De Mogi Guaçu (SP)
Quem vê por foto, pode imaginar que a Mitsubishi L200 Triton Sport 2017 é apenas uma reestilização baseada na quarta geração do modelo. Porém, ao vivo a história muda e mostra que apesar de seguir as linhas da antiga geração, a picape passou por um completo banho de loja. As vendas começam em outubro.
Num primeiro momento, o mix de vendas será de 60% para HPE Top, 30% para HPE e 10% para opção GLS. Já para os próximos meses, o mix muda um pouco, a versão HPE Top terá 30% de participação, a HPE 50% e a de entrada, GLS terá 20% de participação.
Nesta nova geração, a L200 vem equipada com o motor 2.4 turbo diesel, em alumínio, com 190cv e 43,9 kgfm de torque. Já o câmbio pode ser manual de seis velocidades ou automático de cinco velocidades.
Uma das mudanças que mais chama a atenção da nova L200 são os enormes faróis que que são iluminados por Bi Xênon e ainda contam com luz diurna em LED (DRL) na versão topo de linha. Nas demais, a iluminação é feita por faróis halogêneos. A enorme grade cromada, que se integra aos faróis se destaca. Mas, caso o cliente não goste da peça cromada, a marca oferece como acessório três opções de grade nas cores: carbono, preto e cinza grafite que são comercializadas nas concessionárias.
Desde a versão de entrada GLS, a picape vem equipada com acendimento automático dos faróis,acionamento automático do limpador do para-brisa,ar-condicionado automático dual zone,banco do motorista ajuste de altura manual, piloto Automático,sistema “keyless” de abertura das portas,sistema Multimídia Power Touch com tela touch screen de 7¨,CD/DVD** player com GPS integrado, entrada auxiliar P2 e USB com interface para iPod, MP3, sistema Bluetooth®, rádio AM/FM, vidros com acionamento elétrico nas quatro portas, bancos revestidos em couro, piloto automático, sistema “keyless” de abertura das portas e volante revestido em couro com controle de áudio.
A versão HPE agrega o câmbio automático e aletas para trocar de marchas no volante. Já a HPE TOP acrescenta airbag de cortina, airbag lateral e airbag de joelho (motorista), banco do motorista com ajustes elétricos, sensor estacionamento traseiro, sistema de abertura das portas com sensores de aproximação (KOS) e assistente de condução com trailer (TSA).
Internamente, o painel de plástico rígido tem bons encaixes e está na média dos concorrentes. O acabamento em piano black e chrome-like silver está presente no painel e console central, nos painéis de porta e no seletor eletrônico da tração 4×4. Os bancos dianteiros são confortáveis e apoiam bem o corpo dos ocupantes. Ponto positivo para boa inclinação do encosto do banco traseiro. O assento apoia bem as pernas dos ocupantes, mas, falta espaço para a cabeça dos ocupantes das extremidades
Andamos alguns quilômetros em circuito off road e on road. A L200 tem um bom acerto de suspensão que preza pelo conforto dos ocupantes quando se trafega em vias pavimentadas. Em estradas de terra, a suspensão absorve bem as imperfeições do solo, já em situações mais extremas, não há mágica, os solavancos não dão paz para os ocupantes. Por outro lado, nestas situações a picape mostra sua valentia para encarar todos os percalços de um circuito off road. Mesmo sem ter um ABS off road, o sistema entende a mudança das condições do solo e atuando satisfatoriamente.
Um dos destaques da L200 Triton Sport é o novo motor 2.4, mesmo sendo de cilindrada menor que os concorrentes, o propulsor tem bons números de potência e torque. Quando comparada as concorrentes que estão no pódio, ela só perde no quesito potência para a Chevrolet S10 que tem 200cv, ficando na frente da Fiat Toro que tem 170cv e da Hilux que rende 177cv. Já em relação ao torque a L200 Triton ganha da Toro que tem 35,7kgfm e perde para a Hilux que tem 45,9kgfm e para a S10 que conta 51kgfm.
Na estrada, o motor 2.4 tem desempenho satisfatório e o bom torque garante ultrapassagens com segurança. Entretanto, o propulsor poderia trabalhar melhor se o câmbio tivesse uma sexta marcha. A picape conta com sistema de tração 4×4 com bloqueio do diferencial central e 4×4 reduzida.
Confira os preços:
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Fotos | Murilo Mattos/Mitsubishi/divulgação