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Teste: Jeep Gladiator Rubicon 2023 é uma fera na trilha

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Picape derivada do Wrangler encara trilha sem cerimônia, tem motor de seis cilindros, câmbio de oito marchas e itens de direção semiautônoma. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

O Jeep Wrangler é a versão moderna do jipe Willys, de 1941. A picape Gladiator Rubicon 2023 difere do Wrangler pelas dimensões e caçamba. Mantém o desenho Willys, com calhas na carroceria, para-brisa estreito, dobradiças aparentes de portas e painel central reto.

Trata-se de veículo apropriado para aventuras. Teto e portas são removíveis e o para-brisa é rebatível. Até os eficientes limpadores de para-brisa lembram os do Willys. Impressiona a originalidade da releitura.

A grade frontal de sete fendas mais larga permite passar mais ar para refrigeração do motor e a inclinação na parte superior melhora a aerodinâmica, segundo a Jeep. Se as dimensões impressionam – são 5,59 metros de comprimento -, a altura do solo (26,8 cm) também.

Os faróis redondos têm luz de LED assim como as lanternas traseiras. Entrar na Jeep Gladiator Rubicon 2023 exige um pouco de força e contorcionismo. Para tanto há alças de apoio nas colunas A (dianteira) e B (traseira) para diminuir a dificuldade de acesso.

O painel central tem uma faixa vermelha em toda a extensão e há uma alça grande de apoio acima do porta-luvas. O volante grande é revestido com material liso que permite deslize acidental e contém comandos de áudio, voz, computador, fone e controle de velocidade.

Os retrovisores são grandes e têm alerta de ponto cego. As modernidades continuam com assistência da direção bem calibrada em baixa e em alta. O diâmetro de giro grande (13,6 metros) e o comprimento complicam o uso urbano.

Os comandos dos vidros ficam abaixo dos controles do ar-condicionado digital de duas zonas. Em carros menos sofisticados, os comandos têm essa localização, que contraria a ergonomia, por exigir menos cabos. No caso da Gladiator, o posicionamento é por que as portas são removíveis.

Os controles dos bancos dianteiros são manuais, inclusive o da lombar. O banco traseiro também tem boa anatomia e acomoda dois adultos com conforto. Forração em couro sofistica, mas não transpira.

O quadro de instrumentos tem velocímetro e conta-giros redondos e analógicos. Outras informações estão no quadro digital de sete polegadas.

O sistema multimídia tem navegação nativa, compatibilidade com Android e Apple e tela tátil de 8,4 polegadas. Partida sem chave, portas USB A e C, som sofisticado com subwoofer e amplificador, câmera de ré e monitoramento de pressão dos pneus. Ar é digital de duas zonas.

A Gladiator está equipada também com frenagem automática de emergência, controle de velocidade adaptativo, detector de tráfego cruzado, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, airbags frontais e laterais.

A caçamba não tem forração no assoalho nem nas laterais. A cabine não está equipada com protetor de cargas altas. Há tomada de 220 volts na caçamba. A tampa é leve e regulável em três posições. 

O nome Rubicon é homenagem a uma trilha de 35 quilômetros na Califórnia (EUA), considerada uma das mais técnicas do mundo devido às rochas e clima. É usada para certificar veículos de alta capacidade no fora de estrada.

Se o interior tem acabamento esmerado, a mecânica é sofisticada. O sistema de tração 4×4 tem relação reduzida de 4:1 e relação de arrasto de 77:1, que permite força máxima em velocidade baixa.

Os diferenciais são bloqueados eletronicamente em conjunto ou apenas o traseiro para superar condições adversas. O eixo traseiro pode ser bloqueado na função 4HI para velocidade mais alta em terreno de baixo atrito, como areia.

Em situação extrema,  a barra estabilizadora dianteira pode ser desbloqueada eletronicamente por comando no painel (sway bar) aumentando a articulação da suspensão em mais de 30% para que o eixo dianteiro funcione livremente.

Ao ativar o função off-road+, a picape se adapta ao tipo de terreno. A câmera frontal permite visualizar o caminho à frente dos pneus. Lavador integrado limpa impurezas na lente por meio de comando.

A Gladiator Rubicon tem 76 centímetros de capacidade de imersão, permitindo transpor cursos d’água à velocidade máxima de 8 km/h. Os eixos rígidos Dana 44 mantêm os pneus no solo devido ao elevado nível de articulação.

O que limita a aventura é o ângulo de rampa de 20 graus devido à enorme distância entre-eixos. Quanto mais curta for, melhor a capacidade de transpor tampa. São bons os ângulos de entrada e de saída.

Os trilhos de aço de uma roda a outra protegem a cabine de pedras e também a caixa de rodas traseira. Além de ganchos para reboque, a picape tem protetores de caixa de transferência, cárter, tanque e transmissão para evitar danos em trilhas.

O motor 3.6 de seis cilindros em V a gasolina proporciona  bom desempenho com relação peso/potência de 7,96 kg/cv. O câmbio automático de oito marchas tem opção de troca manual e ocorre redução com a diminuição da velocidade.

A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 156 km/h. A Jeep Gladiator Rubicon 2023 atinge 100 km/h em pouco mais de 8 segundos. 

O rodar é macio devido à grande distância entre-eixos (3,48 metros) e à suspensão multilink nos dois eixos. Contribuem também os pneus de perfil alto (75) de uso misto. Ocorre transferência de ondulações para dentro. A picape galeia devido à grande altura do solo.

Pneus fora de estrada são mais apropriados na aventura radical. Freios muito bons param as mais de duas toneladas de peso em espaço de segurança com a frente abaixando. A Jeep Gladiator Rubicon 2023 tem preço sugerido de R$ 499.990. A garantia é de três anos.

Ficha técnica Jeep Gladiator Rubicon 2023

  • Motor
    De seis cilindros em V, gasolina, 3.604 cm³ de cilindrada, 24 válvulas, 284 cv de potência máxima a 6.400 rpm e 35,38 kgfm de torque máximo a 4.100 rpm
  • Transmissão
    Tração integral e câmbio automático de oito marchas, com bloqueio do diferencial
  • Direção
    Tipo pinhão e cremalheira, com assistência eletro-hidráulica; diâmetro de giro, 13,6 metros
  • Freios
    Disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira
  • Suspensão
    Dianteira, multilink, com eixo sólido heady duty de 210 mm, amortecedores monotubo de alumínio de alta pressão, 2,0; traseira, multilink, com eixo sólido heady duty de 220 mm, amortecedores de almínio de alta pressão, 2,0; altura do solo, 26,8 centímetros (vazio); imersão, 76 centímetros 
  • Rodas/pneus
    7,5×17”de liga leve /245/75R17
  • Peso
    2.261 kg
  • Carga útil (passageiros + bagagem)
    674 kg
  • Capacidades (litro)
    Tanque, 83; caçamba, 1.000; ângulos de ataque/saída/rampa (graus), 43/26/20; de reboque, 3.138 quilos 
  • Dimensões (metro)
    Comprimento, 5,591; largura, 1,894; altura, 1,905; distância entre-eixos, 3,488
  • Desempenho
    Velocidade máxima, 156 km/h; aceleração até 100 km/h, 8,1 segundos
  • Consumo (km/l)
    Urbano, 6,5/estrada, 7,4

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