rangroversport2014Marlos Ney Vidal (*)
Campos do Jordão (SP)

Você jogaria um SUV que começa com preços a partir de R$ 377.500 na lama? Se sua resposta for não, você está redondamente enganado. Pois, os engenheiros da Land Rover pensaram e fizeram de tudo para que o novo Range Rover Sport 2014 enfrente obstáculos aliando conforto com a força necessária para as escapadas do fim de semana.

rangroversport2014aPara mostrar todos os atributos “passeamos” com todas as versões do modelo na Serra da Mantiqueira, a convite da marca, passando por cidades de São Paulo e Minas Gerais.

Tanto faz se o percurso é no asfalto ou na terra, as tecnologias sempre dão uma força e tanto para que o condutor não faça besteira.

No asfalto o sistema de amortecimento Adaptive Dynamics monitora o piso cerca de 500 vezes por segundo e, aliado ao controle pneumático de altura da suspensão ajustado automticamente, permite que o condutor, em situações de alta velocidade, contorne curvas com extrema estabilidade e sem a mínima rolagem da carroceria.

Já na terra a suspensão pode ser elevada e o motorista conta o sistema “Terrain Response 2”, que seleciona automaticamente o modo mais indicado para cada tipo de terreno.  O Range Rover Sport tem sistema de tração integral permanente que incorpora uma caixa de transferência com reduzidas para condições mais extremas no fora de estrada, com uma distribuição de 50/50 e capacidade de bloqueio em 100%. A distância máxima do solo foi aumentada para 278 mm (+ 51 mm) e o sistema de suspensão pneumática foi atualizado e varia automaticamente entre duas alturas na condução.
rangroversport2014iO SUV tem a carroceria construída 100% em alumínio. As inovações tecnológicas incorporadas ao chassi em alumínio proporcionaram uma redução de peso de até 420 kg. O modelo é o primeiro veículo do seu segmento a incorporar uma estrutura integralmente em alumínio. A estrutura do veículo é 39% mais leve em relação ao modelo anterior.

O novo Range Rover Sport tem design ousado como o do irmão Evoque que deixa o SUV com um desenho bem esportivo sem perder a elegância. O SUV é 8% mais aerodinâmico que o antecessor, por conta do para-brisa de ângulo baixo, perfil aerodinâmico arredondado e teto flutuante que começa mais alto na frente e vai se inclinando para baixo ao chegar na parte de trás.
rangroversport2014hApesar do desenvolvimento em conjunto com o Range Rover Vogue o Sport é 14,9 cm mais curto e 5,5 cm mais baixo que o novo Range Rover Vogue, além de pesar 45 kg a menos. Mesmo compartilhando algumas características com o Vogue, não são parentes tão próximo: o Sport tem 75% de componentes diferentes que influenciam diretamente no seu design. As rodas de 20, 21 e 22 polegadas deixam o SUV com o visual ainda mais esportivo.

MOTORES O novo Range Rover Sport conta com três opções de motores para o mercado nacional, duas a gasolina e uma a diesel. O motor SDV6 diesel rende 292cv de potência com torque máximo de 63,7mkgf. Para um carro com peso acima das duas toneladas o motor não faz feio e tem bom rendimento tanto no asfalto como no fora de estrada.

Já a primeira opção a gasolina é o 3.0 V6 Supercharged que rende 340cv de potência com torque de 45,9 mkgf de torque entre 3.500 e 5.000rpm. O desempenho dos modelos equipados com esse motor melhora bem se comparado ao diesel.
rangroversport2014rAgora, se o assunto é desempenho, a grande vedete é 5.0 V8, que é um verdadeiro devorador de asfalto. Abordo do modelo o condutor nem sente que está dirigindo um SUV. Nas O desempenho é de fazer inveja há muitos esportivos que existem por aí. Sobrealimentado por um compressor volumétrico, o oito cilindros tem capacidade de resposta impressionante graças aos 510cv de potência e torque de 63,7mkgf disponível entre 2.500/5.000 rpm. A velocidade máxima é 250km/h limitada eletronicamente. O modelo faz de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos.

O câmbio sempre é o automático ZF8HP70 de oito velocidades com opções para trocas sequenciais no volante. As marchas mais baixas tem relação curta e oferecem respostas rápidas em situações urbanas ou muita força no fora de estrada. Já as marchas mais altas têm relações mais alongadas para proporcionar mais conforto em velocidade de cruzeiro (aos 100 km/h o modelo pode estar abaixo das 2.000 rotações) e melhor consumo de combustível.
rangroversport2014fTECNOLOGIA O novo chassi ainda inclui o sistema “Dynamic Response”, que conta com barras estabilizadoras ativas que trazem o veículo pra baixo quando em curva. O Adaptive Dynamics é outra tecnologia que incorpora amortecedores de variação contínua (CVD) e, nos modelos mais potentes, um modo específico “Dynamic” no sistema “Terrain Response 2” para os que preferem a condução em estrada. Este sistema é usado em conjunto com o sistema Dynamic Response de dois canais, com o diferencial traseiro ativo dinâmico e sistema de distribuição de torque independente para as quatro rodas.

SEGURANÇA São oito airbags e o modelo ainda conta com os sistemas de freios com ABS, EBA, EBD, DSC, HDC, entre outros, que atuam de forma independente da ação do motorista e garantem o bom desempenho e estabilidade em todas as situações.

ÁUDIO O SUV conta com três níveis do sistema de som da Meridian.Com destaque para o “Signature Reference 3D” com 1.700 W e 23 alto-falantes, incluindo um subwoofer para a melhor experiência de som surround. Os três sistemas contam com amplificadores modernos e com a mais atual tecnologia de processamento digital da Meridian que garantem uma qualidade sonora perfeitamente otimizada. A marca ainda oferece o pack conectividade que conta com o sistema Bluetooth que permite controlar o celular pela tela touch screen de oito polegadas ou pelos comandos no volante, transmissão de áudio via Bluetooth, para reproduzir músicas armazenadas em um telefone ou outro dispositivo portátil pelo do sistema de áudio do veículo, conectividade USB ou iPods/MP3, tela Dual View, que permite ao passageiro da frente assistir a um DVD enquanto, na mesma tela, o motorista enxerga informações úteis do carro como, por exemplo, o sistema de navegação e por fim sistema de fones de ouvido sem fio.
rangroversport2014dCONVENIÊNCIA O modelo conta configuração de iluminação ambiente, tampa do porta-malas elétrica, sistema keyless com botão start/stop, compartimento refrigerado, bancos e para-brisas aquecidos. Para a turma do banco de trás há ainda duas telas independentes de oito polegadas instaladas nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros que podem transmitir imagens diferentes de acordo com a vontade de cada um dos ocupantes dos bancos de trás, que contam com sistema de fones de ouvido sem fio e também entrada auxiliar para acoplamento de dispositivos externos, como um video game.

VENDAS A marca tem com meta vender entre 1.000 e 1.100 unidades do Range Rover Sport por ano. Sendo que o modelo 2014 já conta com 331 unidades pré-vendidas. As versões a diesel deverão representar 70% do mix de vendas. Futuramente o Range Rover Sport contará com a versão para sete ocupantes.

Confira abaixo os preços e as versões para o mercado brasileiro:

  • Range Rover Sport 3.0 SDV6 SE (292 cv) – R$ 377.500
  • Range Rover Sport 3.0 SDV6 HSE (292 cv) – R$ 405.500
  • Range Rover Sport 3.0 S/C HSE (340) – R$ 393.500
  • Range Rover Sport V8 5.0 S/C HSE Dynamic (510 cv)- R$ 496.500
  • Range Rover Sport V8 5.0 S/C HSE Autobiography (510 cv) – R$ 530.900
  • Range Rover Sport V8 5.0 S/C Autobiography Dynamic (510 cv) – R$ 539.900

(*) Jornalista viajou a convite da Land Rover do Brasil

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Fotos | Marcos Camargo/Land Rover/Divulgação e Land Rover/Divulgação