Scania
| em 3 anos ago

Scania evolui em serviços com o programa de manutenção Premium Flexível Uptime

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Programa de Manutenção Premium Flexível Uptime traz novidade para reduzir em até 30% o tempo de parada nas concessionárias

A Scania apresenta novidades em relação a serviços para os proprietários de seus caminhões. Marca lança o Programa de Manutenção Scania Premium Flexível Uptime.

Segundo a Scania, a união de conectividade e inteligência de gestão traz as novidades da Control Tower, que promete reduzir em até 30% o tempo de parada nas concessionárias, e a modalidade Pay per Use com cobertura customizável (pague o que usar), criações inéditas da Scania Brasil em relação à atuação global da marca. Até o final de julho, todos os clientes do PMS Premium Flexível terão a inclusão da Control Tower sem custo adicional.

Foto | Scania/Divulgação

A marca diz que o Programa de Manutenção Scania Premium Flexível Uptime mantém todas as vantagens do PMS Premium Flexível, e da conectividade pelo pacote Desempenho (o mais completo) com a avaliação do motorista em tempo real (a mais detalhada análise da viagem do mercado).

Depois do sucesso dos planos flexíveis (2017), a Scania lançou na Fenatran 2019 o PMS Premium Flexível, que reduz em até 25% o custo total da manutenção. Ele contempla as manutenções preventivas e as corretivas de forma individualizada e personalizada e que infuencia também diretamente na disponibilidade pois há menos paradas para manutenções. Há contratos de adesão de três, quatro ou cinco anos.

Pelo plano o cliente paga apenas pela quilometragem rodada (se não rodou, não paga) e pode diminuir ainda mais o custo por quilômetro se reduzir o consumo de combustível. Gastou menos, paga menos. A análise é feita por meio de uma tabela estimada de preço por km por faixa de consumo.  

A Control Tower atua na gestão ativa da eficiência do fluxo das oficinas e dos processos de manutenção da rede Scania para que o veículo retorne à operação o mais rápido possível garantindo até 30% de redução no tempo de parada. Em razão disso, além do veículo com PMS Flexível já parar menos para manutenções, as paradas também serão ainda mais ágeis.

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O primeiro passo foi criar um mapeamento e definir cercas virtuais nas áreas de cobertura das Casas Scania em todo o país. Essas geocercas identificam que o caminhão conectado do cliente PMS Premium Flexível Uptime entrou nesta região para realizar uma manutenção preventiva ou corretiva e a equipe técnica da Control Tower Scania é notificada para iniciar o monitoramento e acompanhar indicadores de tempo desde o processo de recebimento do veículo, abertura e fechamento da ordem de serviço até a liberação da oficina e saída da concessionária. O controle atua proativamente com a Casa Scania quando há qualquer risco de atraso na manutenção, com suporte técnico, diagnósticos rápidos e precisos para entregar o caminhão dentro do menor tempo possível. Por isso, o cliente não precisa ter contato com a Control Tower que atua na fábrica e suporta as Casas Scania

. Após a conclusão do atendimento, indicadores de disponibilidade são gerados para o acompanhamento da performance da manutenção. Essa gestão compartilhada mostrará frequentemente ao cliente, via relatórios, como está a frota monitorada em termos de disponibilidade mecânica ou física em relação à manutenção Scania.

Desde novembro de 2020, foram realizados testes com frotas-piloto de clientes em operações reais. Nos resultados analisados de todos os veículos monitorados se observou uma redução próxima a 30% no tempo de permanência nas oficinas após o monitoramento e ações proativas da Control Tower. Além do aumento da disponibilidade, a previsibilidade também foi um dos benefícios apontados pelos clientes que participaram, pois sabiam o tempo que seus caminhões estariam na oficina.

Foto | Scania/Divulgação

Já a modalidade Pay per Use (pague o que usar) permite personalizar ainda mais a cobertura e o modelo de gestão financeira de acordo com as necessidades de cada operação, e também avança na oferta de disponibilidade comprovada. É uma opção mais voltada a médias e grandes frotas. Ao optar por ela, o cliente passa a ter uma modalidade financeira com 100% do resultado do programa de manutenção.

Outra vantagem será a opção de aumento da cobertura de itens que não estão inclusos no PMS Premium Flexível.  

Redação

Redator do Autos Segredos.