Caminhões
| em 1 mês ago

Randon utiliza energia solar para resfriar caminhões frigoríficos

Compartilhar

A Randon, em parceria com a Transportes Tozzo de Chapecó, iniciou testes de campo de com um semirreboque frigorífico equipado com seu novo recurso: painéis solares.

Instaladas no teto da câmara de refrigeração e definidas como “ultrafinas, eficientes e resistentes às variações climáticas”, as placas geram a energia para alimentar o aparelho de refrigeração híbrido, o que reduz o consumo do diesel durante a operação.

Ao todo, a potência do sistema pode chegar a 15 kW, com possibilidade de gerar até 11,5 mil kW por ano. Com isso, a economia de diesel pode chegar a 1,8 mil litros por ano.

Os testes do Randon Solar, como foi batizado o implemento rodoviário, durarão três meses, segundo a companhia, com monitoramento do veículo em uso real pelas equipes de engenharia e pesquisa da Randon.

LEIA TAMBÉM

O produto que surge como um conceito foi desenvolvido em parceria do Instituto Hercílio Randon com o Centro Tecnológico Randon e a tecnologia é compatível com o sistema de tração auxiliar elétrico e-Sys e com as aplicações de inteligência embarcada do Randon Smart.

Foto destacada | Reprodução

Você conhece o canal do Autos Segredos no Youtube?

Veja nosso teste da Ram Rampage Laramie

Paula Barreto

Paula Barreto Ribeiro, é redatora de notícias automotivas e apaixonada por automóveis. Formanda em jornalismo pela Puc Minas, além do portal Autos Segredos, atua como estagiária no Portal Vrum, caderno de veículos do jornal Estado de Minas.