Motor 1.0 turbo proporciona ótimo desempenho no hatch compacto, que tem visual bonito e bom comportamento dinâmico. Espaço interno e carga útil são limitados. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

O motor 1.0 tricilíndrico flex turbo Fiat equipa o Peugeot por que ambos estão sob o manto da Stellantis. É todo de alumínio, que aquece mais rápido e dissipa o calor em tempo menor. Usa corrente de distribuição que dispensa manutenção.

O comportamento dinâmico muito bom do Peugeot 208 Style Turbo 200 2024 é um convite para curvas rápidas. O motor 1.0 flex turbo tem mais potência com etanol e mesmo torque para gasolina e etanol. Proporciona ótimo desempenho na aceleração e nas retomadas (ultrapassagem).

Fabricante declara aceleração até 100 km/h em nove segundos com etanol e dois segundos a mais com gasolina. No modo Sport, as rotações estão sempre mais altas em relação ao modo normal.

O câmbio é o CVT de variação contínua da Ainsi no modo automático e com sete marchas assinaladas no modo manual. Esse câmbio provoca ligeiro retardo na retomada, característica do CVT, apesar de a injeção de combustível ser direta na câmara de combustão. 

Trocas manuais são feitas na alavanca. O motor é ruidoso em marcha lenta, mas o material antirruído no painel de fogo e sob o capô minimiza o barulho no habitáculo, que tem espaço limitado tanto na dianteira quanto no banco traseiro.

A suspensão dianteira do Peugeot 208 Style Turbo 200 2024 foi recalibrada para diminuir a movimentação da carroceria. A direção é bem direta e completa a agilidade em curvas de baixa e alta, principalmente nas saídas. Está bem calibrada em alta e baixa. Diâmetro de giro pequeno (10,4 metros) facilita manobrar.

O Peugeot 208 Style Turbo 200 2024 tem linhas da carroceria harmônicas e bonitas. Beleza quase unânime. A parte inferior do para-choque traseiro sem pintura é um artifício para dar a sensação de traseira mais alta.

A posição de dirigir é bem esportiva com bancos baixos e regulagem de altura. O quadro de instrumentos digital em 3D é visualizado acima do volante pequeno, de ótima pega e revestido corretamente com material rugoso que evita deslize acidental.

painel do Peugeot 208 Style Turbo 200
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – 208 tem central multimídia com tela de 10″

Nem todos agradam de visualizar o quadro de instrumentos acima do volante, mas é característica da marca francesa. Coluna de direção regulável em altura e distância contribui para se posicionar adequadamente ao volante, que tem comandos de voz, áudio e computador.

Incomoda o ar-condicionado automático e digital ser ligado somente na tela tátil de 10,3 polegadas assim como o controle de temperatura. Outros recursos do ar estão em comandos físicos abaixo da tela. Porta-luvas tem luz, assim como o banco traseiro.

Os bancos do Peugeot 208 Style Turbo 200 2024 estão revestidos corretamente em tear fino que permitem transpiração. Retrovisores grandes e câmera de 180 graus ajudam na visualização. Limpadores e lavadores de para-brisa e vidro traseiro são eficientes. Os faróis em LED iluminam bem no facho alto, mas o baixo deveria ter alcance maior. 

Os comandos dos vidros estão um pouco recuados na porta do motorista, mas têm boa iluminação assim como os demais, facilitando a visualização noturna. Abaixar para entrar no banco traseiro é outro deslize em ergonomia.

O espaço no banco traseiro está no limite para pernas. Ocupantes de estatura a partir de 1,80 metros esbarram a cabeça no teto por causa do espaço ocupado pelo teto panorâmico de vidro. As pontas de parafuso aparentes na dobradiça central destoam no acabamento interno.

A tampa do porta-malas com pega dupla para fechar é acerto em ergonomia. O encosto do banco traseiro rebate, mas não é fracionado. Porta-malas requer arrumação e tem acabamento com pintura igual à da carroceria sob o forro. Estepe é temporário. A carga útil (passageiros + bagagem) é de somente 325 quilos.

A esportividade do Peugeot 208 Style Turbo 200 2024 é realçada pelos pneus de perfil baixo (45). O rodar é mais firme com transferência moderada das irregularidades do piso para o habitáculo.

Os freios são eficientes em situação de emergência, mas a traseira escapa da trajetória. Simulamos várias vezes o procedimento com repetição do ocorrido. 

O consumo de etanol registrado no computador de bordo foi de 5 km/l na cidade e de 11 km/l na estrada, ambos com ar ligado.

A versão Style tem airbags laterais dianteiros e muitos itens de conforto e conveniência: teto solar panorâmico e fixo, partida, destravar e travar portas sem chave, controle automático de velocidade, carregador de celular por indução, duas portas USB, compatibilidade com Android e Apple sem fio, entre outros.

O preço sugerido do Peugeot 208 Style Turbo 200 é de R$ 109.990. A pintura metálica custa R$ 1.950. A garantia é de três anos.

Ficha técnica Peugeot 208 Style Turbo 200 2024

Motor
De três cilindros em linha, transversal, 999 cm³ de cilindrada, 12 válvulas, injeção direta, turbo, flex, de 130 cv (etanol)/125 cv (gasolina) de potências máximas a 5.750 rpm e torque máximo de 20,4 kgfm (e/g) a 1.750 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio CVT de variação contínua no modo automático e sete marchas assinaladas no modo manual

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica variável; diâmetro de giro, 10,4 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira; controles de estabilidade e de tração 

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson, barra estabilizadora; traseira, travessa deformável, barra estabilizadora; altura do solo, não divulgada

Rodas/pneus
7 x 17”de liga leve /205/45R17

Peso (kg)
1.252

Carga útil (passageiros + bagagem)
325 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,055; largura, 1,738; altura, 1,453; distância entre-eixos, 2,538

Capacidades (litros)
Porta-malas, 265; tanque, 47 

Desempenho
Velocidade máxima, 206 km/h (e/g); aceleração até 100 km/h, 9 s (e)/9,2 (g)

Consumo (km/l)
Urbano, 8,3 (e) e 12 (g); estrada, 9,8 (e) e 13,6 (g)

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