Novo Nissan Sentra 2023 estreia mirando órfãos de Honda Civic

1265

Marca japonesa projeta ficar com 11,5% de market share no segmento de sedãs médios. Modelo chega em duas versões com preços entre R$ 148.490,00 e R$ 171.590,00

Por Marlos Ney Vidal
De Nova Odessa (SP)

Lançada em 2019, a nova geração do Nissan Sentra desembarca no Brasil com quase quatro anos de atraso. A marca projetou lançar o sedã entre 2020 e 2021, mas a pandemia de Covid-19 frustrou os planos. O sedã chega em duas versões de acabamento para disputar espaço num segmento em que o Toyota Corolla é Rei. 

Com o novo Sentra 2023, a Nissan espera fisgar alguns órfãos de Civic, afinal, o sedã retornou ao Brasil via importação, mas o preço de R$ 244.90,00, o deixa como um produto de nicho. O Chevrolet Cruze Sedan que seria seu outro concorrente está caminhando para dar adeus ao mercado. 

VEJA TAMBÉM:

Neste panorama, a Nissan enxerga que possa conquistar de 10% a 11,5% de participação no segmento de sedãs médios. Considerando os números de vendas do segmento em 2022, a marca espera vender entre 400 e 500 unidades mensais. Vendido em duas versões com preço sugerido de R$ 148.490,00 para a versão Advance e R$ 171,590,00 para a Exclusive, o fabricante deverá ser feliz com sua estimativa. 

O novo Nissan Sentra 2023 ganhou linhas modernas e em dia com a identidade visual da marca. Para os mais desatentos, o sedã médio poderá fazer cosplay de Versa e muitos nem perceberão que é outro carro. Afinal os dois são bem parecidos, a diferença é que o sedã médio é bem maior.

Na dianteira, o sedã tem a grade em “V” e faróis mais afilados e são iluminados por Full LED nas duas versões, a Exclusive tem farol alto com comutação automática. Ambas versões contam também com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. 

Visto de lado, as versões têm as mesmas rodas de liga de 17 polegadas calçadas com pneus de medidas 215/50 R17. O aplique em acrílico na coluna “C” deixa o sedã com teto flutuante, a exemplo do irmão. 

Na traseira, as lanternas são horizontais iluminadas por luzes de LED invadindo a tampa do porta-malas. O compartimento de bagagens tem capacidade para 466 litros. Como todo sedã, apesar da boa capacidade, itens maiores são mais complicados de serem acomodados.

No geral, as linhas do Novo Sentra 2023 são bem agradáveis e o sedã tem atributos para cativar os consumidores pela emoção. 

Por dentro, o sedã tem acabamento bem cuidado com painel emborrachado e encaixes perfeitos. As duas versões têm ar-condicionado digital de duas zonas e cinco saídas de ar, sendo duas horizontais nas extremidades e três na parte central. 

O novo Sentra tem console elevado e um apoio de braço que esconde um bom porta-trecos. 

O volante é multifuncional e é o mesmo já usado por Kicks, Versa e Frontier. Ajuste da coluna de direção em altura e profundidade são comuns nas duas versões .

Os bancos dianteiros são bem confortáveis e acomodam bem os ocupantes oferecendo bom apoio para as pernas e para as costas dos ocupantes. Nas duas versões há ajustes elétricos. 

As forrações de porta tem revestimento em couro na parte central e nos apoios de braços. 

Apesar do bom entre-eixos de 2,70 metros, o espaço é ideal para dois adultos e uma criança. Os encostos de cabeça são fixos. Nas versões Advance e Exclusive, os bancos são revestidos em material sintético na cor preto. A versão Exclusive ainda tem um pacote em que os bancos são cobertos em couro na cor Sand (caramelo) com acabamento diferenciado simulando elementos em 3D. 

O revestimento deixa o novo Nissan Sentra mais sofisticado e luxuoso, vale a pena pagar os R$ 1.700,00 extras pedidos pelo acabamento. 

O Novo Nissan Sentra tem 4,64 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,45 m de altura e 2,70 m de entre-eixos.

Como anda o Novo Nissan Sentra 2023?

Se o visual interno e externo agrada, o conjunto mecânico pode não agradar a todos. A oitava geração abandonou o antigo motor 2.0 Flex de ciclo Otto. O novo Nissan Sentra tem novo motor 2.0 de injeção direta de ciclo Atkinson que se diferencia do Otto no momento de abertura e fechamento de válvulas.

O motor bebe somente gasolina e em números aferidos pelo Inmetro faz média de 11 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada. No teste drive em sua maioria em estrada, a média ficou em 13 km/l com dois passageiros e ar ligado. 

São 151 cavalos de potência a 6.000 rpm e torque de 20 kgfm a 4.000 rpm. Ele passa a ser ligado a uma nova geração de câmbio CVT que simula oito marchas. 

