SUV grande será vendido em versão única de acabamento com tecnologia híbrida. Lote inicial terá apenas 150 unidades

Por Marlos Ney Vidal
De São Paulo (SP)

O Jeep Grand Cherokee 4xe chega ao Brasil para representar a marca no segmento de luxo, no qual a marca iniciou sua jornada no mercado brasileiro há cerca de 30 anos. O preço sugerido é de R$ 569.990 para o primeiro lote de apenas 150 unidades, das quais 30 já estão vendidas para os próprios concessionários, ou seja, para o público comum serão apenas 120 carros. 

O SUV híbrido só será vendido nas 80 concessionárias 4xe da marca. 

O Grand Cherokee tem visual imponente que remete às gerações anteriores, a homenagem aos antepassados fica evidente na coluna “D”.

A quinta geração do Jeep Grand Cherokee que chega ao Brasil com a tecnologia 4xe está com o para-brisa dianteiro mais inclinado, o que melhora a visibilidade dianteira. A tradicional grade sete fendas está mantida, mas com uma inclinação negativa. 

O capô mais paralelo ao chão e bem vincado deixam a frente mais robusta, assim como os para-lamas alargados. Os faróis são afilados sendo iluminados por luzes Full LED e contam com a tradicional assinatura em LED na parte superior. Na dianteira, alguns cromados no para-choque completam o visual. 

Visto de lado, o Jeep Grand Cherokee 4xe tem molduras nos para-lamas, rodas de 20” e acabamento em Black Piano nas colunas. Não uso exagerado do cromado, que se faz presente somente nas molduras superiores das janelas. Um aplique na coluna “D” deixa o SUV com o teto flutuante. 

Na parte traseira, o Jeep Grand Cherokee 4xe tem lanternas horizontais sendo iluminadas por LED sendo unidas por acabamento em acrílico. A tampa do porta-malas tem abertura e fechamento automático, no entanto, não oferece sistema com sensores para abertura usado os pés. 

O Jeep Grand Cherokee 4xe tem 4,91 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 2,96 m de entre-eixos e 1,79 m de altura. O porta-malas pode levar até 580 litros de bagagens.

O ângulo de entrada é de 25,7°, o de saída fica em 26,6° e o de rampa fica em 16,3°. O vão livre em relação ao solo é de 21,4 centímetros.

Acabamento

Por dentro, o Jeep Grand Cherokee tem painel revestido em material emborrachado com apliques em couro, mas plásticos rígidos ainda se fazem presentes, como no console central, que não condiz com um carro que custa R$ 570 mil. 

Os bancos dianteiros acomodam bem os ocupantes e são revestidos com material sintético em tons escuros. As forrações de porta contam com apliques em material sintético. 

No geral, todos os comandos estão ao alcance das mãos do condutor. O quadro de instrumentos tem tela digital de 10,25” e a central multimídia tem 10,1”. Na frente do passageiro dianteiro, há uma tela de 10,25” para que ele acesse o sistema de navegação e também para acessar músicas. A tela tem tecnologia que fica escura para não tirar a atenção do condutor. 

O retrovisor interno também tem opção de se tornar uma câmera para mostrar o tráfego traseiro. 

Na parte traseira, o banco tem encosto com ajuste em dois níveis e há saídas de ar-condicionado. Há ainda quatro portas USB, sendo duas USB-C. O espaço para as pernas é bom, mas o passageiro do meio, só viaja com conforto se for infantil. 

Itens de série do Jeep Grand Cherokee

O Jeep Grand Cherokee 4xe vem equipado de série com partida remota do motor, banco elétrico para o motorista e passageiro com oito direções de ajuste e memória para o do motorista, bancos com acabamento premium, vidros acústicos, aquecimento para os assentos dianteiros e traseiros e resfriamento para os dianteiros, aquecimento de volante, ar condicionado digital de duas zonas, freio de estacionamento eletrônico, abertura do carro e partida do motor por chave presencial, teto solar panorâmcio, retrovisor interno eletrocrômico e digital, retrovisores elétricos com memória, porta-malas elétrico, entre outros equipamentos.  

Já em relação aos equipamentos de segurança, o Jeep Grand Cherokee 4xe chega como primeiro modelo da marca a ter ADAS de nível 2 no Brasil. O SUV grande tem disponível frenagem autônoma de emergência (pedestres, ciclistas e veículos, monitoramento de mudança de faixa ativo (com centralização de faixa), piloto automático adaptativo com Stop & Go, monitoramento de pontos cegos, assistência de colisão em interseçõe, câmeras com visão 360 graus, câmera off-road, farol alto com comutação automática, sensores de estacionamento frontal e traseiro, controles de descida e de subida (HDC e HSA), controle de Pressão dos Pneus com alerta e oito airbags: motorista e passageiro, laterais, cortinas e joelho.

Motor 

O Jeep Grand Cherokee 4xe tem sistema híbrido composto por um motor 2.0 Turbo a gasolina e dois elétricos que juntos rendem 380 cv de potência e torque de 65 kgfm de torque. O câmbio é um automático de oito marchas. 

De acordo com a marca do 4xe do Grand Cherokee é diferente do Compass. O motor à combustão tem a função tirar o SUV da inércia e complementa a regeneração das baterias. Já o motor elétrico (PF1) que está instalado na dianteira tem função de partida e também de carregamento da bateria de baixa tensão. O segundo motor elétrico é interligado à caixa de câmbio que tem a função de tracionar o SUV. No modo elétrico, o SUV pode rodar até 29 quilômetros. 

São três modos de condução, o  E-Save usa exclusivamente o motor a combustão, o Hybrid que combina os dois motores e o Eletric, modo puramente elétrico. 

A tração é 4×4 integral e 4×4 Low com os cinco modos de seleção de terreno. 

O SUV é vendido com o carregador doméstico que pode ser conectado a uma tomada de 110V/220V de três pinos aterrada. Dependendo da tensão, o Jeep Grand Cherokee 4xe pode ser 100% recarregado a partir de duas horas e meia.

Andando

O SUV tem rodar mais firme que as gerações anteriores e a suspensão privilegia o conforto dos ocupantes. O Grand Cherokee é bom em aceleração e retomadas de velocidade. O motor responde rápido e o SUV é bem ágil no trânsito urbano. O consumo combinado de acordo com números do Inmetro é de 19,3 km/l na cidade ou na estrada. 

Cores

O Jeep Grand Cherokee 4xe é comercializado nas cores Branca, Cinza metálico, Preto e Prata. A garantia total é de três anos sem limite de quilometragem. Já a bateria tem proteção de cinco anos ou 100 mil km, prevalecendo o que ocorrer primeiro. 

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