Novo Peugeot 208 tinha tudo para se destacar entre os hatches no Brasil. Ao ser apresentado na Europa, em 2019, consumidores brasileiros estavam eufóricos com suas linhas, mas…
O bordão adaptado do narrador Cleber Machado pode ser um resumo da grande expectativa em torno do novo Peugeot 208 2021, no Brasil. Apresentando na Europa no fim de 2019, o hatch francês era o coqueluche nas redes sociais. Frases do tipo “Chegou o carro que irá bater o VW Polo” eram lugar comum. Porém, o caso de amor entre os possíveis compradores do Peugeot 208 foi se acabando à medida que o motor 1.6 era confirmado no lugar do aguardado 1.2 PureTech Turbo.
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De futura promessa, o Peugeot 208 2021 passou a ser apenas mais um modelo. E olha que a marca, como a última a chegar com novidade para o segmento, tinha a faca e o queijo na mão para observar os erros e acertos dos concorrentes.
O Autos Segredos questionou a Peugeot se no futuro, com a fusão PSA/FCA, o 208 tenha chances de receber os motores Turbo Firefly. Em nota a Peugeot diz que “Ainda não comentamos sobre o que acontecerá com nossos produtos em razão da fusão com a FCA. Mas o nosso motor 1.6 16V flex é utilizado em inúmeros veículos em vários países onde o Groupe PSA opera, sempre reconhecido pela robustez e eficiência que fazem com que o EC5 seja um motor moderno, versátil e robusto, com durabilidade e confiabilidade mais do que comprovada. Isso é sinônimo de tranquilidade para o cliente final. É um motor com ampla capacidade de aplicação, entregando sempre um bom desempenho e prazer ao dirigir. Além disso, nosso cliente tem poder de escolher entre um motor flex ou um esportivo 100% elétrico”. Porém, esse motor é aplicado somente em países emergentes e na Europa Oriental.
Outro detalhe instigante na nota da Peugeot é que o consumidor terá poder de escolha para levar o 1.6 flex ou esportivo 100% elétrico. Entretanto, o “poder” estará 100% relacionado ao bolso do comprador, ainda mais com preços de até R$ 95 mil para versão flex. É de se esperar valores próximos aos R$ 200 mil para o elétrico, o que nesse caso, abre o leque para modelos de categoria superior pelo valor a ser investido.
Mas a marca deve ter se baseado em suas pesquisas com possíveis compradores para optar pela manutenção do veterano motor 1.6 no Peugeot 208 2021. E não serão as críticas da imprensa especializada que farão com o que marca mude algo, pelo menos em curto prazo.
Como é o Peugeot 208 Active Pack 2021?
Em nosso hoje sim, hoje sim, hoje não, fomos conhecer o novo Peugeot 208 Active Pack 2021. Ao vivo e “em cores”, a expectativa em relação as suas linhas foram 100% positivas. O hatch é um dos mais belos do segmento.
Mesmo na versão de entrada, o desenho do hatch é impactante. A dianteira com as luzes diurnas e faróis simulando as presas de um leão são um belo cartão de visitas. O capô mais curto com o nome 208 gravado no para-choque completa o charme na dianteira. A grade está na medida certa e casa perfeitamente com o visual.
Visto de lado, as linhas do Peugeot 208 Active 2021 são levemente vincadas e rodas de aro 16 polegadas preenchendo toda a caixa de roda transmitem a esportividade.
Os designers da PSA foram muito felizes no desenho do hatch. A traseira com as lanternas integradas com um aplique em Black Piano são bem elegantes e ainda abrigam a maçaneta de abertura do porta-malas.
O para-choque com a parte central em preto, onde está alojada a placa de identificação, também está na medida certa e sem exageros.
E o interior?
Ao sentar no posto de comando, os pontos positivos da geração anterior estão presentes como o volante de menor diâmetro, coluna de direção com ajuste em altura e profundidade, e bancos que apoiam bem as pernas.
Os comandos estão à mão do condutor e a central levemente inclinada para o motorista são pontos positivos.
Para os ocupantes da frente o espaço é satisfatório. Já para os ocupantes do banco traseiro, a vida não é lá tão confortável. Os 2,53 metros de entre-eixos não ajudam, mas ainda assim há espaço para as pernas de dois ocupantes adultos.
Mas o que incomoda mesmo são os assentos mais baixos e curtos que não apoiam bem as pernas dos passageiros. Já o espaço para a cabeça é bom.
Acabamento
Sem materiais emborrachados, o Peugeot 208 Active Pack 2021 tem forros de porta e painel construídos em plásticos rígidos. Neste primeiro contato não foram notadas falhas de encaixe ou rebarbas, com exceção do plástico que forra a parte interna da tampa do porta-malas, cujas rebarbas saltam aos olhos.
Andando
O Peugeot 208 Active 2021 tem a suspensão mais firme que o deixa o hatch mais atraente em condução mais esportiva. Mas os ocupantes acabam sentindo mais as imperfeições do solo em asfaltos não tão bem cuidados.
A direção com assistência elétrica tem respostas rápidas e fica mais firme em velocidades mais altas. Em manobras, ela é leve e facilita bem o trabalho do condutor.
Além do fator desempenho, a crítica pela falta de um motor turbo também se faz pela economia. Mas não que o motor 1.6 16V de 118 cv quando abastecido com etanol faça feio no quesito desempenho.
Mas leve que o 2008 que usa o mesmo motor, o 208 acaba se saindo melhor. Mas ele não tem elasticidade e demora mais para encher. As acelerações não empolgam e as retomadas de velocidade são mais lentas. Em estrada, depois de embalado o motor acaba cumprindo seu papel.
O câmbio poderia ajudar mais, mas sua calibração não contribui para um melhor aproveitamento do motor.