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Mercedes-Benz celebra a exportação de 350 mil motores

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Fabricação começou há 25 anos na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e da unidade os motores vão para Estados Unidos, México, Argentina e Alemanha

A Mercedes-Benz do Brasil comemora a marca de 350 mil motores exportados desde que iniciou a produção em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP) em 1998. Os motores equipam caminhões e ônibus de marcas da Daimler Truck produzidos nos Estados Unidos, México, Argentina e Alemanha.

A Freightliner Trucks, empresa da Daimler Truck North America (DTNA), utiliza motores brasileiros em alguns de seus tradicionais caminhões na América do Norte.

Segundo a Mercedes-Benz, os motores de caminhões e ônibus produzidos no Brasil são exportados para cinco continentes. Na Alemanha, a Daimler Truck da Alemanha usa os motores brasileiros para equipar veículos destinados a aplicações específicas da agricultura e mineração, bem como de uso florestal e militar.

Linha de produção de motores utiliza conceitos e tecnologias da Indústria 4.0
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação – Linha de produção de motores utiliza conceitos e tecnologias da Indústria 4.0

“Iniciamos as exportações de motores em 1998 e os volumes não pararam de crescer, alcançando recordes já entre 2004 e 2008. Aliás, chegamos a exportar mais de 50.000 motores em um só ano”, afirma Achim Puchert.

A Mercedes-Benz usa os conceitos da Indústria 4.0 em sua fábrica de São Bernardo do Campo e os estendeu a uma nova Linha de Produção de Motores. 

O fabricante alemão diz que a linha de Produção de Motores 4.0 se divide em duas frentes. Uma delas responde pela montagem dos motores médios OM 924 LA de 4 cilindros e OM 926 LA de 6 cilindros, que equipam caminhões Accelo e Atego e também chassis de ônibus urbanos e rodoviários LO, OF e O 500 R. Outra frente envolve o motor pesado OM 460 LA de 6 cilindros para caminhões Actros e Arocs e para a linha O 500 de chassis de ônibus urbanos e rodoviários, como também o OM 471 LA de 6 cilindros para o Actros 2653.

Com a tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz, que atende às normas do Proconve P8 (equivalente ao Euro 6), a principal novidade na produção de motores é a montagem do sistema de pós-tratamento de emissões, formado por quatro módulos: DOC (Catalisador de Oxidação), DPF (Filtro de Partículas), SCR (Redução Catalítica Seletiva) e ASC (Catalisador de Amônia).

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