InícioCaminhõesVolvo caminhõesVolvo apresenta o ônibus Euro 6 mais potente do Brasil

Volvo apresenta o ônibus Euro 6 mais potente do Brasil

- publicidade -
- publicidade -

Marca também celebra venda das primeiras 147 unidades dos modelos rodoviários equipados com a motorização Euro 6

A Volvo apresenta sua linha de ônibus rodoviários com motorização Euro 6 e como destaque tem o chassi B510R com o mais potente do Brasil. A nova linha ainda é comercializada nos modelos B380R, B420R e B460R. 

A marca sueca também celebra a venda das primeiras 147 unidades dos ônibus rodoviários Euro 6 que serão entregues aos clientes já encarroçados ainda no primeiro semestre deste ano. 

“Estamos muito otimistas com os primeiros negócios e a alta receptividade dos clientes. O mercado de ônibus rodoviários vem em recuperação nos últimos anos e os novos modelos Euro 6 reforçam ainda mais nossa oferta de veículos de alta tecnologia, em que já somos referência”, declara André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina.

A família de chassis é comercializada nas versões 4×2, 6×2 e 8×2 para todos os modelos. Na versão 4×2, a capacidade de carga é de 19,5 toneladas; na 6×2, 24,75 toneladas e na 8×2, a capacidade chega a 29,25 toneladas.

A linha de chassis de ônibus rodoviários Euro 6 da Volvo conta com motores de 13 litros e caixa de câmbio automatizada I-Shift. O conjunto que é o mesmo do caminhão FH pode gerar economia de combustível de até 9%. 

De acordo com a Volvo, o motor conta com tecnologia common rail oferecendo maior pressão de injeção de combustível, fazendo com que a queima seja perfeita, gerando maior eficiência energética. Os chassis também são dotados da Aceleração Inteligente Volvo, um sistema que entrega torque na medida exata para o melhor desempenho e máxima economia. A transmissão I-Shift de 7ª geração permite trocas de marcha ainda mais rápidas e suaves.

De acordo com Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas de ônibus da Volvo, a engenharia da marca separou o radiador de água do Intercooler garantindo menor perda térmica. “Este desenho criativo permitiu que o compartimento do motor mantenha temperaturas mais estáveis, proporcionando maior vida útil do óleo, com um intervalo de troca de mais de 100 mil quilômetros, 30% a mais do que na geração anterior”, diz o executivo.

A linha de chassis Volvo Euro 6 também recebeu o mesmo quadro de instrumentos 100% digital herdado da linha FH. Pela tela, o motorista tem acesso a mais de 90 funções e pode ser customizado em três modos de visualização, dependendo das informações que desejar priorizar. O volante é novo e o condutor tem agora os controles do piloto automático e do computador de bordo sem a necessidade de mover as mãos.

Os novos chassis também têm alternadores eletrônicos. Conectados entre si, eles têm vida útil maior e melhor eficiência de carregamento de bateria. Outra mudança ocorreu na arquitetura eletrônica, chamada Multiplex 3. Ela é totalmente nova, garantindo maior velocidade de dados e ainda maior eficiência no encarroçamento dos chassis.

Segurança total

Em linha com a visão Zero Acidentes da Volvo, a nova geração evoluiu também na segurança. O freio motor VEB+ (Volvo Engine Brake) tem agora 510cv, 30% a mais do que a versão anterior e continua sendo o mais potente em todo o mercado. Além disso, é possível ainda a instalação de Retarder, como item opcional. Quando atuando em conjunto com o VEB+, a potência de frenagem total chega a 1.100 cv.

A marca manteve também os avançados dispositivos do “Sistema de Segurança Ativa” (SSA), “Programa Eletrônico de Estabilidade” (ESP) e “freios à disco com sistema de controle eletrônico EBS de 5ª geração”. Os veículos têm ainda os sistemas de segurança mais recentes, como o “Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência”, “Aviso de Mudança de Faixa”, “Sinal de Alerta no Para-brisa”, “Piloto Automático Adaptativo” e “Assento Vibratório”. A nova linha habilita também o SSA para carrocerias com para-brisa bipartido.

Você conhece o canal do Autos Segredos no Youtube?

Confira como será o novo Chevrolet Spin 2025:

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -