Nova geração da picape se destaca pelo conforto e motor, mas, câmbio de cinco marchas deixa a desejar

Mit_l200_triton_sport_2017_14Marlos Ney Vidal (*)
De Mogi Guaçu (SP)

Quem vê por foto, pode imaginar que a Mitsubishi L200 Triton Sport 2017 é apenas uma reestilização baseada na quarta geração do modelo. Porém, ao vivo a história muda e mostra que apesar de seguir as linhas da antiga geração, a picape passou por um completo banho de loja. As vendas começam em outubro.

Mit_l200_triton_sport_2017_7A L200 Triton Sport 2017 diesel será comercializada em três versões: GLS HPE e HPE Top, sendo que a primeira será comercializa com câmbio manual de cinco velocidades e as duas últimas com transmissão automática de cinco velocidades. A quinta geração é fabricada em Catalão (GO) e dividirá as linhas de produção com a quarta geração que  continuará ser comercializada com motores diesel e flex.

Num primeiro momento,  o mix de vendas será de 60% para HPE Top, 30% para HPE e 10% para opção GLS. Já para os próximos meses, o mix muda um pouco, a versão HPE Top terá 30% de participação, a HPE 50% e a de entrada, GLS terá 20% de participação.

Mit_l200_triton_sport_2017_19A nova L200 Triton Sport foi construída com novos aços de diferentes classes de resistência. Algumas partes da carroceria receberam painéis de aço anticorrosivo. Os reforços estruturais proporcionaram um aumento da rigidez a torção e flexão. Além disto, eles estão mais resistentes a quebras por fadiga.

Nesta nova geração, a L200 vem equipada com o motor 2.4 turbo diesel, em alumínio, com 190cv e 43,9 kgfm de torque. Já o câmbio pode ser manual de seis velocidades ou automático de cinco velocidades.

Uma das mudanças que mais chama a atenção da nova L200 são os enormes faróis que que são iluminados por Bi Xênon e ainda contam com luz diurna em LED (DRL) na versão topo de linha. Nas demais, a iluminação é feita por faróis halogêneos. A enorme grade cromada, que se integra aos faróis se destaca. Mas, caso o cliente não goste da peça cromada, a marca oferece como acessório três opções de grade nas cores: carbono, preto e cinza grafite que são comercializadas nas concessionárias.

Mit_l200_triton_sport_2017_15 Nas laterais, a picape segue as linhas da quarta geração da L200 mantendo a mesma divisão entre a carroceria e a caçamba, cuja curvatura está um pouco mais acentuada na linha 2017. Na traseira as lanternas passam a invadir as laterais. A caçamba está com a linha de cintura mais alta aumentando sua capacidade de carga. A caçamba tem 1,47 metros de largura, 0,475 m de altura e 1,52m de comprimento, ficando com capacidade carga de uma tonelada.

DE SÉRIE

Desde a versão de entrada GLS, a picape vem equipada com acendimento automático dos faróis,acionamento automático do limpador do para-brisa,ar-condicionado automático dual zone,banco do motorista ajuste de altura manual, piloto Automático,sistema “keyless” de abertura das portas,sistema Multimídia Power Touch com tela touch screen de 7¨,CD/DVD** player com GPS integrado, entrada auxiliar P2 e USB com interface para iPod, MP3, sistema Bluetooth®, rádio AM/FM, vidros com acionamento elétrico nas quatro portas, bancos revestidos em couro, piloto automático, sistema “keyless” de abertura das portas e volante revestido em couro com controle de áudio.

Mit_l200_triton_sport_2017_11No quesito segurança, estão presentes os obrigatórios freios com sistema ABS e airbag duplo que se somam as controles estabilidade (ASC) e tração (ATC) e o sistema de partida em rampa (Hill Start Assist).

A versão HPE agrega o câmbio automático e aletas para trocar de marchas no volante. Já a HPE TOP acrescenta airbag de cortina, airbag lateral e airbag de joelho (motorista), banco do motorista com ajustes elétricos, sensor estacionamento traseiro, sistema de abertura das portas com sensores de aproximação (KOS) e assistente de condução com trailer (TSA).

INTERIOR

Internamente, o painel de plástico rígido tem bons encaixes e está na média dos concorrentes. O acabamento em piano black e chrome-like silver está presente no painel e console central, nos painéis de porta e no seletor eletrônico da tração 4×4. Os bancos dianteiros são confortáveis e apoiam bem o corpo dos ocupantes. Ponto positivo para boa inclinação do encosto do banco traseiro. O assento apoia bem as pernas dos ocupantes, mas, falta espaço para a cabeça dos ocupantes das extremidades

Mit_l200_triton_sport_2017_12ANDANDO

Andamos alguns quilômetros em circuito off road e on road. A L200 tem um bom acerto de suspensão que preza pelo conforto dos ocupantes quando se trafega em vias pavimentadas. Em estradas de terra, a suspensão absorve bem as imperfeições do solo, já em situações mais extremas, não há mágica, os solavancos não dão paz para os ocupantes. Por outro lado, nestas situações a picape mostra sua valentia para encarar todos os percalços de um circuito off road. Mesmo sem ter um ABS off road, o sistema entende a mudança das condições do solo e atuando satisfatoriamente.

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Sistema Smart Open de abertura da tampa, previne que a tampa da abaixe ou abra de forma intencional e de forma brusca, reduzindo risco de acidentes

Um dos destaques da L200 Triton Sport é o novo motor 2.4, mesmo sendo de cilindrada menor que os concorrentes, o propulsor tem bons números de potência e torque. Quando comparada as concorrentes que estão no pódio, ela só perde no quesito potência para a Chevrolet S10 que tem 200cv, ficando na frente da Fiat Toro que tem 170cv e da Hilux que rende 177cv. Já em relação ao torque a L200 Triton ganha da Toro que tem 35,7kgfm e perde para a Hilux que tem 45,9kgfm e para a S10 que conta 51kgfm.

Na estrada, o motor 2.4 tem desempenho satisfatório e o bom torque garante ultrapassagens com segurança. Entretanto, o propulsor poderia trabalhar melhor se o câmbio tivesse uma sexta marcha. A picape conta com sistema de tração 4×4 com bloqueio do diferencial central e 4×4 reduzida.

Mit_l200_triton_sport_2017_9A L200 Triton Sport será comercializada nas cores: branco alpino, branco fuji, prata rodhium, prata cool, cinza londrino, preto ônix, vermelho rubi, marrom cacau e azul petróleo.

Confira os preços:

  • L200 Triton Sport GLS (Manual) – R$ 131.990
  • L200 Triton Sport HPE (Automática) – R$ 164.990
  • L200 Triton Sport HPE Top (Automática) – R$ 174.990

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Fotos | Murilo Mattos/Mitsubishi/divulgação