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| em 2 anos ago

IVECO Hi-Way NG é o primeiro caminhão do programa Brasil Natural Power  

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Programa Brasil Natural Power da IVECO tem como missão criar um ecossistema estruturado para fabricar produtos movidos a combustíveis alternativos

Dando segmento ao Programa Brasil Natural Power, a IVECO apresenta o Hi-Way NG, seu primeiro caminhão movido a gás natural veicular e biometano produzido no Brasil. O lançamento faz parte das ações de ESG da marca.

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De acordo com a IVECO, mais que uma agenda institucional, o ESG se tornou o norte para empresas de diferentes segmentos atuarem com mais ênfase em temas ambientais, sociais e de governança. No setor de transportes, a abordagem ganha ainda mais importância, em função da utilização de combustíveis fósseis nos veículos. Mas a mudança está a caminho. Nesse sentido, a IVECO utiliza a expertise global da marca no desenvolvimento de produtos com tração alternativa e apresenta o Brasil Natural Power, programa que tem a missão de desenvolver um ecossistema estruturado e produzir veículos comerciais – cargas e passageiros – movidos a combustíveis alternativos.

Para o Programa Brasil Natural Power, a IVECO fez um aporte de R$ 60 milhões para atender as peculiaridades operacionais do transporte no Brasil e tem início pela utilização do gás natural e do biometano.

“O futuro é construído por ações realizadas no presente, e é com esse pensamento que a IVECO realiza iniciativas concretas, como o Brasil Natural Power, no sentido da descarbonização e da promoção de um transporte mais limpo. A IVECO não para e continuaremos em movimento buscando soluções inovadoras e transformando produtos e serviços em sustentabilidade e produtividade para nossos clientes”, diz Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

A empreitada começa com a venda assistida de 20 unidades do IVECO Hi-Way NG para operações em grandes transportadores do Brasil que serão monitoradas pela marca até 2023. 

O caminhão Hi-Way NG 6X2 600S46T, movido a gás natural, é equipado com o motor Cursor 13 de 460 cv de potência da FPT Industrial. A operação é realizada em parceria com um grande grupo econômico do setor de terceirização de frotas. Também participam do programa a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS), intermediando a relação com a rede de distribuição para promover a expansão da infraestrutura do gás natural no Brasil; a ZF, com a produção da transmissão que equipa os caminhões; e a Bosch, que reunirá os dados do veículo e utilizará a informação como parâmetro para, em conjunto com a montadora, implementar melhorias na versão de produção em série do produto, baseado nas missões reais monitoradas.

Segundo a IVECO, os caminhões que participam do programa demandaram mais de 70 mil horas de desenvolvimento. Os modelos contam com a melhor relação potência/economia do segmento, autonomia de até 500 quilômetros e validarão, do ponto de vista do cliente, em missões reais e diversificadas, a experiência do transportador e do motorista com a performance dos veículos.

Foto | Ruy Hizatugu/IVECO/Divulgação – Segundo Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina, o futuro é construído por ações realizadas no presente

Bernardo Brandão, diretor de Marketing e de Portfólio de Produto da IVECO para a América Latina, afirma que, a princípio, o Brasil Natural Power terá o gás natural e o biometano como base, mas destaca que outras opções de propulsão já estão sendo analisadas para o futuro. “A IVECO aposta no gás como uma alternativa viável no curto prazo para a redução de poluentes e com TCO atrativo para o transporte de cargas e pessoas. Já temos essa tecnologia consolidada, e ela servirá como ponte para os próximos passos do programa. É importante destacar que o futuro da propulsão alternativa é composto por uma matriz com diversas tecnologias, e as soluções devem ser combinadas pensando nas missões e objetivos dos nossos clientes. Nós, da IVECO, já estamos nos preparando para isso” explica Brandão.

“Mais do que o lançamento de um produto, a IVECO está criando um programa estruturado, com parceiros estratégicos em vários setores para viabilizar a propulsão alternativa para os transportadores brasileiros”, completa Brandão.

A IVECO tem ampla experiência na utilização do gás natural em seu portfólio. Na Europa, são aproximadamente 35 mil veículos da marca rodando com o combustível e na América Latina, duas mil unidades.

Destaques do caminhão:

  • Motor a gás mais potente do mercado com o melhor consumo de combustível;
  • Driveline mais avançado a ser utilizado em um caminhão a gás no Brasil;
  • Redução de até 95% na emissão de CO2 e material particulado, além de operação mais silenciosa (redução da poluição sonora);
  • Maior capacidade volumétrica dos cilindros de gás do mercado, com a maior autonomia;
  • Configurações pensadas para a realidade e aplicações das missões brasileiras.

Ficha técnica do IVECO Hi-Way NP 600S46T 6×2

Motor FPT Industrial Cursor 13

  • Potência    460 hp @ 1900 rpm
  • Torque    2000 Nm
  • Torque constante    1100 a 1600 rpm
  • Cilindrada    12900 cc
  • Configuração    6 Cilindros em linha
  • Combustível    Gás Natural/Biometano
  • Taxa de Compressão    12:1
  • Normativa emissões     Euro VI
  • Entre Eixo    3200/3500 mm
  • PBTC    53000 kg
  • CMT    60000 kg
  • Tara (GNC)    9450/9500 kg
  • Capacidade    960 L (EE3500)/800L(EE3200)
  • Configuração Sistema (CNG)    (4 x 120L + 4 x 120L)
  • 800L
  • (4 x 100L + 4 x 100L)
  • Autonomia*    Até 550km/400km
  • Configuração de eixos    6×2
  • Eixo traseiro    MS 18X Meritor
  • CMT Legal    53.000 kg
  • Relação diferencial    3.08
  • Pneumático    295/80R22.5
  • Rodas    Aluminio
  • Suspensão Dianteira    8000/6000 kg
  • Suspensão Traseira    Metálica 22.000 kg
  • Caixa de câmbio    ZF Traxon 12 TX 2621TD
  • Marchas    12 +2r
  • 1era    16.6
  • 12    1
  • 1c    –
  • Tipo    Direct Drive
  • Controle    Automatizado
  • Eco Roll    SI

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IVECO lançará no Brasil, o pesado S-Way que chegará ao mercado com três faixas de potência.

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Redação

Redator do Autos Segredos.