De Guarujá-SP
Antes de começar a escrever este lide, fiz um rápido exercício mental acerca do que penso sobre os modelos da Peugeot. Conclui que sou apaixonado pelo design elegante, vistoso e nada sisudo de seus modelos e também aprecio a gama de motores que ‘empurram’ os seus veículos. No entanto, o Leão francês me assusta tanto quanto o Leão do Imposto do Renda na hora que a rocha quebra: no pós-venda. Em pesquisa divulgada no início do segundo semestre deste ano pela empresa de consultoria J.D. Power, a fabricante francesa ficou na última posição entre 13 grandes montadoras no quesito supracitado. Tudo bem que o grupo PSA está tentando melhorar a reputação de suas marcas, a fim de fazer com que os compradores de seus carros tornem-se clientes fiéis, mas a tarefa não é fácil. Estou fazendo um juízo de valor? Estou, assim como nove entre 10 petrolheads. Todavia, só de ter o primeiro contato visual com o 308 reestilizado já sinto aquele comichão, aquela vontade de desembolsar ao menos R$ 69.990 (preço de partida do hatch médio) para poder me tornar proprietário de tamanha beleza — assim como, creio eu, muitos leitores deste site.
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Já mecanicamente o 308 sofreu algumas mudanças mais interessantes. Na versão topo de linha, Griffe (R$ 82.990), ele será vendido exclusivamente com motor 1.6 THP turbo flex de 173cv — mesmo que equipa C4 Lounge e o ‘novato’ 2008, lançado no começo deste ano. Acompanha o propulsor transmissão automática de seis velocidades. O câmbio também casa com a versão Allure (R$ 75.990) equipada com o conhecido motor 2.0 de 151cv e 22kgfm de torque (etanol). Por fim, completando a cadeia alimentar, está a Allure (R$ 69.990) com propulsor 1.6 de 122cv e 16,4kgfm de torque (etanol) e transmissão manual de cinco velocidades, testado pelo Autos Segredos.
Por se tratar de trem de força familiar, o 308 em sua versão de ‘entrada’ não demonstra tantas mudanças. O motor 1.6 impulsiona (e bem) o carango, que pesa 1,31 toneladas, e as marchas têm engates clínicos, tendo relação bem curta. Contudo, a suspensão do hatch recebeu nova calibração e aderiu ao hibridismo de alguns de seus concorrentes. Menos esportiva, mas não menos divertida, fez com que o habitáculo se tornasse mais silencioso com uma maior absorção dos impactos causados pelas imperfeições das nossas vias. Tal fator torna mais agradável a tocada do hatch em ruas esburacadas e estradas de asfaltamento duvidoso sem causar um impacto negativo na performance, na pegada naturalmente esportiva do modelo. Por fim, o volante com assistência eletro-hidráulica não desaponta. O handling é muito bom e digno da proposta do veículo.
O novo Peugeot 308 já pode ser configurado no site oficial da montadora e seu grande atrativo, assim como em outros modelos da linha da marca do leão, é a extensa gama de itens de série. A Allure 1.6, por exemplo, já vem com faróis máscara negra, revestimento parcial dos bancos em couro, rodas de liga leve 17” Anubis, central multimídia integrado ao painel com tela colorida multifunções de 7”, conexão USB para iPod/MP3 player e entrada AUX + WIP Bluetooth, função Jukebox, 16GB de memória interna, Mirror Link, computador de bordo com ajustes do veículo, sensor de estacionamento traseiro e teto solar panorâmico. Ademais, temos ainda ar-condicionado automático digital Bi-zone com saídas de ar traseira, direção eletro-hidráulica, piloto automático (regulador de velocidade) e Limitador de velocidade.
*O jornalista viajou a convite da montadora.
FICHA TÉCNICA
MOTORES
Allure – 1.6 de 122cv e 16,4kgfm de torque (etanol) e 115cv de potência e 15,5kgfm de torque (gasolina); Allure 2.0 de 151cv e 22kgfm de torque (etanol) e 143cv de potência e 20kgfm (gasolina); Griffe- 1.6 THP de 173cv de potência e 24kgfm de torque (etanol) e 166cv de potência e 24kgfm de torque (gasolina)
CÂMBIO
Manual de cinco velocidades – Allure 1.6/ automática sequencial de seis velocidades – Allure 2.0 e Griffe
DIREÇÃO
Com assistência eletro-hidráulica
SUSPENSÃO
Rodas independentes, pseudo McPherson, com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos pressurizados na dianteira e traseira
TANQUE DE COMBUSTÍVEL
60L
PORTA-MALAS
430
ENTRE-EIXOS
2,6m
COMPRIMENTO
4,29m
LARGURA
2,0m
ALTURA
1,5m
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Mix Segundo o departamento de marketing da montadora, a Peugeot pretende comercializar 50% dos 308 em sua versão Allure 1.6, 20% Allure 2.0 e 30% com a configuração Griffe, equipada com o propulsor 1.6 turbo flex.
Configura, rapaz! O Peugeot 308 reestilizado já pode ser configurado no site oficial do fabricante.
Europeu Os executivos da Peugeot garantem que trarão para o Brasil o 308 europeu, que não ganhou somente um ‘tapa’ no Velho Continente, mas sim uma nova geração. Segundo Ana Theresa Borsari, o modelo servirá como uma opção de dupla oferta da montadora no segmento dos hatches médios e já está em processo de homologação.
Que crise? Borsari crê que a marca irá crescer mesmo no cenário de crise instaurado no país. A estimativa é que em 2016 a Peugeot aumente sua participação de mercado em ao menos 30%. Além disso, a expectativa é que a fabricante mantenha o market share de 1,1% no Brasil até o fim deste ano. “O melhor jeito de enfrentar a crise são as armas que a gente dispõe (para tal), e a Peugeot tem as melhores armas e em 2016 continuaremos crescendo”, afirmou a executiva durante o lançamento do 308. Vale frisar que, hoje, a participação da marca, segundo a própria, no segmento de hatches médios é de 8%.
Fidelizando Apostando na fidelização da clientela, a Peugeot oferece vantagens para quem já possui um veículo da marca e queira comprar o 308. Os clientes terão bônus na faixa de R$ 3 mil, três primeiras revisões grátis e ganharão um aparelho de telefone celular.