Novo SUV compacto da Renault estreia no Brasil a evolução da plataforma CMF-B que dará origem sete veículos globais

O Renault Kardian chegará em março para ser o pontapé inicial da virada de chave da marca no mercado brasileiro. O SUV chegará para concorrer com o VW Nivus e Fiat Pulse. Os preços só serão revelados em março, mas estimamos que a versão mais cara tenha preço na casa dos R$ 130 mil. 

Neste primeiro contato, a apresentação foi estática, mas deu para perceber que com o Kardian a marca evolui em design, tecnologia e segurança. As linhas do SUV agradam aos olhos, a frente é imponente e a traseira tem belas lanternas. O acabamento interno também evolui em relação aos modelos atuais da marca, os novos bancos dianteiros acomodam bem as costas dos ocupantes.

Para quem vai atrás, o assento apoia bem as pernas dos ocupantes e o espaço interno é bom, graças aos 2,60 metros de entre-eixos. No entanto, falta saída de ar para o banco traseiro. A turma de trás conta com duas entradas USB-C para carregamento de celular. 

Nova plataforma

O novo SUV da Renault será o responsável pela estreia da nova plataforma CMF-B no Brasil que dará origem na região aos novos Duster e Oroch, com a picape possivelmente sendo feita na Argentina. A arquitetura permite construir modelos com entre-eixos entre 2,60 metros e 2,95 metros. 

VEJA TAMBÉM:

Oficialmente, a Renault diz que o Kardian não descende do Dacia Stepway, mas basta olhar as laterais para perceber o parentesco com o primo romeno. Não é demérito para o fabricante, afinal, a base CMF-B é uma evolução da plataforma usada pelo Renault Clio europeu. 

De lado, o formato das portas e o monobloco são praticamente os mesmos do Stepway, mas as laterais receberam novas estampagens. 

Em relação ao Dacia Stepway, o capô é novo, assim como os faróis e para-choque. O novo SUV Renault terá sistema ótico duplo que está em evidência no meio automotivo. Em versões mais caras, os faróis serão iluminados por luzes de LED. Já as versões de entrada terão luzes halógenas. 

Na traseira, a tampa é nova e tem vinco bem acentuado na parte inferior. As lanternas têm formato de “C” e contam com uma pequena extensão na tampa do porta-malas.

Por dentro, o Renault Kardian tem o mesmo painel do Dacia Stepway, mas recebe quadro de 100% digital de 7” polegadas. A central multimídia tem tela de 8” e oferece espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay com ou sem cabo. Há também carregador por indução. Em versões mais caras, o SUV terá um aplique em couro na parte central do painel.

Para se diferenciar do Dacia Stepway, o Kardian recebe console central elevado. O SUV pelo menos na versão apresentada tem freio de estacionamento elétrico. 

A alavanca de marchas é do tipo e-shifter, bem mais charmosa que as convencionais. Em versões mais caras, o sistema de partida do motor será por botão. 

O SUV tem o sistema MULTI-SENSE que permite customizar a condução e o ambiente interno, que também pode ser personalizado por meio de opções de oito ambientes luminosos.

Renault Kardian
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Frente tem conjunto óptico em duas seções

Segurança

A Renault diz que o Kardian terá seis airbags de série, sendo dois frontais, dois laterais e dois de cortina, freios ABS com EBD, assistente de partida em rampa e controles de estabilidade e tração. Há também o alerta de ponto cego e câmera multivisão

O SUV também terá itens tecnologia ADAS como cruise control adaptativo (ACC) que pode ser ativado a partir de 30 km/h, alerta de distância segura que funciona de 30 km/h a 180 km/h e alerta de colisão frontal e frenagem ativa de emergência. 

Tamanho

O Renault Kardian tem 4,11 metros de comprimento, 2,60 de entre-eixos, 2,02 m de largura e 1,54m de altura. Já o vão livre em relação ao solo é de 20,9 centímetros. O ângulo de ataque é de 20° e o de saída fica em 36°. O porta-malas do SUV pode levar até 358 litros de bagagens. 

Na versão de entrada, o Renault Kardian terá rodas de aço de 16” com calotas, nas demais elas serão de 17”, mudando apenas o acabamento. Com 17”, os pneus são de medidas 205/55 R18. 

Motor e câmbio do Renault Kardian

Além da nova plataforma, o SUV da Renault também estreará a produção local do novo motor 1.0 Turbo Flex. A marca não revelou todos os números do motor, mas adianta que a potência com etanol será de 125 cv, perde para o Pulse que tem 130 cv, mas ganha em relação ao torque, são 22,4 kgfm, contra 20,4 kgfm do modelo italiano. 

O motor será ligado ao câmbio automatizado de dupla embreagem de seis marchas que é fabricado pela Magna da China. 

A Renault não confirma, mas o Kardian também contará com o motor 1.6 SCe em versões de entrada que poderá ser ligado aos câmbios manual ou CVT.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.