Sedã compacto tem nova grade frontal e itens de direção semiautônoma na linha 2024. Está equipado com diversos itens de segurança e conforto, mas o desempenho em aclive é limitado 

Por Paulo Eduardo

O visual do Nissan Versa Exclusive está mais atraente na linha 2024, com a nova grade frontal e aerofólio discreto na tampa do porta-malas. As linhas se parecem com as do médio Sentra. Se as linhas do sedã compacto convencem, o desempenho em aclive decepciona.

Entre as novidades do Versa importado do México e vendido também nos EUA, estão o alerta de colisão frontal e a frenagem automática de emergência. Há ainda monitoramento de ponto cego, de tráfego cruzado traseiro e seis airbags (frontais, laterais dianteiros e de cortina).

O motor 1.6 todo de alumínio, com corrente de distribuição em vez de correia dentada, tem valores de torque e potência suficientes para rodar em piso plano. Falta energia na subida. O carro pena para vencer aclive somente com o motorista e ar desligado.

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No modo Sport, o motor gira em rotações mais elevadas. Pode ser usado também em descida como freio-motor. O câmbio CVT tem cinco marchas assinaladas. O conjunto motor/câmbio é ruidoso em alta rotação.

 A potência diminuiu em 1 cv com etanol e 4 cv com gasolina. O torque diminuiu 0,02 kgfm com etanol e 0,03 kgfm com gasolina. Isso por causa das novas normas antipoluentes. O computador de bordo registrou consumo de 5 km/l na cidade e de 10 km/l na estrada, ambos com etanol.

Trata-se de sedã familiar sem pretensões de desempenho, mas motor mais potente deixaria o carro à altura do prazer de dirigir proporcionado pela direção direta e comunicativa. Diâmetro de giro pequeno (10,6 metros) facilita manobra em espaço reduzido aliado à câmera de visão 360 graus.

Agrada muito a calibragem da suspensão com pouca movimentação da carroceria de quase 4,50 metros de comprimento em curva. O motorista sente confiança. Os pneus de perfil baixo (50) contribuem para a transferência das imperfeições do solo, principalmente ondulações.

 O rodar é mais firme e, às vezes, áspero, sobre irregularidades. Os freios são excelentes e param o carro em espaço de segurança. Eficientes também são os limpadores e lavadores do para-brisa. 

O espaço interno é amplo pela distância entre-eixos grande de 2,62 metros de comprimento. Os bancos dianteiros têm ótima anatomia denominada de gravidade zero pela marca e muito confortáveis em viagens longas. O senão é a forração em material sintético que não transpira.

O banco traseiro também é confortável para dois adultos. O ângulo de abertura das portas facilita o acesso, mas é preciso abaixar no acesso por causa da descaída acentuada do teto traseiro para incrementar o visual. Não há milagre, é visual ou conforto.

O porta-malas é amplo, mas a abertura limitada impede a colocação de caixas e objetos maiores. Entretanto, o encosto fracionado do banco traseiro permite levar carga comprida e misturar bagagem e ocupantes.

O painel central tem aspecto agradável com material (polipropileno) duro. Há aplique com material sintético azul em toda a extensão central do painel. Encaixes e arremates estão benfeitos.

O quadro de instrumentos tem velocímetro analógico e a tela de TFT à esquerda concentra informações diversas, incluindo os itens de segurança de direção semiautônoma e temperatura do líquido de arrefecimento do motor.

A pega do volante é adequada, mas concentra funções que exigem desviar os olhos da via ao acioná-las. É melhor do que excesso de comandos na tela tátil de oito polegadas. Um deslize em ergonomia é a ausência de iluminação nos comandos dos vidros. Há apenas no vidro da porta do motorista e bem discreta.

Os faróis com luzes de LED iluminam bem, mas o facho baixo deveria ter um pouco mais de alcance. Há regulagem elétrica de altura do facho, que é importante em carro de porta-malas grande.

O Versa Exclusive está equipado com muitos itens de conforto: ar-condicionado digital, partida e travamento/destravamento de portas sem chave, acendimento automático dos faróis, controle automático de velocidade, alerta de objetos no banco traseiro, quatro portas USB, sistema multimídia compatível com Android e Apple, entre outros.

O Nissan Versa Exclusive 2024 tem preço sugerido de R$ 129.590. Pintura metálica custa R$ 2 mil. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Ficha técnica Nissan Versa Exclusive 2024

Motor
De quatro cilindros em linha, transversal, flex, 1.598 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, de 113 cv (etanol)/110 cv (gasolina) de potências máximas a 5.600 rpm e torques máximos de 15,3 kgfm (e)/15,2 kgfm (g) a 4.000 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio CVT com cinco marchas assinaladas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,6 metros 

Freios
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira; ABS, VDC (controles de tração de estabilidade) e HSA (assistente de partida em rampa) 

Suspensão
Dianteira, independente, com barra estabilizadora, do tipo McPherson; traseira, eixo de torção; altura do solo, não divulgada; ângulos de ataque/saída (graus), não divulgada

Rodas/pneus
7×17”de liga leve /205/50R17

Peso
1.139 kg

Carga útil (passageiros + bagagem)
Não divulgada

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,495; largura, 1,74; altura, 1,475; distância entre-eixos, 2,62

Capacidades (litro)
Porta-malas, 482; tanque, 41 

Desempenho
Velocidade máxima, não divulgada; aceleração até 100km/h, não divulgada

Consumo (km/l)
Urbano, 7,92 (e) e 11,55 (g); estrada, 10,23 (e) e 14,68 (g) 

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