Dupla esportiva vem para agradar dos consumidores puristas aos mais casuais que procuram um BMW esportivo.
A BMW anunciou a chegada ao Brasil de mais dois integrantes da linha M: o coupé M2 Competition com transmissão manual e o sedã-coupé M235i xDrive Gran Coupe. As novidades já desembarcaram no Brasil e estão nas concessionárias da marca. Segundo o gerente nacional de vendas da BMW, Rodrigo Andrade, “Um esportivo de transmissão manual como o M2 Competition é um pedido de clientes e sabemos que há público cativo para esportividade pura e clássica de um BMW M com esta configuração”.
Leia também
- BMW M340i xDrive chega ao mercado por R$ 426.950
- BMW passa a contar canal de vendas no Instagram
- BMW confirma venda do 330e M Sport híbrido no Brasil
M2 Competition manual
O modelo Competition do M2 já vinha para o Brasil desde 2018 e tomou o lugar do M2 de base na gama nacional do fabricante bávaro. A opção do cambio manual de seis marchas veio para complementar a linha e agradar aos clientes mais puristas. A motorização não muda, o seis cilindros em linha S55 de 3 litros e biturbo produz 410 cv e 56 kgfm. Esse é o primeiro BMW de cambio manual no Brasil desde 2012, quando o Série 1 M saiu de linha.
No papel a diferença mais notável entre as transmissões fica nos números de desempenho: o M2 Competition manual faz de zero a 100 km/h em 4,4 segundos, apenas 0,2 segundos mais lento que o modelo equipado com a transmissão de dupla embreagem M-DCT. Os carros destinados ao Brasil vem com o pacote M Driver, que soba a velocidade máxima limitada eletronicamente de 250 km/h para 280 km/h.
O M2 Competition vem com uma barra de amarração de fibra de carbono, discos de freios de 400 mm na dianteira e 380 mm na traseira, sistema de arrefecimento mais eficiente e 40 cv a mais que o M2 básico. O preço do M2 Competition manual é de R$ 439.950.
M235i xDrive Gran Coupe
Junto do modelo feito para agradar aos puristas a BMW trouxe um modelo que causou controvérsias entres esses mesmos puristas. O M235i Gran Coupe é a versão mais esportiva do sedã derivado do novo Série 1. A controvérsia fica na plataforma com motor transversal e tração dianteira (com opção de integral), quebrando a tradição do fabricante de fazer apenas carros de tração traseira. Por causa do motor transversal a dianteira é mais curta, o capô é mais inclinado e o balanço dianteiro (distância entre o centro das rodas ao para-choque) é maior, tirando as proporções clássicas dos carros da marca com um longo capô e o eixo dianteiro avançado.
No M235i é usado a variação mais potente do quatro cilindros em linha B48, que tem 2 litros de deslocamento, uma turbina twin-scroll e produz 306 cv e 45,9 kgfm. É a mesma mecânica usada pelos MINI JCW GP, MINI Countryman JCW, MINI Clubman JCW, BMW M135i e BMW X2 M35i já disponíveis no Brasil. Passando essa força para o chão tem a transmissão automática de oito marchas e a tração integral xDrive com diferencial de deslizamento limitado na dianteira. Nos carros de motor transversal a tração xDrive usa um sistema Haldex que manda a força do motor para as rodas dianteiras como padrão e pode enviar até 50% da força do motor para a traseira caso seja necessário.
Por ser o topo de linha do Série 2 Gran Coupe, o M235i vem com uma generosa lista de equipamentos. Dentre eles destacam o teto solar panorâmico, bancos esportivos em couro ou Alcantara, assistentes eletrônicos de direção, assistente para baliza e heads-up display. O preço do M235i é de R$ 308.950.
Siga nossas redes sociais