Campos do Jordão (SP)
Você jogaria um SUV que começa com preços a partir de R$ 377.500 na lama? Se sua resposta for não, você está redondamente enganado. Pois, os engenheiros da Land Rover pensaram e fizeram de tudo para que o novo Range Rover Sport 2014 enfrente obstáculos aliando conforto com a força necessária para as escapadas do fim de semana.
Tanto faz se o percurso é no asfalto ou na terra, as tecnologias sempre dão uma força e tanto para que o condutor não faça besteira.
No asfalto o sistema de amortecimento Adaptive Dynamics monitora o piso cerca de 500 vezes por segundo e, aliado ao controle pneumático de altura da suspensão ajustado automticamente, permite que o condutor, em situações de alta velocidade, contorne curvas com extrema estabilidade e sem a mínima rolagem da carroceria.
Já na terra a suspensão pode ser elevada e o motorista conta o sistema “Terrain Response 2”, que seleciona automaticamente o modo mais indicado para cada tipo de terreno. O Range Rover Sport tem sistema de tração integral permanente que incorpora uma caixa de transferência com reduzidas para condições mais extremas no fora de estrada, com uma distribuição de 50/50 e capacidade de bloqueio em 100%. A distância máxima do solo foi aumentada para 278 mm (+ 51 mm) e o sistema de suspensão pneumática foi atualizado e varia automaticamente entre duas alturas na condução.
O novo Range Rover Sport tem design ousado como o do irmão Evoque que deixa o SUV com um desenho bem esportivo sem perder a elegância. O SUV é 8% mais aerodinâmico que o antecessor, por conta do para-brisa de ângulo baixo, perfil aerodinâmico arredondado e teto flutuante que começa mais alto na frente e vai se inclinando para baixo ao chegar na parte de trás.
MOTORES O novo Range Rover Sport conta com três opções de motores para o mercado nacional, duas a gasolina e uma a diesel. O motor SDV6 diesel rende 292cv de potência com torque máximo de 63,7mkgf. Para um carro com peso acima das duas toneladas o motor não faz feio e tem bom rendimento tanto no asfalto como no fora de estrada.
Já a primeira opção a gasolina é o 3.0 V6 Supercharged que rende 340cv de potência com torque de 45,9 mkgf de torque entre 3.500 e 5.000rpm. O desempenho dos modelos equipados com esse motor melhora bem se comparado ao diesel.
O câmbio sempre é o automático ZF8HP70 de oito velocidades com opções para trocas sequenciais no volante. As marchas mais baixas tem relação curta e oferecem respostas rápidas em situações urbanas ou muita força no fora de estrada. Já as marchas mais altas têm relações mais alongadas para proporcionar mais conforto em velocidade de cruzeiro (aos 100 km/h o modelo pode estar abaixo das 2.000 rotações) e melhor consumo de combustível.
SEGURANÇA São oito airbags e o modelo ainda conta com os sistemas de freios com ABS, EBA, EBD, DSC, HDC, entre outros, que atuam de forma independente da ação do motorista e garantem o bom desempenho e estabilidade em todas as situações.
ÁUDIO O SUV conta com três níveis do sistema de som da Meridian.Com destaque para o “Signature Reference 3D” com 1.700 W e 23 alto-falantes, incluindo um subwoofer para a melhor experiência de som surround. Os três sistemas contam com amplificadores modernos e com a mais atual tecnologia de processamento digital da Meridian que garantem uma qualidade sonora perfeitamente otimizada. A marca ainda oferece o pack conectividade que conta com o sistema Bluetooth que permite controlar o celular pela tela touch screen de oito polegadas ou pelos comandos no volante, transmissão de áudio via Bluetooth, para reproduzir músicas armazenadas em um telefone ou outro dispositivo portátil pelo do sistema de áudio do veículo, conectividade USB ou iPods/MP3, tela Dual View, que permite ao passageiro da frente assistir a um DVD enquanto, na mesma tela, o motorista enxerga informações úteis do carro como, por exemplo, o sistema de navegação e por fim sistema de fones de ouvido sem fio.
VENDAS A marca tem com meta vender entre 1.000 e 1.100 unidades do Range Rover Sport por ano. Sendo que o modelo 2014 já conta com 331 unidades pré-vendidas. As versões a diesel deverão representar 70% do mix de vendas. Futuramente o Range Rover Sport contará com a versão para sete ocupantes.
Confira abaixo os preços e as versões para o mercado brasileiro:
(*) Jornalista viajou a convite da Land Rover do Brasil
Fotos | Marcos Camargo/Land Rover/Divulgação e Land Rover/Divulgação