Confesso que quando vi o conceito LRX, que foi exposto no Salão de Detroit de 2009, suspeitei do novo utilitário esportivo que a Land Rover estava desenvolvendo. Mas o conceito se tornou realidade sem grandes modificações e o resultado é o Range Rover Evoque, modelo que será lançado em todo o mundo em novembro, mas está em exposição no Rio de Janeiro.
A mesma exposição esteve em São Paulo na última semana. Ela visa divulgar o modelo e suas tendências, o que é realmente é muito complexo para um carro da Land Rover. Descendente de carros que nasceram na lama, o Evoque combina o luxo, potência e a perspicácia na lama que caracterizam um Range Rover a uma carroceria compacta, leve e moderna. “Poucas vezes na história recente da indústria automobilística viu-se um veículo com tanto apelo para o design como quando foi anunciado o Range Rover Evoque. Se o modelo possui uma proposta diferente, de viés urbano, moderno e tecnológico, a estratégia que norteia seu lançamento mundial não poderia ser diferente”, comentou o presidente da Jaguar Land Rover América Latina e Caribe, Flavio Padovan, durante o lançamento do evento.Difícil é definir um concorrente. O Range Rover Evoque tem 4,37 metros de comprimento e 1,97 metros de largura, assim ele é ligeiramente mais curto e ao mesmo tempo mais largo que o Freelander 2. No entanto, é 10 cm mais baixo na versão 4 portas, ou 13 cm (!), em relação ao 2 portas. Dimensões que o deixariam próximo do Volkswagen Tiguan, BMW X1, Audi Q3 e Volvo XC60. O detalhe é que o refinamento não é o mesmo.Mas quando se abre alguma porta e você ve o interior você volta a respirar. Há espaço suficiente para 5 adultos, que viajarão cercados de um primoroso acabamento e se tiverem menos de 1,90m, sem raspar a cabeça no teto (que a partir da versão Prestige pode ser panorâmico). Algo semelhante ao que se encontra em sedãs medios. Para o entretenimento há três telas de LCD, duas para quem for atrás, nos encostos de cabeça dianteiros e uma no centro do painel, do tipo que pode, por exemplo, exibir um video para o carona e o GPS para o motorista. Esta tela, touch-screen, ainda comanda diversas funções do veículo.
A quem tem claustrofobia as telas são uma ótima distração. Atrás os mais baixos terão dificuldade para ver a paisagem, por conta da linha de cintura elevada combinada ao caimento acentuado do teto, algo que me lembrou o Kia Sportage. Há espaço sufuciente para as pernas, mas se as suas forem longas e você quiser viajar no banco traseiro do Coupé, é melhor pensar duas vezes. Grandinhos como eu entrarão com mais dificuldade e terão de ser pacientes: eventualmente será necessário esperar o passageiro da frente sair, o banco se mover elétricamente para a frente e voce ainda terá de puxar o mecanismo para que o encosto abra espaço.Agora podemos analisar as linhas do Evoque com mais calma. É interessante como as formas são tão diferentes do que se vê nos demais carros da Land Rover, e ele ainda traz consigo a identidade da marca. Talvez culpa da grade dianteira e da concepção dos faróis. A traseira é simplesmente impactante. As lanternas afiladas com iluminação em LEDs combinam com o vidro traseiro, digamos, minúsculo.
Adepto à tendência de downsizing, entre as opções de motorização do Evoque não há sequer um bloco V6 ou V8. Por aqui, onde desembarca em novembro – o lançamento será mundial – ele apenas fará uso de um bloco 2.0 Turbo de 240 cv e e 37,2 kgfm de torque fornecido pela Ford (um EcoBoost) que estará acoplado a uma transmissão automática de seis marchas. Depois disso, o único segredo é o preço. Eu bem tentei saber sobre isso, mas ninguém da montadora pronunciou valores. O fato é que será mais barato que qualquer outro Range Rover, que partem de meros R$ 282 mil. Tendo em vista que o Discovery 4 mais caro sai por R$ 248 mil, aposto que os preços do Evoque no Brasil partirão dos R$ 220 mil. Mas vale lembrar que serão 3 versões, Pure, Prestige e Dynamic, e que o Coupé será mais caro ainda.
Para os interessados:
Casa Shopping
Endereço: Avenida Ayrton Senna, 2.150 – Barra da Tijuca
Nós usamos cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.