fiat_500_abarthFinalmente, a Fiat lança no Brasil o 500 Abarth. Porém, as vendas do modelo produzido em Toluca, no México, só começam em um mês. Os preços ainda não foram definidos, mas, estimasse que o pequeno esportivo tenha preço inicial entre R$ 75 mil a R$ 80 mil. O esportivo marca a volta da divisão esportiva do fabricante ao Brasil.

fiat_500_abarth_01Diferentemente, das versões comuns do Cinquecento, o 500 Abarth se destaca pelo duplo escapamento cromado, faróis e rodas de liga leve exclusivas de 16” com pneus 195/45 R16, faixas laterais disponíveis nas cores vermelho, branco e preto, e capa dos retrovisores externos acompanhando a mesma cor da faixa.

O pequeno esportivo chega até os 100km/h em apenas 6,9 segundos graças ao motor 1.4 Multiair 16 V Turbo que rende 167 cv de potência e torque de 23 kgfm que é distribuído por uma ampla faixa de rotação, entre 2.500 e 4.000 rpm. Equipado com transmissão manual de cinco marchas, o 500 Abarth conta ainda com nova direção de assistência elétrica, com relação mais direta.

fiat_500_abarth_16Visualmente, o 500 Abarth tem o para-choque dianteiro maior, por conta 69 mm extras para alojar os radiadores de ar e água, completando o visual dianteiro estão os exclusivos faróis e o logotipo do escorpião. Já a traseira é tem novo para-choque com a dupla saída de escapamento e o logotipo do escorpião. O esportivo ainda conta com 16 “detalhes Abarth” espalhados pela carroceria e também no interior. Na dianteira, além. O escorpião pode ser encontrado ainda nas laterais, na tampa do porta-malas, no volante de direção e até no motor.

Internamente, o modelo conta com bancos anatômicos em formato concha. No painel há o medidor de pressão do turbo em destaque, num instrumento exclusivo e dedicado, dando ao motorista/piloto ainda mais intimidade com o modelo e com o desempenho.  O volante de base achatada e o comando do câmbio e painel são revestidos em couro com costura vermelha.

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O quadro de instrumentos é digital e as informações são visíveis através de uma tela de LCD TFT. Nela é possível ver o conta-giros, velocímetro, marcador de combustível e outras informações. Independente da entrada de luz externa, as informações serão sempre nítidas e de fácil visualização.

Segundo a marca o 500 Abarth foi todo revisto para suportar o desempenho esportivo. Carroceria, freios, suspensões e motorização fazem dele um novo modelo. As suspensões contam molas, amortecedores e barras estabilizadoras redimensionadas para maior estabilidade.  O conjunto ainda conta rodas de alumínio fundido de 16 x 6,5 polegadas com pneus 195/45 R16. Os discos de freios são redimensionados e as pinças são pintadas em vermelho, além de serem maiores e com poder de frenagem realçado.

Fiat_500_abarth_05 SEGURANÇA No quesito segurança o 500 Abarth conta com sete air bags (dois frontais, dois Side Bags, dois Window Bags e Knee Bag), freios ABS com EBD (Electronic Brake-force Distribution), ESS (Emergency Stop Signal), ESC (Electronic Stability Control), TCS (Traction Control System) e TTC (Torque Transfer Control).

O bólido conta com três níveis de controle eletrônico de estabilidade, configuráveis através da tecla ESC. Quando se aciona a chave de ignição, o ESC automaticamente assume o primeiro patamar, com todos os controles ligados. Nessa configuração, o ESC foi calibrado para manter a trajetória do veículo, atuando nos freios caso a eletrônica identifique um escorregamento de algum pneu e, se necessário, ele até reduz a potência do motor.

Já se o condutor optar por desligar o sistema pela tecla ESC, a assessoria eletrônica de estabilidade entra no segundo modo, alertado pela inscrição “ESC off”. Os níveis de escorregamento dos pneus é ampliado, aumentando a integração com o motorista. Entretanto, se o condutor quiser ainda mais domínio sobre o carro, é só apertar e segurar a tecla ESC por mais de 10 segundos, e o controle eletrônico de estabilidade se reduz quase a margem zero, aumentando a responsabilidade do motorista.

fiat_500_abarth_11 Para passar ainda mais a sensação esportivo o modelo tem a tecla Sport. Com ela acionada o quadro de instrumento assume novas funções, dando mais esportividade ao modelo. O conta-giros ganha destaque e no canto direito surge uma tela que indica a posição do pedal do acelerador, como nos verdadeiros carros de corrida. Além dessas mudanças no painel, a função “Sport” aumenta automaticamente a pressão do turbocompressor na faixa de torque do motor, de 0,8 bar para 1,24 bar, o volante ganha “peso” e o pedal do acelerador responde ainda mais rapidamente.

O modelo será comercializado nas cores sólidas, preto gara, vermelho sfrontato e branco caldo e também na cor metálica cinza nuvoloso. O cliente ainda conta com a possibilidade de escolha das faixas laterais “Abarth” e calotas dos espelhos retrovisores externos nas cores vermelha, branca e preta. Opcionalmente, o pacote pode ser completado ainda com teto solar elétrico Sky Wind e o sistema de áudio Beats Premium Audio System.

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Fotos | Fiat/Divulgação