas de LCD, duas para quem for atrás, nos encostos de cabeça dianteiros e uma no centro do painel, do tipo que pode, por exemplo, exibir um video para o carona e o GPS para o motorista. Esta tela, touch-screen, ainda comanda diversas funções do veículo.

A quem tem claustrofobia as telas são uma ótima distração. Atrás os mais baixos terão dificuldade para ver a paisagem, por conta da linha de cintura elevada combinada ao caimento acentuado do teto, algo que me lembrou o Kia Sportage. Há espaço sufuciente para as pernas, mas se as suas forem longas e você quiser viajar no banco traseiro do Coupé, é melhor pensar duas vezes. Grandinhos como eu entrarão com mais dificuldade e terão de ser pacientes: eventualmente será necessário esperar o passageiro da frente sair, o banco se mover elétricamente para a frente e voce ainda terá de puxar o mecanismo para que o encosto abra espaço.Agora podemos analisar as linhas do Evoque com mais calma. É interessante como as formas são tão diferentes do que se vê nos demais carros da Land Rover, e ele ainda traz consigo a identidade da marca. Talvez culpa da grade dianteira e da concepção dos faróis. A traseira é simplesmente impactante. As lanternas afiladas com iluminação em LEDs combinam com o vidro traseiro, digamos, minúsculo.

Adepto à tendência de downsizing, entre as opções de motorização do Evoque não há sequer um bloco V6 ou V8. Por aqui, onde desembarca em novembro – o lançamento será mundial – ele apenas fará uso de um bloco 2.0 Turbo de 240 cv e e 37,2 kgfm de torque fornecido pela Ford (um EcoBoost) que estará acoplado a uma transmissão automática de seis marchas. Depois disso, o único segredo é o preço. Eu bem tentei saber sobre isso, mas ninguém da montadora pronunciou valores. O fato é que será mais barato que qualquer outro Range Rover, que partem de meros R$ 282 mil. Tendo em vista que o Discovery 4 mais caro sai por R$ 248 mil, aposto que os preços do Evoque no Brasil partirão dos R$ 220 mil. Mas vale lembrar que serão 3 versões, Pure, Prestige e Dynamic, e que o Coupé será mais caro ainda.

Para os interessados:

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Endereço: Avenida Ayrton Senna, 2.150 – Barra da Tijuca

11 a 16/8, das 10 às 22 horas

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Fotos | Henrique Rodriguez/Autos Segredos

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