O condutor tem à sua disposição quatro modos de condução: Normal, Sport, Manual e o ECO que pode reduzir o consumo entre 5% e 10%. 

Donos de Sentra que ficavam incomodados com o antigo CVT que às vezes ficava perdido buscando a rotação ideal, podem ficar tranquilos, o novo câmbio está perfeitamente casado com o motor não mostrando indecisão nas retomadas de velocidade. 

O motor acelera bem e não tem o brio de um turbo que enche mais rápido, mas casa bem com propósito do carro e do segmento, afinal o Corolla também tem sua gama o motor 2.0 aspirado. Em ultrapassagens, o condutor terá total segurança nas ultrapassagens, o sedã tem boa retomada de velocidade.

No entanto, apesar do bom casamento do motor e câmbio e mesmo com toda a forração no capô e vidros de maior espessura para diminuir os ruídos internos, o funcionamento do motor acaba invadindo bem a cabine quando o mesmo é mais exigido. 

Conforto

A suspensão multilink na traseira contribui para que o Novo Nissan Sentra 2023 tenha rodar suave privilegiando o conforto a bordo. O carro fica muito na mão do condutor e mesmo em velocidades mais altas, ele parece que está sempre preso ao chão. Até mesmo em curvas com velocidade mais alta, a carroceria tem mínima rolagem. Em nosso primeiro contato com o sedã, passamos por um trecho de rua com calçamento e a suspensão cumpriu bem o seu papel filtrando a rodagem no piso irregular. 

Itens de série do novo Nissan Sentra 2023

Confira os principais equipamentos de cada versão:

Advance 2.0 CVT

  • Acabamento dos bancos em material sintético na cor preta
  • Acendimento inteligente dos faróis (sensor crepuscular)
  • Airbags duplos na frente, laterais e cabeças (6)
  • Alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW)
  • Alerta de Objetos no Banco Traseiro
  • Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA)
  • Ar-condicionado automático digital de duas zonas
  • Assistente Inteligente de Frenagem (FEB)
  • Assinatura dos faróis dianteiros em LED
  • Banco do motorista com regulagem elétrica
  • Banco traseiro bipartido e dobrável com tecnologia Zero Gravity®
  • Bancos dianteiros aquecidos e com tecnologia Zero Gravity®
  • Câmera de estacionamento traseira
  • Central multimídia de oito polegadas
  • Faróis dianteiros e de neblina de LED
  • Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX)
  • Freios a disco nas 4 rodas, com ABS, controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA)
  • Painel de instrumentos com display central em TFT de sete polegadas
  • Portas USB dianteiras (Tipo A + tipo C) e traseira (Tipo A)
  • Retrovisores externos com regulagem elétrica e LED indicador de direção
  • Rodas de liga leve de 17″ diamantadas e pneus 215/50 R17
  • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
  • Sistema inteligente de partida em rampa (HSA)
  • Sistema de som com 6 alto-falantes
  • Troca de marchas no volante (paddle shift)

Exclusive 2.0 CVT

A versão topo de linha vem com todos os equipamentos da Advance e agrega:

  • Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA)
  • Alerta Inteligente e Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDW+I-LI)
  • Faróis automáticos inteligentes (HBA)
  • Monitoramento de Ponto Cego (BSW)
  • Partida remota do motor
  • Piloto Automático Inteligente (ICC) com comandos no volante
  • Retrovisor interno eletrocrômico
  • Retrovisores externos rebatíveis eletricamente
  • Sistema premium de som BOSE® com oito alto-falantes
  • Teto solar com controle elétrico
  • Visão 360º Inteligente e Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD)

Segurança

Em relação à segurança, o novo Sentra 2023 conta com o Nissan Safety Shield que é um conjunto de sistemas avançados de assistência ao motorista. Desde a versão Advance, ele conta com Alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW); Visão 360º Inteligente com Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD); Alerta de Objetos no Banco Traseiro; Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA); Faróis Automáticos Inteligentes (HBA) e Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS).

A versão Exclusive agrega Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA);  Alerta Inteligente de Mudança de Faixa (LDW); Monitoramento de Ponto Cego (BSI) e Piloto Automático Inteligente (ICC).

Garantia

O Novo Nissan Sentra tem três anos de garantia total sem limite de quilometragem. Até os 60 mil quilômetros rodados ele tem revisões com preços fixos. Confira os valores:

  • 10 mil km – R$ 591,00
  • 20 mil km – R$ 1.131,00
  • 30 mil km – R$ 591,00
  • 40 mil km – R$ 1.131,00
  • 50 mil km – R$ 591,00
  • 60 mil km – R$ 1.131,00

Cores

O Novo Nissan Sentra é comercializado as cores Preto Premium (sólida) e Prata Classic (metálica), e nas opções de dois tons Branco Diamond com teto Preto Premium e Cinza Grafite com teto Preto Premium (metálicas/sólidas), que são exclusivas para a versão Exclusive.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.