Polo GTS 2021 ganhou rodas aro 18 com pneus de perfil 45. Desempenho do motor 1.4 turbo e comportamento dinâmico se destacam, mas consumo é alto

Por Paulo Eduardo

A principal novidade do Polo GTS 2021 são as rodas aro 18 em conjunto com pneus de medida 205/45. Se o pneu de perfil 50 provoca desconforto sobre piso com imperfeições, o perfil 45 penaliza ainda mais o conforto.

A conta é fácil: a mesma largura 205 com perfil 50 tem 10,2 centímetros de altura do flanco. No perfil 45, a perda é 1 centímetro: apenas 9,2 centímetros de altura. Isso é suficiente para transferir mais intensamente as imperfeições do piso para dentro.

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Esportivo é assim, sem o rodar confortável dos pneus de perfil mais alto. O Polo GTS 2021 agrada tanto pelo desempenho quanto pelo comportamento dinâmico. Direção com sensibilidade suficiente para indicar a aderência, mas ponto central carece de melhor definição.

Curvas de baixa e alta são contornadas tranquilamente. O bloqueio eletrônico do diferencial transfere mais força às rodas externas nas curvas, freando as internas, para tracionar melhor.

Freios excelentes, com discos nos dois eixos, param o carro em espaço curto. Tão importante quanto andar rápido é precisar de pouco espaço para parar.

O câmbio automático de seis marchas com conversor de torque tem opção de troca manual por meio da alavanca ou pelas aletas atrás do volante. Trocas são mais rápidas no modo manual. No automático, ocorre redução de marcha com a diminuição da velocidade.

Além disso, os diferentes modos de condução permitem escolhas diversas, além do Sport que eleva a rotação na troca de marcha e evidencia o som do motor no melhor estilo de quem gosta e aprecia os esportivos.

No modo Individual, pode-se optar pela calibragem mais firme da direção e troca de marcha em rotação mais alta. Além de configurar também do som do motor. Não é configurável a calibragem da suspensão, que é muito bem acertada para a proposta do carro.

Praticamente idêntico ao Sport, o Individual permite baixar o ronco do motor e tornar a direção mais leve como nos modos Eco e Normal. Há configurações diversas. No modo Eco, a preferência é pelo rodar sem pressa e, em tese, com menos parada em posto de combustíveis.

Objetivo difícil de atingir. O motor 1.4 turbo do Polo GTS 2021 consome acima do esperado tanto na cidade quanto na estrada, apesar de desligar nas paradas com o sistema desliga/liga. Computador registrou médias de 5,5 km/l na cidade e de 8,5 km/l na estrada, ambos com etanol e no modo Eco.

Além da carroceria, a cor vermelha está presente nas saídas de ar, nas costuras dos bancos e do volante, no revestimento da alavanca. Versão GTS está associada à cor vermelha.

Bancos dianteiros esportivos envolventes têm abas laterais no assento e no encosto. Porém, somente com regulagens longitudinal dos assentos e a de inclinação dos encostos. Nada da lombar, apesar da boa anatomia. Estão revestidos em tear e material sintético que não transpira.

Ótima posição de dirigir, com regulagens de altura e distância da coluna de direção e do volante bem dimensionado revestido com material rugoso, que não faz as mãos deslizarem. Diâmetro de giro de 10,6 metros exige menos manobra em garagem.

Respostas rápidas aos comandos do acelerador e 8,4 segundos para atingir 100 km/h, segundo o fabricante. São 5,7 segundos com aceleração máxima para ir de 80 km/h a 120 km/h. Assim, ultrapassagem rápida e segura. Valores de torque e potência são iguais com etanol e gasolina.

A maioria dos comandos está bem localizada, exceto dos vidros recuados na porta do motorista. Incomoda abaixar para entrar no banco traseiro, que tem saída de ar-condicionado e uma porta USB. Na frente, outra USB e tomada de 12 volts.

Tampa do porta-malas de bom tamanho tem local de fechamento centralizado, facilitando a tarefa para canhoto e destro. Pode ser aberta internamente ou na chave. Interior é bem iluminado e navegação, nativa. Quadro de instrumentos digital é configurável.

Faróis totalmente em LED iluminam muito bem. Senão é o facho baixo curto. Limpadores dianteiros e traseiros eficientes, mas o lavador dianteiro não tem a mesma eficiência do traseiro no espalhamento da mistura água/xampu.

O Polo GTS 2021 está equipado com ar-condicionado digital, partida e acesso ao veículo sem chave, sistema de som sofisticado, airbags laterais, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, sistema multimídia, câmera de ré, entre outros.

Polo usa materiais de alta resistência na carroceria e se destaca com nota máxima no teste de impacto tanto no Brasil quanto na Europa. O visual do carro muda um pouco no modelo 2023, que chegará ano que vem. Vale curtir a projeção de Autos Segredos clicando aqui.

Preço sugerido do VW Polo GTS 2021 é de R$ 112.090. As rodas não recomendáveis aro 18 com pneus de perfil 45 custam R$ 1.570. Pintura metálica custa R$ 1.585 e as sólidas branca e vermelha, R$ 495. Somente a cor preta não é cobrada. Garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Ficha técnica Polo GTS

Motor
De quatro cilindros em linha, 1.395 cm³ de cilindrada, turbo, flex, de 150 cv (etanol) de potência máxima de 4.500 a 6.000 rpm e de 150 cv (gasolina) a 5.000 rpm e torque máximo de 25,5 kgfm (e) de 1.400 a 4.000 rpm e de 25,5 kgfm (g) de 1.400 a 3.800 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência eletromecânica; diâmetro de giro, 10,6 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira, e disco sólido na traseira

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson, barra estabilizadora; traseira, eixo de torção; altura do solo, 14,9 cm

Rodas/pneus
6,5×18” de liga leve/205/45R18

Peso
1.230 kg

Carga útil (passageiros + bagagem)
426 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,068; largura, 1,751; altura, 1,477; distância entre-eixos, 2,564

Capacidades (litro)
Porta-malas, 300; tanque, 52

Desempenho
Velocidades máxima, 207 km/h (e/g); aceleração até 100 km/h, 8,4 segundos (e/g)

Consumo (km/l)
Cidade, 7,5 (e)/11 (g); estrada, 9,6 (e)/13,7 (g)

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