SUV construído a partir da plataforma EMP2 é apenas 20 centímetros maior que o 3008. Peugeot 5008 será em duas versões Griffe e Griffe Pack. Em estrada motor 1.6 é limitado
Peugeot 5008
Foto | Peugeot/Divulgação

Por Marlos Ney Vidal (*)
De Porto Feliz (SP)

Bem acabado, preço competitivo, bom conteúdo tecnológico e boa lista de itens de série são os atrativos do Peugeot 5008 para se dar bem no concorrido mercado de SUV´s. Com capacidade para sete ocupantes, modelo tem bom espaço interno para os ocupantes das duas primeiras fileiras. Bancos individuais da segunda fileira facilitam o acesso aos assentos extras que são ideais para o transporte de crianças.

Peugeot 5008
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Mercado

A marca estima vender 150 unidades mensais do Peugeot 5008. Mas, está preparada para atender uma demanda maior, a exemplo do que o ocorreu com 3008 que teve todas as unidades do primeiro lote vendidas.

Preços do Peugeot 5008

Durante o mês de março, o Peugeot ofertará o 5008 com preços especiais. A versão Griffe será comercializada por R$ 154.990 e a versão Griffe Pack é ofertada por R$ 163.990. A partir de abril o 5008 Griffe será vendido por R$ 157.490 e o Griffe Pack terá preço sugerido de R$ 166.490.

Concorrentes

A Peugeot elencou como concorrentes do 5008, o Mitsubishi Outlander, Kia Sorento e Toyota SW4. Segundo a marca francesa, eles são mais caros e menos equipados que seu modelo.

Peugeot 5008
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Linhas

Externamente, o Peugeot 5008 tem as mesmas linhas do 3008 até a coluna B. O que muda é o maior entre-eixos e o aumento de 20 centímetros no comprimento final para os bancos extras. Na dianteira, o 5008 tem a frente verticalizada com uma grande grade com as facetas cromadas que abriga o Leão da marca destacado no centro. Os faróis principais são iluminados por Led, assim como as luzes DRL e os faróis de neblina.

O Peugeot 5008 tem a linha de cintura alta e mesmo assim mantém boa área envidraçada. As portas traseiras são maiores por conta do entre-eixos alongado.

Já na traseira, a tampa do porta-malas mais verticalizada não casa bem com o resto das linhas do carro. O mesmo aplique preto do 3008 une as lanternas do 5008. A peça ainda invade as laterais, e, é iluminada com luzes LED opalinas. O desenho da lanterna tem as três garras presentes em outros modelos da marca. Um deslize da marca francesa é não ofertar fechamento e abertura da tampa do porta-malas. Além de ser muito alta e dificultar o fechamento por pessoas de baixa estatura, a tampa é bem pesada.

Peugeot 5008
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Acabamento

Internamente, o bom acabamento do Peugeot se destaca. O acabamento do painel mescla acabamento emborrachado e apliques em tecido. O acabamento se replica nas forrações de portas. Em ambas as versões os bancos são revestidos em couro.

Em termos de ergonomia os comandos estão todos a mão do condutor. A posição elevada do quadro de instrumentos facilita sua leitura. Já o volante pequeno, apesar de charmoso, requer que o condutor fique mais atento, pois, pequenos movimentos já proporcionam um esterçamento maior da direção. A coluna de direção com ajustes de altura e profundidade facilita a vida do motorista para encontrar a posição correta para dirigir.

O espaço interno é bem amplo para os ocupantes dianteiros e da segunda fila. Os bancos individuais da segunda fileira são reguláveis em extensão em até 15 centímetros.

Peugeot 5008
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Auxílios à condução

Na versão Griffe Pack, os sistemas de auxílio ao motorista contribuem para uma direção mais segura. Na estrada, forçamos a invasão das faixas da via sem o acionamento da seta. A todo o momento, em que fazíamos a manobra, o volante ficava mais pesado e forçava o retorno para faixa correta de rolamento.

Piloto automático

Já o piloto automático inteligente acelera, reduz e freia o 5008 sem interferência do motorista. Em nosso trajeto, meu parceiro de test drive programou a velocidade para 120 km/h, assim o SUV mantinha a correta distância do carro da frente e mesmo que o motorista interfira e pressione o pedal do acelerador, o sistema reduz a velocidade do veículo para se evitar a colisão.

Peugeot 5008
Foto | Peugeot/Divulgação

Andando

Nossa reportagem andou por cerca de 100 quilômetros com o Peugeot 5008 em estradas do interior paulista. Apesar da boa cavalaria e torque do motor 1.6 THP, o propulsor trabalha no limite. Mesmo com apenas dois ocupantes, o motor não proporciona respostas rápidas. Com o carro com sua capacidade máxima, o condutor terá que ter cuidado redobrado em ultrapassagens, já que, as retomadas são mais lentas.

De série

A versão Griffe do Peugeot 5008 vem equipada com freio de estacionamento eletrônico, roda de 19”, faróis em Led, faróis DRL em Led, teto solar panorâmico, sistema keyless, banco do motorista com regulagem de altura, bancos dianteira com massageador, câmera de ré, câmera traseira com visão de 180°, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, central multimídia com tela touchscreen compatível com Apple Carplay e Google Android Auto, entre outros itens.

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Já a versão Griffe Pack agrega piloto automático, sistema de ponto cego, assistência de farol alto, Active Safety Brake (alerta), correção e alerta de permanência em faixa, alerta de ultrapassagem involuntária de linha, detector de fadiga, leitor de sinalização de velocidade com reconhecimento das placas de velocidade, recomendações e Visiopark (Novas Características do Sistema de Ajuda a Manobras).

Porta-malas

Com os bancos da terceira fileira rebatidos o porta-malas do Peugeot 5008 tem capacidade para 780 litros. Se eles forem retirados, o compartimento ganha 60 litros extras. Com os bancos montados, o porta-malas comporta 237 litros até o teto.

Peugeot 5008
Foto | Peugeot/Divulgação

Segurança

Desde a versão Griffe, o Peugeot 5008 vem equipado com ESP – controle de estabilidade dinâmica, auxílio à frenagem de urgência ( transmite uma potência extra de frenagem quando a velocidade com que o condutor pisa no freio excede um determinado nível, acendendo automaticamente o pisca-alerta), repartidor eletrônico de frenagem, que distribui a potência de frenagem entre as quatro rodas, seis airbags, sendo dois frontais para o condutor e passageiro, laterais e de tórax para o condutor e passageiros e de cortina (com extensão até a 3ª fileira de bancos) e fixações no padrão ISOFIX para três cadeirinhas de criança (assento do passageiro dianteiro e assentos laterais traseiros), entre outros itens.

Cores

O SUV será vendido em quatro opções de cores, sendo três metálicas e uma especial. São elas: Cinza Artanse, Emerald Crystal, Preto Perla Nera e Branco Nacré (perolizada).

(*) Jornalista viajou à convite da Peugeot.