Se antecipando ao Salão de Xangai, que abre suas portas na próxima terça-feira, a Audi revelou seu mais novo crossover, o Audi Q3. Baseado na mesma plataforma do Volkswagen Tiguan, ele irá concorrer com o BMW X1, MINI Countryman e Volvo XC60.

Com linhas que lembram o Q5, mas traseira que remete ao A1, o Audi Q3 tem 4,39 metros de comprimento, 1,83 metros de largura e 1,60 metros de altura, pouco menor que o Tiguan, o que não é um problema. Como um bom Audi, ele é sofisticado, com sistema multimídia (opcional) terá acesso à internet sem fio e GPS atualizado pelo Google Earth. Algo que deverá agradar os jovens, público alvo do crossover.
Na Europa o crossover será oferecido com dois motores a gasolina e um Diesel, todos com sistema Start-Stop. São eles o 2.0 TDI, Diesel, de 177 cavalos  (mais tarde o modelo receberá uma versão de 140cv) e as duas versões do motor 2.0 TFSI com 170 e 211 cavalos. As versões mais potentes contarão com tração integral Quattro e transmissão S-Tronic de sete marchas.
O Q3 será fabricado em Martorell, na Espanha, e começa a ser vendido na Europa em junho. Na alemanha o crossover compacto custará 29.900 euros, pouco mais que a versão de entrada do BMW X1 no mesmo país. O modelo chegará ao Brasil em 2012, equipado com o motor 2.0 TFSI com 211 cavalos.

Fotos | Audi/divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter