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A gama de propulsores também recebeu atualizações, importantíssimas, mesmo considerando a já sabida eficiência dos motores da marca, e é composta pelo 1.5i Flex e pelo 120i Flex Start, de 1,6 litro e 16 válvulas. O primeiro ganhou redução de atrito nas partes móveis, bielas forjadas e fraturadas, portanto de menor peso e que garantem folga mínima entre os componentes, o que contribui para resistência e durabilidade, além de um coletor de admissão redesenhado para melhorar o fluxo da mistura, garantindo maior torque. O maior e mais potente, dotado de comando de válvulas variável, recebeu as mesmas melhorias em relação à diminuição do atrito entre as partes móveis e uma bomba de óleo de geometria variável, que modifica a vazão e pressão do sistema de acordo com a demanda – maior durabilidade dos componentes e menores perdas energéticas para o motor. No 1,5 litro são 93 cv @ 5.500 rpm e 14,3 kgf.m @ 3.000, com 86% deste binário disponível já em 2.000 rpm. Já o 1,6 litro entrega 122 cv @ 5.800 rpm e 16,4 kgf.m @ 4.000 rpm – 80% disponíveis já em 1.500 rpm. Todos os números com etanol.
Para saber, as mudanças nas caixas de câmbio representaram alongamento das marchas, obtendo ganho em conforto e consumo, sem prejudicar o desempenho. Considerando a utilização dos pneus verdes disponíveis, na medida 195/55 R16 e motorização 1,6 litro, em 5ª marcha, na caixa mecânica, a v/1000 é 32,6 km/h e, em 4ª, 25,6, 120km/h aos 3.700, ainda bastante curta. Já na caixa automática, de quatro velocidades, a v/1000 em última marcha é 47,4 km/h – bom conforto de rodagem a 120 km/h, 2.550 rpm, também com os mesmos pneus.
O conjunto de suspensão, recalibrado, mantém-se com MacPherson na dianteira com barra estabilizadora e travessa deformável, com braços oscilantes e barra estabilizadora na traseira. O novo acerto visou à melhoria da absorção de irregularidades do solo, ganhando ainda, como garante a marca, em dirigibilidade.
O grande desafio Centro de Estilo da PSA Peugeot Citroën foi manter a identidade do modelo, mesmo suprimindo nas versões mais simples o estepe na traseira. A grade dianteira recebeu atualização do símbolo da marca, o Chevron, que agora tem linhas integradas com a lateral do para-choques e se une aos faróis e conferiu ao modelo um perfil mais alongado. Por falar em faróis, agora eles são equipados com luzes de posição em LED, e tiveram potência, facho e alcance aprimorados.
Ganhou também novas rodas e novo grafismo lateral que identifica o modelo.
Para-choques traseiro agora tem câmera de ré integrada e novo desenho. Já as lanternas ganharam máscara negra.
Passando ao habitáculo, o painel tem nova formatação, com central multimídia touchscreen integrada e os ocupantes contam com novos bancos. A intenção da Citroën foi de transmitir maior requinte no automóvel, além de ampliar a sensação de espaço. Para isso o para-brisa panorâmico contribui, além de padronagem no acabamento que faz referência ao calçadão da praia de Ipanema – RJ, chamado Seventies, e outra opção, chamada Amalt.
A central multimídia tem tela de 7 polegadas gerencia os recursos de áudio, navegação e conectividade do modelo e tem armazenamento interno de 16 gb. Reproduz os formatos de áudio mais comuns e imagens estáticas, além de garantir possibilidade de streaming via bluetooth, somada às sempre presentes entradas USB e auxiliar. Tem ainda calculadora e calendário.
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Na parte conectiva, fica o destaque para o espelhamento de tela dos aparelhos celulares com sistema Android e iOS e o SmartApp Link MyCitroën, que compila dados de consumo de combustível, localização, percurso realizado, quilômetros percorridos e prazo para a próxima revisão no telefone sincronizado.
Os bancos traseiros são totalmente rebatíveis e garantem assoalho plano nessa configuração – um bagageiro possível aos volumes maiores, portanto.
Materiais reciclados foram aplicados em larga escala no acabamento e construção do Novo Citroën AIRCROSS, tais como: TNT (reciclado de garrafas PET), fibras naturais como o sisal e a juta, retalhos de tecido agrupados na forma de feltro, madeira e condensado de madeira com resina chamado Woodstock.
Oferece como itens de série freios ABS com distribuição eletrônica da força de frenagem, retrovisores elétricos, volante com regulagem de altura e profundidade e computador de bordo. Opcionalmente pode vir equipado com sensor de chuva e crepuscular, ar-condicionado automático e módulo para navegação GPS.
Confira abaixo o conteúdo e preço sugerido de cada versão:
Conta de série com:
Todos os equipamentos da versão Start mais:
Equipamentos de série da versão Live acrescidos de:
Todos os equipamentos das versões anteriores, mais: