Versão topo de linha picape mantém os mesmos conteúdos e a praticidade da capota rígida

Não há como negar que a Fiat Toro foi um divisor de águas no mercado brasileiro. A picape consolidou um segmento inaugurado pela Renault Oroch e se tornou sonho de consumo para quem buscava uma picape acima das médias, mas não tinha bolso para uma média.

Tanto é que a Toro é a segunda picape mais vendida do Brasil, ficando atrás apenas da Strada. No entanto, 2023 foi um ano desafiador para a italiana. Chegaram ao mercado novas rivais como a Chevrolet Montana e a prima Ram Rampage.

Cada uma tem sua proposta, faixa de preços e estratégia, mas acabam se confluindo. No entanto, a Toro tem um trunfo, a versão Ultra (R$ 210.990), opção topo de linha, que tem como destaque um exclusivo teto rígido para caçamba.

O recurso transforma a picape em uma sedã anabolizado, com tração 4×4 e motor diesel. É uma versão destinada para o consumidor que busca um carro de passeio, mas que também incorpore a mecânica robusta de uma picape e capacidade off-road.

A Ultra não é novidade, está no mercado há quatro anos e desde então é a única a oferecer o recurso. O mercado oferece capota elétrica que se recolhe, mas só a italiana tem um estilo basculante.

No entanto, ela limita a função picape. Como o ângulo de abertura é limitado, abaixo dos 45 graus, carregar grandes volumes se torna impossível.

Ela é muito útil para criar um porta-malas de verdade, muito difícil de ser violada, o que dá segurança e tranquilidade para quem vai usar a Toro como carro do dia a dia e para viagens.

A Mopar, que é a divisão de acessórios, oferece ainda um bolsa que ocupa boa parte da caçamba. Ela é impermeável permite abrigar bagagens sem risco de entrar água ou poeira. O acessório está disponível para toda linha e pode ser um paliativo para quem não tem uma Ultra.

E como ainda estamos na caçamba, vamos a um inconveniente da picape. O bucal para reposição do aditivo ARLA 32, fica posicionado sobre a concha do para-lamas.

Para uma picape sem capota, o acesso é fácil, mas na Ultra é um tanto incômodo. O ideal é ser como no Commander, com bocal junto da portinhola de abastecimento.

Fiat Toro Ultra 2024

Mas vamos à Toro Ultra 2024. A picape manteve os mesmos conteúdos e recursos técnicos da linha anterior. O que mudou de fato foram detalhes de acabamento.

Na grade frontal, a picape ganhou um friso vermelho que repete o mesmo tema da Strada Ultra. As rodas, passaram a contar com acabamento diamantado nas extremidades, igual a irmã menor. De resto é o mesmo carro.

O visual se diferencia das demais pela grade do radiador, assim como pelo santo-antônio emoldurado que funde com a base da capota. Um estribo completa o conjunto, mas reduz a altura livre e pode comprometer o ângulo de transposição.

Conteúdos

A Toro Ultra é um carro bem equipado, conta com quadro de instrumentos digital, multimídia vertical Uconnect de 10 polegadas (com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay), assim como câmera de ré, sistema de conectividade remota, navegador GPS, carregamento por indução, chamada de socorro, vidros e retrovisores elétricos, bancos em couro, partida sem chave, além de partida remota.

O pacote de assistentes conta com alerta de colisão, frenagem emergencial, monitor de ponto cego e permanência em faixa, mas fica devendo o controle de cruzeiro adaptativo. Item que já é oferecido nos primos Compass e Commander.

Motor e suspensão

Mas a cereja do bolo da Toro Ultra é o polivalente motor turbodiesel 2.0 de 170 cv e 35 kgfm de torque. Essa unidade é combinada com transmissão de nove marchas (com emulação de reduzida na primeira) e tração 4×4.  O conjunto ainda conta com assistente de descida de ladeira.

O conjunto de suspensão é independente nas quatro rodas com sistema McPherson (frente) e Multibraço (traseira). Já os freios são a disco  ventilado (frente) e tambor (traseira). Os pneus são todo terreno com dimensões 225/60 R17.

Palavra final

A Fiat Toro Ultra 2024 abre mão de ser uma picape convencional para ser um carro de passeio off-road, como um SUV, mas com visual diferenciado. Seu preço de R$ 210 mil a coloca próxima de versões refinadas do Compass, Corolla Cross, Haval H6 e Territory, já que a ideia é ter um carro de passeio de luxo.

No entanto, o motor diesel e a tração 4×4 são um diferencial. Além disso, por mais que a capota rígida limite a acomodação de volumes, seu “porta-malas” ainda é uma caçamba com capacidade para 937 litros. Ou seja, a Ultra tem preços de SUV médio, se comporta como um sedã, mas não deixa de ser picape.

Ficha técnica Fiat Toro Ultra 2024

MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.956cm³ de cilindrada, turbodiesel, que desenvolve potência máxima de 170cv a 3.750rpm e torque máximo de 35,7kgfm a 1.750rpm

TRANSMISSÃO 

Tração integral sob demanda; e câmbio automático de nove marchas e opção de trocas manuais por aletas ou na própria alavanca

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, tipo McPherson, com braços oscilante fixados ao subchassi e barra estabilizadora; e traseira independente, tipo multilink, com barra estabilizadora/ 6,5 x 17 polegadas (liga leve) / 225/65 R17

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

FREIOS
À discos ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS/EBD

CAPACIDADES 
Tanque, 60 litros; capacidade de carga (passageiros e carga), 1.000kg; ângulo de entrada/saída, 24,8°/29°; peso, 1.871 quilos

DIMENSÕES
Comprimento, 4,94m; largura, 1,84m; altura, 1,74m; distância entre-eixos, 2,99m; distância mínima do solo, 0,20cm

DESEMPENHO
Velocidade máxima, 194km/h; aceleração até 100km/h, 11,9 segundos

CONSUMO (**)
10,1km/l na cidade e 12,6km/l na estrada

(**) Dados do Inmetro

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