Picape da Renault tem bom espaço e motor potente, mas etiqueta salgada a torna pouco competitiva diante de Toro e Montana

A Renault Oroch foi a primeira picape intermediária do mercado brasileiro. Chegou meses antes da Toro, mas logo foi atropelada como um toureiro desavisado na arena espanhola La Malagueta. 

Depois disso, assumiu um papel de coadjuvante eterno, sempre às sombras da rival. Em 2022, a Renault esboçou uma reação e aplicou o motor TCe 1.3 turbo na picape, junto com uma transmissão automática do tipo CVT, apenas para a versão Outsider, de perfil aventureiro. 

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Por dentro da Renault Oroch Outsider 2024

Ela praticamente se emparelhou em potência com a italiana. Mas a francesa parece ter gastado toda sua verba no motor. A reestilização foi muito sutil e não disfarça a cara de Duster velho. Por dentro, o painel é metade Duster e metade Captur. 

O acabamento da Renault Oroch Outsider 2024 é simples e o revestimento em material sintético da versão Outsider não consegue espantar sua vocação franciscana. A lista de equipamentos está aquém de seu preço de R$ 147,6 mil. E dos conteúdos que as opções de mesma faixa de valores de Chevrolet Montana e Fiat Toro se mostram mais atraentes. 

A picape conta com multimídia, com conexão para Android Auto e Apple CarPlay, câmeras de manobras de quatro posições, ar-condicionado automático de uma zona, computador de bordo, partida sem chave, sensor de estacionamento, assim como rodas de liga leve aro 16, faróis de neblina e capota marítima. 

Na parte de segurança, a Renault Oroch Outsider 2024 oferece apenas dois airbags. E seus assistentes de condução se limitam aos controles de tração e estabilidade, assim como assistente de partida em rampa (Hill Holder), que é vinculado ao ESC. 

Espaço interno amplo

Por outro lado, o espaço interno é bom. Ela é mais espaçosa que a Montana, principalmente para quem viaja na segunda fileira, mas os assentos são curtos e não apoiam bem as pernas. 

A caçamba conta de série com protetor plástico e a capota marítima, que é item de série na Renault Oroch Outsider 2024, protege bem a bagagem para quem fará uso da Oroch como carro de passeio. Os 683 litros acomodam muito volume e a carga útil de 650 kg também supera a rival norte-americana.

Motor e transmissão

A cereja do bolo da Renault Oroch Outsider 2024 é seu conjunto mecânico. A picape recebeu unidade TCe 1.3 turbo de 170 cv e 27,5 kgfm de torque. O motor é combinado com transmissão do tipo CVT, que simula sete marchas. 

O conjunto oferece boa desenvoltura para a Oroch, que tem ultrapassagens e retomadas rápidas. Seu consumo, segundo o Inmetro, é parelho tanto na cidade, como na estrada. Com etanol, a picape registra 7,4 km/l na cidade e 7,8 km/l na estrada. Com gasolina as médias são de 10,5 e 11 km/l, na ordem.

Suspensão

A suspensão da Renault Oroch Outsider 2024 se destaca por utilizar sistema independente McPherson nos dois eixos. A picape tem boa estabilidade e se mostra segura nas curvas, mesmo com carga. Já os freios recorrem ao popular conjunto disco ventilado (frente) e tambor (atrás).

Palavra final

A Renault Oroch Outsider 2024 se mostra uma boa picape quando isolada na fotografia, mas quando confrontada com Montana e Toro, ela é ofuscada. A picape da GM se comporta como um sedã com caçamba e tem comportamento exemplar na cidade e na estrada. Já a italiana tem seu estilo inabalável, além de maior capacidade de carga e acabamento infinitamente superior. Todas elas concorrendo em faixas de preços muito próximas. Assim, fica difícil defender a francesa.

Ficha técnica Renault Oroch Outsider 2024

MOTORDianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.332cm³ de cilindrada, com turbo e injeção direta de combustível, flex, que desenvolve potências máximas de 162cv (gasolina) e 170cv (etanol) entre 5.500rpm e 6.000rpm, e torque máximo de 27,5kgfm (g/e) entre 1.600rpm e 3.750rpm
TRANSMISSÃOTração dianteira, e câmbio automático tipo CVT que simula oito marchas
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUSDianteira, independente, tipo McPherson; traseira, independente, McPherson com Multilink, e barra estabilizadora /16 polegadas (liga leve) / 215/66 R16 (pneus de uso misto)
DIREÇÃODo tipo pinhão e cremalheira, com assistência eletro-hidráulica
FREIOSA discos ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS e EBD
CAPACIDADESTanque, 45 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 650 quilos
DIMENSÕESComprimento, 4,70m; largura, 1,82m; altura, 1,63m; distância entre-eixos, 2,82m; e altura em relação ao solo, 21,2cm
VOLUME DA CAÇAMBA683 litros
ÂNGULOSDe ataque, 27,5 graus; de saída, 22,4 graus
PESO1.432 quilos
PERFORMANCEVelocidade máxima de 189 km/h (e)
Aceleração até 100km/h em 9,8 segundos (g/e)
CONSUMO (*)Cidade: 10,5 km/l (g) e 7,4 km/l (e)
Estrada: 11 km/l (g) e 7,8 km/l (e)
Dados do fabricante
(*) Dados do Imnetro
(g) gasolina
(e) etanol

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