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Honda NXR 160 Bros: aceleramos o modelo 2022

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O visual mudou um pouco, mas a mecânica é a mesma de antes. Moto continua leve, ágil e confiável

Por Roberto Dutra

A Honda NXR 160 Bros é nossa conhecida há tempos. Foi lançada em 2003 e, desde então, somou mais de 2,5 milhões de unidades vendidas. Nasceu com os motores de 125cm³ e 150cm³ herdados da linha CG, e em 2014 ganhou o de 160cm³ – também na esteira da best-seller que lhe deu origem. Origem? Sim, porque a Bros é nada mais uma “versão” trail da CG!

O lançamento oficial da linha 2022 aconteceu em meados de agosto e agora tivemos a oportunidade de fazer um bom test-ride. Bom e molhado, pois tomamos chuva na cabeça por quase todo trajeto no litoral de São Paulo. Certamente eu me incomodei mais do que a moto – afinal, como é público e notório, a Bros encara praticamente qualquer terreno, desde que não se exija dela um desempenho fortíssimo.

Bem bolado, o trajeto do test-ride incluiu trechos com piso de asfalto, terra batida e até areia de praia, além de incontáveis buracos e os indefectíveis quebra-molas nas áreas urbanas. O resultado? Muita diversão e a certeza de que esta moto ainda vai durar muito em nosso mercado.

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A Honda NXR 160 passou por algumas mudancinhas na linha 2022. Exibe tanque, aletas, carenagem do farol e abas laterais com novo desenho, e também ganhou inéditas sanfonas nas bengalas da suspensão dianteira, para proteger os retentores no uso off-road. Gostamos!

A mecânica, porém, continua igual. O motor é o manjado monocilíndrico injetado, flex e refrigerado a ar, com 162,7cm³, duas válvulas e comando no cabeçote com balancins roletados. Gera 14,7cv de potência a 8.500rpm e 1,6kgf.m de torque a 5.500rpm com etanol, e 14,5cv e 1,4kgf.m com gasolina, nas mesmas rotações. A partida é elétrica, sem quique.

O câmbio tem cinco marchas, com secundária por corrente. As suspensões têm longo curso – 18cm nos garfos dianteiros 15cm no monochoque traseiro, o que é ótimo para o fora-de-estrada, assim como vão livre de quase 25cm. As rodas são raiadas e os pneus, de uso misto nas medidas 90/90 R19 na frente e 110/90 R17 atrás. Os freios são a disco nas duas rodas, com sistema CBS – que distribui a ação do pedal entre ambas as rodas (30% para a dianteira, 70% para a traseira), e deixa para a manete apenas a atuação no freio dianteiro.

O painel é em LCD do tipo blackout, como em outros modelos da marca. A moto ainda tem banco em dois níveis, alças para garupa e um ótimo bagageiro, próprio para amarrar volumes ou acoplar um baú. O tanque para 12 litros não é grande coisa, mas como a Bros é bem econômica, garante uma autonomia mais que satisfatória. 

Hora de acelerar

A NXR 160 Bros 2022 continua confiável e divertida como sempre. Começamos no asfalto e logo fomos encontrando a melhor posição de pilotagem – e sentindo suas suspensões bem macias nos incontáveis quebra-molas. O piloto vai com as costas retas, as pernas levemente dobradas e o guidom ao alcance das mãos. As pedaleiras poderiam ser maiores, para transmitir mais segurança na condução em pé – algo habitual em motos trail. E o banco é mais duro que o desejável – o que também é comum nessas motos.

Fim do asfalto e vamos para uma estradinha de terra que parece ser tranquila, mas… Nem tanto sob chuva. Larga e plana, dá vontade de acelerar e brincar, mas surgem inesperados trechos com lama bem escorregadia. Os excelentes pneus de uso misto Pirelli MT60 impedem reboladas mais incômodas mas, com potência e torque limitados, o motor não faz milagres – na hora de acelerar para “cavar” e tracionar, é preciso reduzir. “Na dúvida, acelere!” – lembro dessa regra básica da pilotagem nas mudanças de trajetória inesperadas e inevitáveis, ainda mais não sendo um especialista em off-road. E vamos que vamos, felizmente sem tombos nem grandes sustos.

Acreditando que o pior para um motociclista “estradeiro filho e neto do asfalto” como eu já havia passado, vem o terceiro trecho: cerca de 20 quilômetros pela areia da praia. Sigo as instruções dos guias, porém mais uma vez a Honda NXR 160 Bros 2022 fica mais à vontade do que eu. As naturais reboladas acontecem, mas em momento algum sinto que estou prestes a comprar um terreninho. O mérito é da moto, que com sua versatilidade vai tão bem aqui quanto na terra e no asfalto.

A parte mais divertida (sim, até me diverti) foi passar nas desembocaduras de alguns riachos que desaguam no mar com água um pouco abaixo da metade das rodas. Eu, preocupado. A Bros, ignorando solenemente. E mais: apesar das pedaleiras pequenas, a altura do guidom e as dimensões do tanque ajudam a achar uma boa posição em pé. Então, sobrevivemos!

Fim da areia da praia, atravessamos de Ilha Comprida para Cananéia na balsa, andamos um pequeno trecho urbano e, depois, retornamos ao alívio do asfalto, mesmo que molhado e com chuva na cabeça. Ao contrário do primeiro trecho, bem urbano, agora pegamos estrada livre – e mais uma vez a Bros surpreende: o “trem” segue em velocidade de cruzeiro de 70km/h a 90km/h com muita tranquilidade. Ótima nas curvas e extremamente dócil, transmite muita segurança. Apenas nas frenagens é preciso tomar certo cuidado – afinal, não temos ABS.

Ao retornar ao hotel depois do rolé de um dia inteiro, a despedida dessa pequena notável é até um pouco triste. Não há dúvidas de que a NX 160 Bros 2022 continuará sendo a trail mais vendida e a segunda moto mais emplacada do país: só fica atrás da CG 160 (a Biz vende mais, mas é motoneta). O preço atual da moto, que é vendida em versão única, é de R$ 14.600. A única rival direta é a Yamaha XTZ 150 Crosser, que é um pouco mais cara – começa em R$ 15.090 – mas tem freios com ABS. É um ótimo produto mas, para sorte da Bros, tem volume de produção bem menor.

Ficha técnica Honda NXR 160 Bros 2022

Preço
R$ 14.600

Motor
Monocilíndrico, injetado, flex e refrigerado a ar; 162,7cm³, duas válvulas, 14,7cv de potência a 8.500rpm e 1,6kgf.m de torque a 5.500rpm com etanol, e 14,5cv e 1,4kgf.m com gasolina, nas mesmas rotações

Transmissão
Câmbio de cinco marchas com secundária por corrente

Suspensões
Dianteira com garfos telescópicos de 18cm de curso e traseira monochoque com 15cm de curso

Freios
A disco nas duas rodas, com CBS

Pneus
De uso misto, medidas 90/90 R19 na frente e 110/90 R17 atrás

Dimensões
2,06m de comprimento, 81cm de largura, 1,15m de altura, 1,35m de entre-eixos, 24,7cm de vão livre e 83,6m de altura do banco em relação ao solo

Peso seco
122 quilos

Tanque
12 litros

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