InícioMarcasDaciaNovo Dacia Duster é revelado com motorização híbrida

Novo Dacia Duster é revelado com motorização híbrida

- publicidade -
- publicidade -

Em sua terceira geração, Duster é totalmente renovado com design futurista e robusto, ficando ligeiramente menor com o uso de nova plataforma

A Dacia, subsidiária romena da Renault, revelou mundialmente a nova geração de seu SUV compacto. O terceira linhagem do Duster, que começará a ser vendido em 2024 na Europa, chega com a mais profunda alteração já feita na história do modelo, recebendo mudanças totais que vão do visual ao estrutural, passando pelos motores.

Com design 100% inspirado no Conceito Bigster, o novo Duster passa a ostentar linhas mais modernas e sóbrias, utilizando faróis e lanternas em LED em formato de Y deitado. À primeira vista o utilitário consegue manter sua identidade, mas pode remeter levemente a modelos Volvo ou Land Rover, o que não é necessariamente um demérito. As linhas mais horizontalizadas, junto à maçaneta traseira escondida na coluna C, colaboram para um resultado final bonito, que passa a sensação de um projeto atual sem perder a caraterística robustez visual conhecida das antigas gerações.

Nova plataforma e dimensões menores para o Dacia Duster

Apesar da marca garantir maior espaço para as pernas, a aplicação da plataforma CMF-B, mesma do Renault Kardian, gerou medidas menores ao novo SUV compacto romeno. O Duster perdeu ligeiramente em comprimento (3 cm a menos), largura (2 cm a menos) e altura (6 cm a menos) em relação a geração anterior.

Porta-malas e entre eixos também diminuíram e agora o carro pode levar 472 litros (3 a menos que o atual) de bagagem, com 2.657 mm de distância entre as rodas (uma redução de 16 mm). Isso pode ser justificado pela provável futura chegada da versão de produção do Bigster no velho continente, com medidas mais generosas e utilizando a mesma filosofia de design e estrutura.

Interior renovado, mas nos padrões Dacia

Por dentro, a nova geração substituiu o quadro de instrumentos analógico por uma tela totalmente digital de 7″ e adiciona uma nova central de 10,1″ com conexões sem fio. Apesar de apresentar uma mudança visual completa, o que podemos ver no geral é semelhante ao já aplicado no Sandero europeu, principalmente no que diz respeito aos materiais utilizados e recursos oferecidos.

Apesar de não fugir muito do que já é característico da montadora, o novo Dacia Duster nas versões mais caras conta ar condicionado digital, carregador por indução, sistema de navegação integrado à tela multimídia, chave presencial, freio de mão eletrônico e sistema de som 3D.

Opções híbridas

Abandonando de vez os motores diesel em seu mercado natal, a nova geração é oferecida inicialmente com opção 1.0 turbo TCe totalmente a combustão que não teve os dados técnicos revelados. A marca resolveu focar nas versões eletrificadas, inéditas no modelo. A primeira une o propulsor TCe 130 1.2 a um sistema híbrido leve com motor elétrico de arranque de 48 volts e bateria de 0,9 kWh, entregando 130 cv de potência combinada. Com câmbio manual de seis marchas, o Duster MHEV tem ainda opção de tração nas quatro rodas.

Já a versão topo de linha, híbrida convencional, une um motor 1.6 de 96 cv e quatro cilindros a dois motores elétricos. Enquanto um trem de força elétrico gera 49 cv extras, o outro funciona como motor de arranque em alta tensão. A potência total fica na casa dos 140 cv, que é distribuída para as rodas por meio de uma transmissão automática com quatro velocidades para o motor a gasolina e duas para o energizado. Segundo a Dacia a bateria de 1,2 kWh da versão mais cara pode funcionar no modo totalmente elétrico em 80% do tempo, além de sempre ligar o novo Duster sem a necessidade de acionar a combustão.

Maior foco em segurança

Projetado para atender as demandas de segurança obrigatórias da União Europeia, o Duster de terceira geração oferece itens como ACC, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, identificação automática de sinalização de trânsito, aviso de saída e assistente de manutenção em faixa, sensor crepuscular com farol alto automático e mais.

Com data de chegada às lojas marcada para o primeiro semestre de 2024 na Europa, o novo Dacia Duster terá ao todo quatro versões, denominadas Essential, Expression, Extreme e Journey. No Brasil o modelo será vendido sob a chancela Renault, como já acontece, com previsão de chegada somente em 2025 utilizando motorização híbrida, podendo inclusive ser chamado por outro nome.

Antes disso, porém, no próximo ano a atual geração do Duster será reestiliziada e ganhará sobrevida para conviver com a futura renovação total do SUV. O utilitário ganhará nova grade, rodas e desenho interno das lanternas traseiras, que serão inspiradas na nova geração romena. Como mudança mecânica o Duster nacional será oferecido somente com motor 1.3 turboflex TCe ligado ao câmbio CVT.

Foto | Dacia/Divulgação

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -